Faltava o AE andar no Fox Xtreme, lançado em setembro do ano passado, juntamente com a versão Connect. O Fox data de outubro de 2003, portanto em outubro próximo completará 15 anos de mercado, com mais de 1,5 milhão de unidades produzidas. Hoje só existe nessas duas versões, ambas com motor EA111 1,6-litro, sendo só a Connect que pode vir opcionalmente com o câmbio robotizado I-Motion. O Xtreme, só manual de cinco marchas.
O Xtreme tem conotação aventureira leve, como que destinado aos consumidores jovens, mas me senti muito bem dentro dele, já que seu interior é de um carro de passageiros com carroceria hatchback normal e de muito bom gosto, por sinal.
Alguns dias com o Xtreme — como será que se pronuncia essa palavra em português, xis-treme? — mostraram um veículo muito agradável e que mostra saúde mesmo com avançada idade de projeto.
Os destaques vão para o motor, que tem um caráter completamente distinto do que se conhecia dele, já citei isso aqui, como no teste da Saveiro 2017 . É como se tivesse recebido melhorias, embora a fábrica negue. O que antes era um motor sem brilho agora é de dar satisfação total. Continuam os 101/104 cv a 5.250 rpm e 15,4/15,6 m·kgf a 2.500 rpm, números que não dizem muito, mas ao dirigi-lo tem-se uma pegada em baixa convincente e uma subida de rotação rápida até o corte limpo a 6.500 rpm. São 1.250 rpm acima do pico de potência, notável.
Mas bom mesmo foi constatar que o câmbio é um 4+E na sua plenitude, coisa de velhos tempos no Brasil. O alcance das marchas o mostra bem, considerando esticá-las a até 6.000 rpm: 1ª 45 km/h, 2ª 81, 3ª 132 e 4ª 180 km/h, a velocidade máxima, a 5.470 rpm, 220 rpm acima da rotação de potência máxima. Perfeito!
Em quinta marcha a 120 km/h reais o motor vai quieto a 2.850 rpm. Isso apenas corrobora minha opinião de que seis marchas com os motores modernos e bons como esse “velhinho”, que já completou 22 anos de vida (foi o primeiro motor da fábrica de motores VW em São Carlos, no interior paulista) são dispensáveis. Uma pena é não lhe terem aplicado o sistema de partida a frio, quando com álcool no tanque, que dispensa injeção de gasolina.
Como pesa apenas 1.114 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 11,4/11 segundos e alcança 179/180 km/h, mesmo que seu coeficiente aerodinâmico seja relativamente alto, 0,37. Seu consumo oficial Inmetro/PBEV é 11,3/7,7 km/l na cidade e 13,3/9,2 km/l. na estrada. Ajuda o bolso.
E o resto do Fox? Anda certo, os pneus são 195/50R16V, Pirelli P7 nesse carro. A direção eletroassistida é irrepreensível na indexação à velocidade e sua relação de 14,9:1 está no ponto certo para o tipo do carro, com 2,9 voltas entre batentes. O diâmetro mínimo de curva é que poderia ser algo menor, 10,9 metros é um tanto grande para um carro de 2.467 mm entre eixos.
O rodar é mais para o macio, o que é adequado para os pisos irregulares que tanto incomodam. Mas o comportamento em curva não sofre com isso, nota-se o DNA da marca presente agindo em favor do motorista. A suspensão é o tradicional binômio McPherson/eixo de torção dianteira/traseira.
Dirigi-lo é agradável. O quadro de instrumentos “Wolfsburg” adotado em outubro de 2009 mudou o caráter do Fox (o primeiro era horroroso). Elogiar o comando de câmbio é redundância, e poder efetuar o punta-tacco sem precisar pensar dá satisfação.
O projeto do Fox, assinado pelo Luiz Alberto Veiga (que está escrevendo para o AE todo sábado às 10hoo), é de ponto H elevado, banco mais distante do assoalho do que a média dos automóveis. Se isso foge do conceito “esportivo”, compensa pela melhor habitabilidade e facilidade de entrar e sair (a altura do Xtreme, com as barras de teto longitudinais, é de 1.557 mm).
O espaço interno é decididamente bom, dois passageiros no banco de trás vão folgados (três com algum contato entre eles). O porta-malas está apenas na média, com 270 litros. Um aspecto bom é o banco traseiro ser rebatível por completo (encosto e assento), embora seja inteiriço; quando dividido é vantajoso sempre.
O Fox Xtreme custa R$ 54.990, vem completo e não tem nenhum item opcional. As cores sólidas são branco Puro (a do carro testado), preto Ninja e vermelho Tornado, sem custo adicional. Há as metálicas cinza Platinum e prata Sargas, por R$ 1.431.
Dê o leitor ou leitora uma lida na lista de equipamentos do Xtreme, após a ficha técnica, para ver o quão recheada é.
Fala-se muito no fim do Fox, mas o modelo ainda tem admiradores, vendeu 9.000 unidades no primeiro trimestre. Não foi por acaso. Quem não fizer questão de um carro moderno e nem de controle de estabilidade e tração, não terá do que se arrepender.
Assista ao vídeo:
BS
FICHA TÉCNICA FOX XTREME 1,6 | |||
MOTOR | |||
Designação | EA111 MSI | ||
Tipo | 4 cilindros em linha, comando no cabeçote, correia dentada, 2 válvulas por cilindro, acionamento indireto por alavancas-dedo com fulcro hidráulico, dianteiro transversal, flex | ||
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio | ||
Diâmetro x curso (mm) | 76,5 x 86,9 | ||
Cilindrada (cm³) | 1.596 | ||
Aspiração | Atmosférica | ||
Taxa de compressão (:1) | 12,1 | ||
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 101/104/5.250 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 15,4/15,6/2.500 | ||
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | ||
Formação de mistura | Injeção no duto | ||
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli 9GV | ||
Comprimento da biela (mm) | 138 | ||
Relação r/l | 0,314 | ||
Partida a frio com álcool no tanque | Injeção automática de gasolina | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Transeixo manual de 5 marchas à frente + ré, tração dianteira | ||
Relações de transmissão (:1) | 1ª. 3,769:1; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,861:1; 5ª. 0,673:1; ré 3,182:1 | ||
Relação do diferencial (:1) | 3,882 | ||
FREIOS | |||
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS (obrigatório) e EBD | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/256 | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/200 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 | ||
Relação de direção (:1) | 14,9 | ||
N° de voltas entre batentes | 2,9 | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas e pneus | Alumínio 6Jx16 | ||
Pneus | 195/50R16V (Pirelli Cinturato P7) | ||
Estepe | 195/55R15H Pirelli Cinturato P7, roda de aço | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.114 | ||
Carga máxima | 406 | ||
Carga máxima rebocável sem/com freio | 400/400 rampa até 12% | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 3.867 | ||
Largura com / sem espelhos | 1.663/1.904 | ||
Altura | 1.557 | ||
Distância entre eixos | 2.467 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.426 / 1.420 | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,371 | ||
Área frontal (m²) | 2,18 | ||
Área frontal corrigida (m²) | 0,509 | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas | 270 | ||
Tanque de combustível | 50 | ||
Reservatório de gasolina do sistema de partida a frio | 0,7 | ||
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | 179/180 | ||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 11,4/11 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
Velocidade por 1.000 rpm em 5ª (km/h) | 42,1 | ||
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 2.850 | ||
Rotação à velocidade máxima. 4ª (rpm) | 5.470 | ||
Alcance das marchas a 6.000 rpm (km/j) | 1ª 45; 2ª 81; 3ª 132; 4ª 180 |
EQUIPAMENTOS FOX XTREME 1,6 |
Adesivo com inscrição XTREME nas portas traseiras e de carga |
Acendimento automático do quadro de instrumentos ao abrir a porta do motorista |
Acionamento elétrico de todos os vidros, um-toque dianteiros |
Alarme com comando remoto |
Alças de teto (4) |
Alto-falantes (4) e tweeters (2) |
Antena no teto |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Banco traseiro inteiriço rebatível (encosto e assento) |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Câmera traseira |
Chave tipo “canivete” com comando remoto |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, e ajuste de ancoragem na coluna |
Cintos de segurança laterais traseiros de três pontos, central subabdominal |
Colunas centrais externas com aplique preto |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Defletor traseiro em preto brilhante |
Desembaçador traseiro |
Dois apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura |
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função de abaixar orientação no direito ao engatar ré |
Espelhos retrovisores externos com repetidoras de seta |
Estrados (racks) de teto longitudinais |
Faróis auxiliares com tripla função: neblina, longo alcance e luz de curva |
Faróis duplos com máscara escurecida |
I-System com Eco-comfort” – computador de bordo |
Lanternas traseiras escurecidas |
Lavador e limpador do vidro traseiro |
Limpador do para-brisa com temporizador |
Luz de leitura dianteira |
Moldura nas laterais e caixas de roda |
Palhetas do limpador de para-brisa com desenho aerodinâmico |
Para-choques na cor do veículo com detalhes em “Chrome effect” |
Para-sóis com espelho |
Porta de carga com abertura por controle remoto |
Quadro de instrumentos com conta-giros, velocímetro, termômetro do líquido de arrefecimento e marcador do nível de combustível |
Rodas de alumínio de 16″ “Modena” com fixação por 5 parafuso e e pneus 195/50R16V |
Sensores de estacionamento traseiro |
Sistema de áudio com tela tátil “Composition Touch” com App-Connect |
Tomada de 12 V no console central |
Travamento elétrico das portas de passageiros e de carga com controle remoto |
Volante de direção com ajuste de altura e profundidade |
Volante multifuncional revestido de couro com apliques e comandos do sistema de áudio e do “I-System” |