• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

MOMENTOS INESQUECÍVEIS DESSA VIDA

identicon por Ronaldo Berg
01/06/2018
em Destaques, Do fundo do baú, RB






Nessa vida fazemos de tudo, ou quase, uma delas é preparar caipirinhas, como eu na foto de abertura, num restaurante em Ingolstadt. Mas preciso contar por que, como e quando isso aconteceu.

Há momentos da vida, pessoal ou profissional, que são muito marcantes, significativos, que jamais sairão das nossas memórias.

O que vou lhe contar hoje é o episódio da minha saída da Audi AG e Volkswagen do Brasil e entrada na General Motors do Brasil. Isto aconteceu em 1998. Portanto, 20 anos atrás.

Como já contei inúmeras vezes, eu era sediado na Alemanha, mas tinha como responsabilidade visitar todos os importadores Audi da América do Sul. Era uma vida de aeroportos, hotéis, concessionárias, importadoras e aeroportos — até o próximo destino.

Minha região era pequena, apenas do Paraguai à Venezuela, com uma passagem mais demorada pelo Brasil onde dava apoio à Senna Import e passava dias com a minha família que havia ficado aqui no Brasil, pois não justificava a família se mudar para a Alemanha se eu estava sempre viajando pela América do Sul.

Eu tenho um padrinho de casamento e principalmente amigo chamado Bob Sharp. Ele trabalhava na General Motors do Brasil em São Caetano do Sul,  era um dos gerentes de relações com a imprensa.

Em um determinado dia Sr. André Beer, vice-presidente da empresa, perguntou ao Bob se ele conhecia alguém que entendia de assistência técnica, atendimento ao cliente e produto.

O  Bob disse ao Sr. André foi que conhecia sim, mas ele estava trabalhando para a Audi AG e viajando por toda América do Sul, e não saberia dizer se estaria disponível ou disposto a trabalhar aqui no Brasil, na GMB. “Pergunte a ele”, disse o Sr. André.

Bob contatou-me, contou do que se tratava e eu o informei de quando estaria no Brasil e esta data foi passada ao Sr. André. No período em que estava em São Paulo recebi um telefonema da secretária do Sr. André dizendo que ele gostaria de conversar comigo. Foi marcado um almoço a dois próprio refeitório da diretoria da fábrica de São Caetano do Sul, na avenida Goiás.

Conhecemo-nos, falamos sobre diversos assuntos, até que veio o tema assistência técnica e a pergunta direta, se eu estava satisfeito com o meu trabalho na Audi. Disse-lhe que sim. Não houve convite neste encontro, uma ocasião para me conhecer e me sondar.

Voltei ao meu trabalho e um dia estava no aeroporto de Bogotá, quando me encontrei casualmente com Sr. André Beer, que estava acompanhado de outro senhor que não falava português. Fui apresentado a ele e fui fazer o meu check-in. Encurtando a história, sentei-me ao lado daquele senhor e conversamos um pouco durante o voo (eu havia ganho um upgrade para a primeira classe).

Ao chegarmos ao aeroporto em Guarulhos, despedimo-nos, e ao pegar nossa bagagem ouvi o Sr. André Beer dizer para aquele senhor, “Esta é a pessoa de quem lhe falei.”. Fiz de conta que não ouvi, afinal não sabia quem era aquele estrangeiro. Mais tarde eu saberia que ele era Frederick Henderson, o presidente da GMB. Ele sabia quem eu era, mas eu não tinha a menor ideia com quem estava conversando no avião. Ainda bem.

Estava de férias passeando no Parque do Ibirapuera com minha mulher quando recebi um novo telefonema da secretária do Sr. André, que me convidava para outro almoço, na mesma semana.

O convite oficial para trabalhar na GMB foi feito. O cargo seria gerente da Engenharia de Serviço, responsável por todos os serviços realizados pela rede de concessionárias no Brasil e ser o porta-voz das concessionárias e clientes para a área de Qualidade e Engenharia de Melhoria Contínua trazendo informações dos principais problemas do campo.

Vida nova, agora numa fabricante americana (Foto: media.gm.com)

Tudo acertado, agora viria o mais difícil: informar à Audi sobre a minha saída. A desculpa foi o excesso de viagens e a distância da família, meus filhos e minha esposa precisavam de mim mais próximo de casa. Eu queria voltar a viver no Brasil.

Como eu sabia que aquela seria a última viagem à Alemanha, coloquei na minha bagagem duas garrafas de “51 Pirassununga”. Tive muita sorte de não ter a bagagem inspecionada, pois não seria permitida a minha entrada no país com duas garrafas; uma, talvez.

A notícia da minha saída correu rapidamente pelo setor e colegas vieram imediatamente falar comigo, eram meus colegas que faziam outras regiões como Ásia, países da Cortina de Ferro, América Latina e outros. Marcamos um almoço de despedida, que  foi realizado num pequeno restaurante em Ingolstadt.

Perguntei ao dono se poderia oferecer um drinque brasileiro aos meus convidados — entendeu agora o significado da foto de abertura? — e a resposta foi positiva, mas ele disse que eu teria que colocar um copo a mais: o dele.

O almoço transcorreu de forma calma e muito cordial, todos aceitaram bem a realidade da minha despedida, estavam tristes, mas não demonstraram. Depois alguns me confessaram este sentimento, eu havia feito muitas amizades naqueles quatro anos de convivência, esporádica porém saudável.

Discursos à parte, o almoço terminou e voltamos para nossos escritórios. Alguns já sentiam saudade — não de mim, mas sim da caipirinha que eu havia preparado para todos, homens e mulheres (as mulheres alemãs bebem um monte). O último dia foi só de despedidas. Peguei o carro, fui para Frankfurt, lá o entreguei à locadora e embarquei no avião rumo ao Brasil para um novo desafio profissional.

Alguns dias de volta ao Brasil, e novamente de férias, (ainda tinha um saldo de dias), fui convidado pelas diretorias da VWB e da Audi, com a presença da diretoria da Senna Import,  para um jantar num dos restaurantes mais chiques de São Paulo, o Massimo (não existe mais, infelizmente). Foi  um jantar de despedida por estar deixando não só a Audi, mas também a Volkswagen do Brasil, empresa onde trabalhei por 30 anos.

Discursos foram feitos, meu trabalho nas duas empresas elogiado e os tradicionais votos de boa sorte.

 

E assim curti mais alguns dias de férias até chegar a data do início do meu trabalho na GM. Lá fiquei oito anos, quando então aceitei uma proposta de demissão voluntária e fui para casa.

Haveria mais desafios pela frente, um já contei, comandar a Copa Peugeot de Rali. O diretor de comunicação e imprensa da Peugeot, Marcus Brier, perguntou ao Bob se ele conhecia alguém com o perfil para comandar a atividade na Peugeot. O Bob disse que conhecia…

RB





Tags: André BeerAudi AGGeneral Motors do BrasilRonaldo Berg
Anterior

VW FOX XTREME EM TESTE NO USO, VÍDEO

Próximo

MOMENTO AE: HISTÓRIAS DO BOB, MOTORES VW E SANTANA AP-2000

identicon

Ronaldo Berg

Ronaldo Berg, com toda sua vida ligada intimamente ao automóvel, aos 16 começou como aprendiz de mecânico numa concessionária Volkswagen em 1964. De lá para cá trabalhou na VW (26 anos), Audi (4), GM do Brasil (8), Kia (2), Peugeot Sport (4) e Harley-Davidson (2 anos). Sempre em nível gerencial e ligado a assistência técnica, foi também o gerente responsável pelas competições na VW e na Peugeot Sport, gerenciando a atividade dos ralis. No começo da década de 1970 chegou a correr de automóvel, mas com sua crescente atividade na VW do Brasil não pôde continuar.

Próximo

MOMENTO AE: HISTÓRIAS DO BOB, MOTORES VW E SANTANA AP-2000

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In