Caro leitor ou leitora,
O jornal Los Angeles Times publicou neste domingo (22/7) interessante matéria sobre a questão velocidade nas vias que reputo muito interessante por mostrar como esse assunto em Los Angeles, que tem a maior frota de veículos do mundo, é tratado com seriedade e respeito ao cidadão. Bem diferente das canetadas sócio-políticas e da “indústria da multa” daqui. Vale a pena lê-la, apesar de algo longa.
BS
Enquanto L.A. tenta reduzir o número de mortos no trânsito, os limites de velocidade continuam a subir
Por Laura J. Nelson
Sheila Brown ficou chocada ao saber, na primavera de 2009, que a Câmara Municipal de Los Angeles estava planejando elevar o limite de velocidade na Avenida Zelzah (foto de abertura), a poucos quarteirões de sua casa em Granada Hills. Algumas semanas antes, uma mulher de 60 anos foi atropelada e morta em uma faixa de pedestres em Zelzah, disse Brown à Câmara da cidade numa carta emotiva. Ela disse que os freqüentes ruídos de pneus cantando provocados por motoristas evitando colisões eram prova de que permitir velocidades mais altas colocaria moradores e escolares em risco. “Quantas pessoas a mais precisam morrer para provar isso a você?” Brown perguntou.
Dois meses depois, a Câmara da cidade elevou o limite de velocidade de Zelzah de 35 mph (56 km/h) para 40 mph (64 km/h). Em dezembro passado, o limite subiu novamente, para 45 mph (72 km/h) — mesmo que agora a Av. Zelzah seja classificada como uma das ruas mais perigosas da cidade para pedestres e ciclistas. Os crescentes limites de velocidade de Zelzah resumem o dilema que as autoridades de Los Angeles enfrentam há décadas em dezenas de quilômetros das principais ruas da cidade: aumente-se o limite de velocidade ou perca-se a capacidade de lavrar a maioria das multas por excesso de velocidade.
O dilema deriva de uma antiga lei da Califórnia, de décadas atrás, criada para proteger os motoristas contra as armadilhas de velocidade, que exige que as cidades estabeleçam limites de velocidade que reflitam a velocidade natural do tráfego. Se o limite for muito baixo ou se ele estiver há anos desatualizado, a polícia não poderá usar radares portáteis ou outros meios eletrônicos para multar por excesso de velocidade.
Queda acentuada de multas por excesso de velocidade
Mais de 300 quilômetros das ruas de Los Angeles estão com limites de velocidade vencidos e há muito pouca fiscalização de velocidade. Essas ruas incluem vias de grande volume de tráfego e vários corredores que são considerados os mais perigosos para pedestres e ciclistas. As restrições à polícia em utilizar dispositivos eletrônicos coincidiram com uma queda de 77% no número de multas por excesso de velocidade lavradas anualmente pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, de 99.333 em 2010 para 22.783 no ano passado. Agentes de trânsito têm sido particularmente impedidos no Vale de São Fernando, onde a maioria das multas por excesso de velocidade da cidade são emitidas e mais de 200 quilômetros de ruas não podem ter fiscalização de velocidade, de acordo com uma análise do Times de dados da cidade. “As pessoas estão dirigindo como loucos nas ruas da cidade”, disse Dennis Zine, ex-vereador do Vale que trabalhou como agente de trânsito. “Isso está custando a vida das pessoas.”
Los Angeles trabalhou freneticamente para atualizar os limites de velocidade para que os agentes de trânsito possam retomar seu trabalho, renovando os limites de velocidade em mais de 1.000 quilômetros de ruas nos últimos dois anos. Autoridades do Departamento de Transportes primeiro estudaram as ruas que a cidade considera mais perigosas para ciclistas e pedestres, como Zelzah. Como resultado, os policiais agora podem multar por excesso de velocidade mais de 95% dessas ruas, em comparação com apenas 20% em 2016, disseram as autoridades.
Em dezembro, a Câmara Municipal aumentou os limites de velocidade em 150 quilômetros de ruas, principalmente no Vale. A cidade também reduziu os limites em 85 quilômetros de ruas onde o tráfego diminuiu com o tempo, principalmente no centro e sul de Los Angeles. Algumas ruas, incluindo as avenidas Balboa e Chandler, não tinham fiscalização de velocidade há mais de uma década. Os motoristas se acostumaram a andar rápido ao não serem multados, disse a polícia. Velocidades médias mais altas forçaram a cidade a aumentar o limite de velocidade para retomar a fiscalização.
Maiores velocidades tornaram-se um significativo obstáculo para a Visão Zero, a determinação do prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, de eliminar as mortes no trânsito nas ruas da cidade até 2025. Até agora o problema tem piorado: nos dois primeiros anos da Visão Zero as mortes de pedestres aumentaram 82%. O aumento sugere que os pedestres estão sendo atingidos por motoristas em velocidades mais altas do que no passado, dizem as autoridades.
Um pedestre atingido por um motorista a 20 mph (32 km/h) tem 90% de chance de sobrevivência, mas 20% de chance de sobrevivência a 40 mph (64 km/h), de acordo com dados federais. Os dados inspiraram o slogan de defesa de direitos, “20 is bastante”, que exige um limite de velocidade de 20 mph nas cidades.
“Policiais não querem estimar velocidade”
Os policiais dizem que é melhor ter um limite de velocidade exequível, mesmo que seja maior, do que ter nenhum, porque assim eles podem multar os maiores infratores. Sem radares portáteis ou outros dispositivos eletrônicos, a polícia pode estimar a velocidade de um veículo no olho ou a bordo de um carro, métodos menos precisos e com maior probabilidade de serem desconsiderados nos tribunais. “Os policiais não querem fazer estimativas”, disse o agente da Polícia de Los Angeles, Troy Williams, que trabalha na fiscalização do tráfego do Vale há mais de uma década. “Eles não querem ir ao tribunal sem elementos e ficarem envergonhados por algum juiz ou por um advogado que tenta agir como Perry Mason.” (N.d.E.: nome fictício de um advogado especializado em defender criminosos).
Em vez disso, os agentes vão tentar multar os que imprimem velocidade excessiva por outras infrações, incluindo não usar seta ou falar ao celular ao dirigir, disse ele. Os policiais também podem multar motoristas que trafeguem a mais de 65 mph (108 km/h), mesmo que a via não tenha um limite de velocidade indicado, disse ele.
A polícia também pode usar dispositivos de radar e laser para quem trafegue rápido nas zonas escolares, onde o limite é de 25 mph (40 km/h) quando há crianças nas proximidades, independente de a via ter ou não seu próprio limite.
Os defensores do transporte na Califórnia têm uma visão ruim da política que fixa os limites de velocidade para quão rápido as pessoas já dirigem. Muitas pessoas se sentem confortáveis ?? em velocidades que são fatais para pedestres e ciclistas, dizem eles.
“Está-se deixando os internados administrarem o hospício”, disse o defensor de bicicletas Stephen Box, que lutou contra uma onda de aumento do limite de velocidade em todo o Vale há quase uma década. “Uma cidade faz uma pesquisa de velocidade no sentido de fiscalizar o limite de velocidade — exceto agora, em que as pessoas podem dirigir mais rápido.”
Ele acrescentou: “Não há seres humanos na Terra que possam olhar para isso e dizer, com uma cara séria,’Isso faz todo o sentido’, exceto para o LAPD e o LADOT” (N.d.E.: Departamento de Polícia de Los Angeles e Departamento de Transportes de Los Angeles) .
A lei de limite de velocidade da Califórnia foi elaborada pela primeira vez há mais de cinco décadas, quando policiais começaram a usar radares portáteis para flagrar infratores. Temia-se que a tecnologia tornasse mais fácil para as cidades estabelecer limites de velocidade muito abaixo do fluxo normal de tráfego, pegar os motoristas um por um e embolsar a receita. As autoridades estaduais endossaram uma política exigindo que as cidades publiquem limites baseados na velocidade do motorista e que sejam atualizadas regularmente.
Para atualizar as velocidades dos motoristas, os engenheiros da cidade visitam uma rua no final da manhã ou no início da tarde, estacionam ao longo de um trecho da estrada sem sinais de trânsito ou semáforos e usam um dispositivo eletrônico para medir as velocidades de 100 motoristas.
Eles classificam as velocidades do mais rápido para o mais lento e identificam o 85º percêntil — isto é, a velocidade logo abaixo do 15º motorista mais rápido. Os engenheiros urbanos usam essa “velocidade crítica” como base para estabelecer um novo limite de velocidade, normalmente arredondado para as 5 mph (8 km/h) mais próximas.
Em uma manhã ensolarada do ano passado, o engenheiro de transporte Brian Doherty estava sentado na calçada da Fulton Avenue, em Sherman Oaks. A via, ladeada por sítios, tinha um limite de velocidade de 35 mph (56 km/h) que expirou em 2012, de acordo com registros obtidos pelo The Times.
Doherty apoiou um radar portátil no topo do volante e apontou para os motoristas que vinham em direção dele. Com um som estridente de um modem de discagem, o dispositivo começou a exibir velocidades para cada veículo que passava: 37, 39, 44 (60, 62, 70 km/h).
— Cinquenta e cinco (88 km/h), cara! — disse Doherty quando um motorista em um Toyota Scion preto passou zunindo, fazendo vibrar as janelas da van. Ele fez uma marca em sua prancheta ao lado de “55 mph”.
Uma análise posterior descobriu que a velocidade crítica na Fulton Avenue era de 42 mph (67 km/h). Os engenheiros arredondaram para 40 mph (64 km/h, depois reduziram o limite em mais 5 mph (8 km/h), argumentando haver calçadas interrompidas, largura da via variável e “densos arbustos restringindo a visão das entradas de garagem”. A cidade estabeleceu o limite de 35 mph (56 km/h) — inalterado.
As cidades podem reduzir um limite de velocidade em mais de 5 mph em algumas circunstâncias, como Los Angeles fez em Fulton, citando registros de colisão, questões de segurança para ciclistas e pedestres, ou “condições não prontamente visíveis para o motorista”, incluindo calçadas escondidas ou um parque ou escola nas proximidades.
Los Angeles também usou a experiência em Zelzah, onde os engenheiros mediram uma velocidade crítica de 48 mph (77 km/h). Citando 13 acidentes envolvendo pedestres e ciclistas em três anos, a cidade arredondou o limite para 45 mph (72 km/j, ainda assim um aumento de 5 mph (8 km/h).
L.A. sofreu com a recessão
Para conseguir acompanhar as mais de 1.200 milhas (quase 2 000 km) de ruas pesquisadas da L.A., as autoridades de transporte tentaram renovar os estudos para cobrir cerca de 200 milhas de ruas por ano. Mas durante a Grande Recessão (N.d.E.: crise de 2008/2009), a taxa de LA caiu bem abaixo disso, já que o grupo de pesquisa do Departamento de Transportes perdeu cinco de seus sete funcionários em razão de congelamento de vagas, licença médica e aposentadoria antecipada, disseram as autoridades. “Era uma época sombria para a cidade, e havia muitas coisas que acabaram não sendo concluídas”, disse Seleta Reynolds, gerente-geral do departamento, que foi contratada em 2014. “Essa foi uma delas.”
Ao mesmo tempo, os engenheiros foram forçados a recomendar limites de velocidade mais altos em dezenas de quilômetros de ruas, principalmente no Vale. Os aumentos exigiram a aprovação da Câmara Municipal, mas alguns vereadores viram tanta controvérsia nos votos que deixaram os limites de velocidade expirar sem tomar uma decisão.
“É uma autobahn”, disse David Lasher, que levou uma batida na traseira na Rinaldi Street, em Porter Ranch. O limite de velocidade lá é de 45 mph (72 km/h), ele disse, e muitos motoristas andam muito mais rápido. O Departamento de Transportes negou o pedido do Times para acesso ao banco de dados de ruas com limites de velocidade atuais e expirados, apesar de ter informado o mesmo dado há três anos. O risco criado ao tornar as informações públicas à medida que o aumento das mortes no trânsito são mais importantes do que o direito do público de acessar os dados do governo, disse a porta-voz do departamento, Patricia Restrepo, citando o teste de equilíbrio descrito na Lei de Dados Públicos da Califórnia.
O departamento “não quer liberar para o público uma relação de ruas onde se possa andar em alta velocidade impunemente”, disse Restrepo no ano passado.
Há poucas evidências de que um limite de velocidade maior encoraje as pessoas a se exceder na velocidade, disse Williams, da Polícia de Los Angeles. Ele citou um estudo da Direção Federal de Rodovias em 22 estados que constatou que aumentar ou diminuir o limite de velocidade teve pouco efeito.Essa conclusão permanece em discussão em nível federal. Pesquisadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) recomendaram, no ano passado, que as autoridades abandonem a norma do 85º percêntil, dizendo que isso leva a “conseqüências não intencionais”, incluindo mais excesso de velocidade.
“O argumento emocional é que aumentar o limite de velocidade para 40 mph (64 km/h) fará as pessoas dirigirem mais rápido”, disse Williams. “Mas a maioria das pessoas não sabe realmente qual é o limite de velocidade quando estão dirigindo”.
Isso é verdade, dizem as autoridades municipais — e, em vez disso, os traçados das ruas precisam mudar para forçar as pessoas a dirigir mais devagar. A cidade planeja reformar as ruas projetadas para acomodar o maior número de carros possível, reduzindo o número de faixas de rolamento, adicionando ciclovias e canteiros centrais.
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