Bastou menos de um minuto dirigindo o Ford Ka Sedan 1,5 Titanium com o novo motor tricilindro de 1,5 litro e câmbio exclusivamente automático — foi rodar um quarteirão e dobrar a esquina —, para me virar à minha mulher e dizer: “Esses caras sabem mesmo fazer carro!”.
Carro é que nem cavalo. Se for bom de verdade, basta uma montada daqui até ali para sabermos se o bicho é bom ou não.
E já que falamos de cavalo, quem viveu essa época lembra que o Ford Corcel era chamado de mini-Galaxie — por ser bem estruturado, silencioso, confortável e macio de suspensão. E assim o Ka Sedan pode ser chamado de mini-Fusion, ou mini-Focus, pelos mesmos motivos. Ao dirigir um e outro notamos semelhanças, familiaridades entre eles — mesma filosofia sobre como deve ser um automóvel, digamos —, que não se restringem ao aspecto da grade e linhas do capô, inspiradas nos Aston Martin, fabricante inglês que pertenceu à Ford de 1987 a 2007 . O Ka Sedan é um pequeno grande carro.
A começar pelo câmbio automático. Não aderiram à crescente moda do CVT e adotaram um bom e comprovado epicíclico de 6 marchas cuja programação e escalonamento são perfeitos. Há o modo Drive e o Sport, sendo que em ambos ele aceita os comandos feitos na tecla bidirecional colocada na lateral esquerda da manopla da alavanca seletora. Estando em Drive, ele obedece ao comando e em seguida volta ao modo automático. Estando em Sport, uma vez acionada a tecla ele assume o modo Manual e nele fica até que se voltemos a alavanca à posição Drive. Nas reduções sempre há a aceleração interina para que elas sejam suaves e também agradáveis ao ouvido. Sempre sobe marcha ao atingir 6.500 rpm, exatamente a rotação do pico de potência.
A tecla de comando manual é simples e prática, bastante funcional. Para baixo reduz e para cima, sobe marcha. Pouco se faz uso dela, já que o sistema automático, seja no modo normal ou esportivo, sabe bem o que fazer. Estando parado e em Drive, ele aceita sair em 2ª marcha, coisa que se faz acionando a tecla, o que ajuda arrancar em piso escorregadio, tipo lama lisa e/ou neve; há controle de estabilidade e tração, chamado de AdvanceTrac pela Ford.
Motor bastante silencioso, suave e isolado, o mais suave e silencioso dos 3-cilindros que até hoje testei. E elástico. O câmbio “sabe” disso e disso se aproveita, e caso se acelere com parcimônia ele trata de ganhar velocidade sem reduzir marchas desnecessariamente. Mas caso baixe uma pressa repentina no motorista, basta uma acelerada mais a fundo para o câmbio entender a situação e logo se adaptar a ela, tornando-se rápido, baixando marchas com presteza, ou seja, logo adapta-se e atende ao motorista conforme o momento.
Para uma tocada mais esportiva o modo Sport tem boa programação, retém marchas com vigor e é nele que se pode notar que sob o capô há um valente motor de só 3 cilindros e 1,5-litro que produz 128/136 cv a 6.500 rpm. Seu torque máximo é de 15,6/16,1 m·kgf 4.750 rpm, sendo que a partir de 3.000 rpm ele já entrega de mais de 90% desse total. O modo Sport vai bem em trechos sinuosos onde se deseja um modo mais esportivo de dirigir, e em subidas e descidas de serra.
Viaja muito bem, bem plantado, estável, encarando curvas com firmeza, naturalidade e segurança, sempre “na mão”, como costumam ser os atuais carros da Ford. A 120 km/h reais e em 6ª e última marcha, o giro está a 2.830 rpm, e assim segue silencioso e suave, é um bom estradeiro. Na trânsito da cidade, sua largura de carroceria contida — 1.774 mm sem contar os espelhos — ajuda a nos desvencilharmos com facilidade das costumeiras confusões.
O volante não tem regulagem de distância, só de altura, porém proporciona posicionamento perfeito. A assistência de direção é elétrica com ótima indexação à velocidade, mostra bom peso sempre em qualquer condição. Os comandos são facilmente alcançáveis. Os da ventilação são por botões giratórios, práticos e intuitivos, dispensam ter que olhar para eles para acioná-los. Há vários e práticos porta-objetos.
O banco do motorista tem regulagem de altura e o cinto de segurança a tem na ancoragem de coluna; os bancos dianteiros são bem anatômicos, o corpo se encaixa bem neles. O banco traseiro acomoda bem dois adultos. O porta-malas é grande mas não excepcional, são 445 litros. Pneus de boa medida, 195/55R15, bem adaptados ao nosso asfalto “lunar”.
O tanque de combustível é bom, 51,6 litros, que, diante do baixo consumo — segundo o Inmetro é de 11/7,8 km/l na cidade e 14,2/10,1 km/l, na estrada — oferece boa autonomia, em especial com gasolina, superior a 700 quilômetros. Os resultados que obtive conferem com esses e, na prática, o Ka 1,5-l é daqueles carros em que o ponteiro do combustível custa a baixar. Segundo a Ford, faz o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, com álcool. A Ford não informa sua velocidade máxima, porém com certeza ela é acima de 190 km/h.
Lá se vão quase quatro anos que não dirigia um Ka, e de imediato o que notei é maior impressão de solidez, melhor isolamento acústico e ainda melhor precisão de direção. E agora, com esse moderno e potente motor, o Ka haverá de agradar bastante, tanto o autoentusiasta que busca desempenho e dirigibilidade exemplar, quanto o motorista comum que busca conforto, economia e praticidade. Esse motor foi um enorme salto, em tudo, em relação ao anterior Sigma 1,5-l de 4 cilindros.
O preço público sugerido do Ka Sedan 1,5 Titanium é R$ 70.990.
Nos falta testar o Ka ou Ka Sedan com este motor 1,5-l de 3 cilindros com o novo câmbio manual de 5 marchas. Estou curioso.
Vale ler o teste de Ka SE 1,5 automático feito pelo Bob Sharp e a matéria de lançamento escrita pelo Juvenal Jorge.
AK
FICHA TÉCNICA FORD KA SEDAN TITANIUM 1,5 AT | ||
MOTOR | ||
Denominação | Ford 1,5 l TiVCT Flex | |
Tipo | 3 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada encapsulada em banho de óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, árvore contrarrotativa de balanceamento, flex | |
Diâmetro e curso (mm) | 84 x 90 | |
Cilindrada (cm³) | 1.497 | |
Taxa de compressão (:1) | 12 | |
Potência (cv/rpm, G/A) | 128/136/6.500 | |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 15,6/16,1/4.750 | |
Comprimento da biela (mm) | 143 | |
Relação r/l | 0,314 | |
Corte de rotação (rpm) | 6.750 | |
Formação de mistura | Injeção no duto | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo automático Ford 6F15 de 6 marchas + ré, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,584; 2ª 2,964; 3ª 1,912; 4ª 1,446; 5ª 1,000. 6ª 0,746 | |
Relação do diferencial (:1) | 3,44 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |
Diâmetro mín. de curva (m) | n.d. | |
Voltas entre batentes | 2,8 | |
FREIOS | ||
Dianteiros | Disco ventilado | |
Traseiros | Tambor | |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
Circuito hidráulico | Duplo-circuito em diagonal | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 15 | |
Pneus | 195/55R15 | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,32 | |
Área frontal (calculada, m²) | 2,164 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,692 | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 4.275 | |
Largura (sem/com espelhos) | 1.774/1.911 | |
Altura | 1.525 | |
Distância mínima do solo | 140 | |
Distância entre eixos | 2.490 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 445 | |
Tanque de combustível | 51,6 | |
PESO (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.115 | |
Carga útil | 425 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d./10,6 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | ||
Cidade (km/l, G/A) | 11/7,8 | |
Estrada (km/l, G/A) | 14,2/10,1 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 última marcha (km/h) | 42,4 | |
Rotação a 120 km/h últ. marcha (rpm) | 2.830 | |
Rotação à vel. máxima (rpm) | n.d. | . |
EQUIPAMENTOS;
Alarme volumétrico |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em aclives |
Banco do motorista com ajuste de altura |
Banco traseiro dividido 60:40 |
Bancos de couro |
Bolsas infláveis laterais e de cortina |
Câmbio só automático |
Câmera de ré |
Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5″ |
Compartimento para celular no painel do MyFord Dock |
Computador de bordo |
Controle de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Duas entradas USB de carregamento rápido |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Faróis de neblina |
Iluminação do porta-luvas |
Maçanetas e retrovisores na cor do veículo |
Partida por botão |
Quatro alto-falantes |
Rádio MyConnection com Bluetooth |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Retrovisores elétricos |