• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

DESIGN – “HIGHLIGHT”, A PALAVRA MAIS USADA NO ESTÚDIO

identicon por Luiz Alberto Veiga
16/02/2019
em Destaques, História, LV






Uma das palavras mais presentes dentro de um estúdio de design é “HIGHLIGHT”.Desculpe-me, mas, não existe uma palavra ou mesmo uma frase que possa traduzi-la em português.

Na verdade, palavra se emprega em várias situações para exprimir situações diversas. Highlight (rai’lait) pode significar um ponto de atração, destaque, como a cereja do bolo! No Design Automobilístico está ligada à luz, tanto para você ler a superfície, quanto para lhe chamar a atenção.

A maneira como a luz percorre a superfície do automóvel é o grande segredo do bom design.


Já no início do desenvolvimento, nos sketches de design, o designer representa as “faces’ da
superfície usando o branco para as superfícies voltadas para a fonte de luz e um tom mais baixo
da cor-base para as superfícies, voltadas para a sombra.

Portanto, trata-se da manipulação da luz através da superfícies, como uma escultura de Da Vinci. Porém a superfícies metálicas e plásticas também recebem uma cor, vermelho por exemplo, e com alto brilho, alto nível de reflexão. Então, além da superfície ter suas nuances de sombra e luz existe a problemática da reflexão da superfície.

Através desta reflexão é que podemos avaliar a qualidade de superfície de um carro. Só como exemplo, no final da linha de montagem, existe um teste visual da qualidade da superfície do veículo pronto para receber o OK. Trata-se de uma “pérgula”com longas luzes frias e brancas, montadas paralelamente, formando uma cobertura maior que o tamanho do carro.

Observando o carro pode-se ver as linhas paralelas refletidas na superfície e qualquer defeito, até mesmo a granulação da pintura, pode ser avaliada, usando este recurso. Então não são somente luzes paralelas que vemos na superfície dos nossos carros, mas todo o ambiente ao redor.


Se você está parado na avenida beira-mar ao pôr do sol, e olhar para seu carro, verá a cena se
referindo nele. Funciona como um espelho. Quanto mais lisa e limpa a superfície, mais reflexão.

Veja que alguns carro esportivos usam preto ou outras cores sem brilho, que a princípio fica muito bonito, os reflexos somem, e você pode “ver” a superfície sem o “ruído” da reflexão, mas em pouco tempo a superfície ficará com manchas permanentes.

Para bloquear a reflexão da luz, criamos microtexturas que chamamos de superfície fosca. Toda superfície fosca retém sujeira.


A princípio, no modelo de design, que é feito de clay (barro), tem uma superfície opaca. Para se observar melhor a luz na superfície, periodicamente aplicamos o “Dinoc”, que é uma película muito fina, normalmente na cor prata brilhante, que nos permite observar como a luz “flui” pela superfície do modelo, tentando identificar passagens não bem finalizadas, assim como a fluidez das grandes superfícies, como a lateral, capô, teto, enfim, para que cada centímetro da superfície do modelo esteja perfeita em termos de reflexão de luz.

Com os softwares específicos para desenvolvimento da superfície, temos inúmeras ferramentas para checar a reflexão da luz sobre a superfície.


Outra maneira de se implementar um Highlight é usando frisos cromados, por exemplo, hoje na
divisão entre as janelas e o corpo em chapa.

Nos clássicos americanos podemos ver estes Highlights em seu esplendor. Nestes automóveis eram criados temas, normalmente aerodinâmicos e com insinuações aeronáuticas, em forma de uma decoração, quase “art déco”, temas que além de expressarem um tema exclusivo ao carro, se encarregavam de dar vida às grandes superfícies laterais.Uma história dentro da história.


Na atualidade, vemos mais e mais, “Highlights” que são feitos com linhas de luz. Com as novas tecnologias de iluminação externa e interna, os designers estão usando esta ferramenta, para criar linhas, e formas sofisticadas para, principalmente caracterizar uma “imagem noturna” e imprimir uma “história” ou “spot” que chama a atenção pela sua complexidade e beleza. Com a obrigatoriedade das luzes de dia, ganhamos mais um elemento de muita força para criar.

No interior, também usamos estes ”truques” para dar vida e sofisticação ao ambiente.Pequenas linhas de metal incrustadas aos controles, linhas de luz nos painel e nas laterais de porta e, mais recentemente, grande telas digitais, são grandes áreas a serem utilizadas para hipnotizar o cliente.


Uma coisa é certa: Highlights têm que ser usados com bom senso. Ele tem que ser uma coisa especial, ser equilibrado com os elementos que compõem o automóvel.

Nos dias de hoje existe uma apelação em termos de escultura, e muitos carros passam do ponto, apresentando tantos elementos, muitos deles desnecessários, que acabam sendo o que chamamos de “overdesigned”, que significa, desenhado além da conta, deixando o cliente um pouco desorientado, meio tonto até.

Hoje se diz que mais e mais, quando no passado dízimos que menos é mais, mas tudo é uma questão de gosto, e devemos dizer que nos dias de hoje harmonia, equilíbrio e bom gosto, não estão na moda.

Os chineses dizem que, o que vale agora é o efeito “WOW”, tem que chocar, chamar a atenção mesmo sendo pela estranheza e desproporção.

Só o tempo dirá quem estava certo.

LV





Anterior

T80, O MAIS NOVO JAC

Próximo

TRÂNSITO: GUINADA DE 180º?

identicon

Luiz Alberto Veiga

Iniciou sua carreira de designer na VW do Brasil em 1976 onde ficou até 2016. Durante esse tempo trabalhou ou foi responsável pelo design de inúmeros modelos da VW incluindo o Gol (gerações 2,3,4,5 e 6), Fox, Polo Sedan, além de vários outros projetos nos estúdios da VW AG Design Center em Wolfsburg, Estúdio Avançado de Potsdam em Berlim, Modern Design em Detroit e Ghia Design em Turim (Logus e Pointer).

Próximo
Foto: Wikipédia

TRÂNSITO: GUINADA DE 180º?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In