Para que seja colocado no mercado, os veículos leves são submetidos a uma série de testes para verificar se atendem à legislação. Os testes são de consumo de combustível, dióxido de carbono (CO2) e emissões poluentes, e são realizados em laboratório e baseados em ciclos de condução específicos. Desse modo, os testes são reproduzíveis e os resultados, comparados. Isto é importante porque somente um teste de laboratório, feito segundo um procedimento padronizado e repetível, permite que consumidores comparem diferentes modelos de carros.
Cada país tem os seus procedimentos. No Brasil é a norma NBR 7024, usada pelo Inmetro, que segue os mesmo parâmetros da americana FTP 75, utilizada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).
Em 1º de setembro de 2017 o novo Procedimento Mundial Padronizado de Teste de Veículos Leves (WLTP, a sigla em inglês) entrou em vigor na Europa e irá substituir gradualmente o protocolo Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC, a sigla também em inglês);
O NEDC tem sido o ciclo europeu utilizado para medir consumo e emissões de automóveis e comerciais leves. O primeiro ciclo de condução entrou em vigor em 1970 e consistia de um percurso rodoviário. Em 1992 foi introduzido uma fase extraurbana e desde 1997 ele vem sendo usado para medir consumo e emissões. Todavia, a composição deste ciclo não mais corresponde aos modos de condução atuais e às distâncias percorridas em diferentes tipos de estradas. A velocidade média do NEDC é apenas de 34 km/h, as acelerações são brandas, e a velocidade máxima é só 120 km/h.
O WLTP usa o novo Procedimento Mundial de Teste Padronizado de Veículos Leves para medir consumo de combustível, CO2 e emissões de poluentes de automóveis e comerciais leves. O novo protocolo tem como objetivo dar aos consumidores dados mais realistas e que reflitam melhor o uso diário do veículo.
Comparação NEDC x WLTP | ||
NEDC | WLTP | |
Tempo do ciclo | 20 minutos | 30 minutos |
Distância | 11 km | 23,25 km |
Velocidade máxima | 120 km/h | 131,3 km/h |
Velocidade média | 34 km/h | 46,5 km/h |
Nª de fases de condução | 2 fases | 4 fases mais dinâmicas |
Influência de equipamento opcional | Não considerado | Itens adicionais (que podem diferir de carro para carro) são levvados em consideração |
Trocas de marchas | Pontos de troca de marcha fixos | Diferentes ponros de troca para cada veículo |
Tempo parado | 24% | 12,5% |
O novo procedimento WLTP se caracteriza por um perfil mais dinâmico com acelerações mais fortes. A velocidade máxima passou de 120 km/h para 131,3 km/h, a velocidade média é de 46,5 km/h e o tempo total do ciclo é 30 minutos, 10 minutos mais que o NEDC anterior. A distância percorrida mais que dobra ,passa de 11 quilômetros a 23,25 quilômetros. O WLTP consiste de quatro partes dependendo da velocidade máxima: Baixa (até 56,5 km/h), Média (até 76,6 km/h), Alta (até 98,4 km/h, e Extra-Alta (até 131,3 km/h). Essas partes do ciclo simulam condução urbana e periférica e condução em estradas extra-urbanas e autoestradas. O procedimento também leva em conta todos os itens opcionais do veículo que afetem aerodinâmica, resistência ao rolamento e massa do veículo, resultando num valor de CO2 que reflita as características de um único veículo.
As principais diferenças entre o NEDC e o WLTP
Creio que o leitor ou leitora não terá dificuldade em entender os termos da tabela, mas os pontos ao lado poderão suscitar dúvidas. Por isso, são:
• Longer distance > Distância mais longa
• Higher speed and load > Velocidade e carga mais altas
• Less idle time > Menos tempo em marcha-lenta
• Inertia Weight Classes > Classe de peso de inércia substituídas por famílias de carga de estrada
O WLTP aplica-se a novos modelos de automóveis a partir de 1º de setembro de 2017, e a todos os carros licenciados a partir de 1º de setembro de 2018, além de ser obrigatório em todos os países da União Europeia.
Até o final de 2020, tanto consumo de combustível quanto valores de emissões no WLTP e NEDC constarão dos documentos do veículo. Vale salientar que os valores NEDC serão usados para avaliar as emissões médias de CO2 dos carros licenciados na União Europeia até 2020. Todavia, alguns países poderão continuar a usar o NEDC para fins fiscais. De 2021 em diante, o WLTP será o único na determinação dos valores de consumo e emissões de CO2 para todos os carros. Veículos usados não serão afetados por esse fase e manterão seus valores certificados NEDC.
Consumo e emissões de carros de passageiros
O novo procedimento de teste WLTP é mais representativo das atuais condições de condução do que o NEDC, mas não pode levar em conta todos os casos possíveis, incluindo o efeito do modo de dirigir de cada motorista individualmente.
Desse modo, ainda haverá diferença entre consumo e emissões medidas em laboratório e aqueles resultantes do uso do veículo no mundo real, e o quanto dessa diferença dependerá de fatores com comportamento ao volante, o uso de sistemas de bordo como ar-condicionado, trânsito e condições meteorológicas que sejam características de cada área geográfica, e cada motorista.
Por esse motivo, apenas um teste de laboratório padronizado permite obterem-se valores em que seja possível, de maneira justa, comparar veículos e diferentes modelos.
O que muda para os consumidores
O novo procedimento WLTP proporcionará critérios mais realistas para comparar consumo e emissões de diferentes modelos de veículos, já que foi criado para refletir mais fielmente modo de conduzir real e levar em conta características técnicas específicas do modelo e versão, incluindo equipamentos opcionais.
BS