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RENAULT KWID OUTSIDER NO DIA A DIA

Melhor sistema de freio e maior conectividade são destaques na nova versão

identicon por Gerson Borini
01/06/2019
em GB, Testes
Detalhe do nome da versão na porta dianteira (foto: autor)

Detalhe do nome da versão na porta dianteira (foto: autor)





A nova versão Outsider do Kwid, além de trazer uma aparência mais ousada e jovial ao carro urbano da Renault, traz também uma melhoria no sistema de freio e uma maior conectividade com a implementação da nova central multimídia.

Na dianteira do veículo nota-se a adição de molduras nos faróis de neblina e uma imitação de placa de deslizamento na cor prata na região central e inferior do para-choque. Similarmente no para-choque traseiro temos também a imitação de placa de deslizamento, dando assim harmonia ao design.

Molduras nos faróis de neblina, ski frontal, aplique plástico na lateral e barras no teto compõem o visual do Kwid Outsider (Foto: Antônio Nunes Júnior)

Barras longitudinais foram adicionadas ao teto do veículo, porém essas não podem ser utilizadas para carga, tendo apenas a função estética. Nas laterais há apliques em plástico preto na mesma tonalidade das barras do teto e demais detalhes e molduras dos para-lamas e para-choques. Todo esse visual exterior é complementado por calotas na cor preta com um bonito design de seis raios, porém os parafusos de roda poderiam receber um acabamento na cor preta também.

Calotas na cor preta que imitam bem uma roda de liga leve; pneus são 165/70R14T (Foto: autor)

No interior do veículo a versão se destaca através de vários detalhes na cor laranja aplicados as laterais de porta, volante de direção, painel de instrumentos e bancos. Os bancos apresentam também o nome ‘Outsider’ bordado no encosto dianteiro. Como no exterior, o interior tem uma bonita harmonia de cores e design, sem ser muito carregado na proposta.

Conectividade

A central multimídia que estreia no suve dos compactos, como o Kwid é descrito pela Renault, é chamada de série Media Evolution, com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de WhatsApp na tela tátil de sete polegadas, com ótima precisão de toque.

O funcionamento e operação da central multimídia é bem fácil e intuitivo, não trazendo dificuldades para qualquer nível de conhecimento do  usuário. A única ressalva é quanto à necessidade de conectar o celular através de cabo para que as tecnologias Android Auto ou Apple Carplay funcionem.

Destaque para o botão identificado como uma lua crescente, simbolizando noite,  no canto superior esquerdo da tela da central multimídia: ao ser premido a tela é apagada. Um recurso muito útil para dirigir à noite, evitando o ofuscamento. A tela da central multimídia é utilizada também para projetar as imagens da boa câmera de ré, facilitando aquilo que já é muito fácil, estacionar o Kwid de apenas 3.680 mm de comprimento e 1.579 mm de largura.

Um computador de bordo é oferecido e as informações são autonomia, consumo médio, velocidade média, combustível consumido) e hodômetros parcial e total. Fica a ressalva para o botão de seleção de função e zeragem, localizado no quadro de instrumentos, e de difícil acesso com o veículo em mov9mento.

Os dados do computador de bordo de velocidade média e consumo médio de combustível são replicados na central multimídia através da página Driving Eco2 / Relat. Viagem. Para mim as fontes utilizadas nessa página poderiam ser um pouco maiores e com cores mais contrastantes com fundo, principalmente quando a opção é pelo fundo claro.

Central multimídia, com fundo claro selecionado, poderia ter fonte maior e melhor contraste de cores (Foto: Antônio Nunes Júnior)

Na estrada

Após pegar o Kwid na TSO, empresa que administra a frota de imprensa da Renault em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros, percorri um pequeno trecho urbano e já estava na marginal do rio homônimo e dali peguei Rodovia dos Bandeirantes para Campinas, onde resido. Portanto, o meu primeiro contato com o Kwid Outsider foi no asfalto da “Autobahn” paulista, onde não apresentou nenhuma dificuldade para manter uma velocidade de cruzeiro de 110~120 km/h.

Antes do Outsider, o meu primeiro contato com o Renault Kwid havia sido em 2017 em um circuito fechado fazendo uma avaliação comparativa com outros modelos. Naquele momento e naquelas condições, o comportamento de rolagem da carroceria do Kwid foi algo que me incomodou e cheguei a comentar aqui no AE com o J.J. e o Bob. Já neste novo contato em estrada aberta, essa característica de rolagem não incomoda, apesar de ser notada.

 

Rolagem da carroceria não incomoda em uso (Foto: Antônio Nunes Júnior)

A grande novidade na parte mecânica do Kwid Outsider (e da linha toda) é o novo freio dianteiro, agora com discos ventilados e maior  diâmetro dos pistões das pinças, do cilindro-mestre e da câmara de vácuo do servofreio. Esse novo conjunto traz uma ótima sensação de frenagem, sendo bem positiva a relação curso x esforço x desaceleração. Apesar do Bob ter comentado em suas primeiras impressões ao dirigir o Outsider que a ponta do sapato não tocava mais a haste do pedal de freio por seu curso ter diminuídi, para mim segue incomodando. Culpa seja do meu calçado 43?

No geral, o desempenho do veículo merece elogios, pois o pequeno motor da família SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros e 999 cm³ tem 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote de acionamento por corrente,  bloco e cabeçote em alumínio, e  potência de 66/70 cv a 5.500 rpm e torque de 9,4/9,8 m·kgf a 4.250 rpm, suficiente para propulsionar o carro de 806 kg nesta sua nova versão. Esse bom desempenho é ajudado pelo câmbio com ou ótimo escalonamento de marchas e alavanca com engates bem precisos. A ré é “perna de cachorro” para frente ao lado da primeira, enquanto em outros Renault fica sob a 5ª marcha.

Compartimento do motor é bem arrumado e não ter uma cobertura plástica (Foto: Antônio Nunes Júnior)

Trafegando a 120 km/h (3.870 rpm, 5ª) na Rodovia dos Bandeirantes que tem um asfalto muito bom para o padrão brasileiro, nota-se que o nível de ruído de rodagem, aspereza e ruído de vento são um pouco altos, porém aceitável para um veículo de baixo custo e com a proposta predominante para uso urbano.

O comportamento dinâmico desse Kwid está longe de ser apaixonante ou um real “fun to drive” mas não desagrada como um todo. Tem um bom equilíbrio de movimentação entre dianteira e traseira, passando bem nas ondulações de baixa amplitude e baixa frequência que encontramos nesta condição de piso.

O sistema de direção eletroassistida, que se mostrou bem leve e preciso nos primeiros quilômetros na cidade, ao entrar na rodovia e com velocidades mais altas apresenta uma boa progressão no nível de esforço, porém a pouca definição de centro exige atenção redobrada para manter o veículo em linha reta, o que é acentuado pela alta sensibilidade a ventos laterais de média intensidade devido ao baixo peso do veículo.

Na cidade

Realmente o Renault Kwid foi concebido para trajetos urbanos e na sua versão Outsider não é diferente. O carro é fácil de dirigir, o esforço da embreagem e demais comandos como alavanca de câmbio, pedal de acelerador, pedal de freio e direção são todos otimizados para este tipo de uso, dando leveza e suavidade na condução do carro.

Talvez pela maior altura livre do solo (180 mm) e por ter a suspensão bem firme, existe um maior apetite para se passar em velocidades mais altas pelas lombadas (a praga nacional) e neste momento nota-se o pequeno curso da suspensão dianteira, tanto em extensão como em compressão. O final de curso de extensão é notado com o ruído característico chamado “queda de roda”, o que seria facilmente resolvido utilizando o batente hidráulico dentro dos amortecedores dianteiros.

Na descida da lombada o batente de compressão na suspensão dianteira também entra com bastante intensidade, porém não vem acompanhado por nenhum ruído objecionável, o que certamente deve passar despercebido pela maioria dos usuários. Fica a preocupação apenas com a durabilidade dos batentes da suspensão após 20-30 mil quilômetros em nossas cidades.

Dirigir o Kwid Outsider em trânsito urbano é superfácil e agradável, pois além de todos os comandos otimizados para um baixo esforço de atuação, a visibilidade do veículo também é muito boa, para o quê os bons espelhos retrovisores externos (com ajuste elétrico) contribuem. O volante de direção tem um bom diâmetro (370 mm), permitindo boa visibilidade do painel de instrumentos, e com uma boa “pega” dada pelos ressaltos posicionados junto ao bordo interno do aro.

O tamanho do porta-malas, tanto em volume (290 litros) como em dimensões surpreende positivamente, sendo possível acomodar com facilidade as compras de mercado do dia a dia ou bagagens para viagens de curta duração.

Consumo

O que mais me agradou nos sete dias em que fiquei com o Kwid Outsider foi o consumo de combustível. Pelos dados divulgados pela Renault — os de homologação Inmetro — na cidade a versão faz 14,1/9,6 km/l. Na estrada, 15,4/10 km/l.

Curioso é que neste período avaliado eu obtive 17,2 km/l com gasolina no uso combinado em cidade e estradas de baixa velocidade (60-80 km/h). Já em estrada de maior velocidade (120 km/h) o consumo médio caiu para 14,5 km/l, ambos com gasolina no tanque. Estes dados mostram novamente a otimização do carro para uso urbano. Lembro que a minha condição de tráfego em cidade tem um nível de congestionamento bem mais tranquilo do que São Paulo ou Rio.

O medidor de combustível

Apesar do excelente consumo de combustível, a calibração boia do tanque/marcador de combustível deixou a desejar. O ponteiro do  indicador de combustível move-se devagar entre tanque cheio e meio tanque, e após atingi esse ponto o ponteiro acelera e chega rapidamente à reserva, acompanhado de grande imprecisão no resultado da autonomia, a ponto de pegar o motorista de surpresa, como descrito a seguir.

Saí de Campinas para um bate e volta a São Paulo com o marcador indicando meio tanque e a autonomia, 300 km. Seria mais do que suficiente para os 240 quilômetros que iria percorrer. Cheguei em São Paulo com 180 km de autonomia, até aqui dentro do esperado. No retorno a Campinas à noite e com ar-condicionado desligado, após 50 km rodados, na altura de Jundiaí, a autonomia já indicava apenas 100 km, e seguiu descendo de 5 em 5 km a praticamente cada km rodado. Com 70 km rodados e faltando 50 km para chegar em casa a autonomia era de 75 km, e acendeu a lâmpada de reserva. No quilômetro seguinte a autonomia passou a ser zero — Isso mesmo,  três tracinhos horizontais. Reduzi a velocidade de cruzeiro para 100 km/h e parei no primeiro posto de abastecimento, evitando assim uma pane seca e, consequentemente, um dissabor e uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH pela falta de combustível.

Gráfico comparativo de autonomia (Fonte:autor)
Luz da reserva do tanque acesa com 100 km de autonomia (Foto: Antônio Nunes Júnior)

 

A linha Kwid

Com a chegada da versão Outsider, a linha Kwid agora apresenta quatro versões de acabamento: Life, Zen, Intense e Outsider, nas opções de cores Orange Ocre, branco Marfim, vermelho Fogo, branco Neige, prata Étoile e Preto Nacré.

Versão Life – R$ 33.290 – Principais itens de série: rodas 14”, duas bolsas infláveis frontais (obrigatórias),duas bolsas infláveis laterais, engate Isofix para dois bancos infantis, predisposição para rádio e indicadores de troca de marcha e de condução.

Versão Zen – R$ 38.790 – Principais itens de série: os da versão Life, mais direção eletroassistida, rodas Flexwheel, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, rádio com Bluetooth e entradas USB e AUX.

Versão Intense – R$ 41.890 – Principais itens de série: os da versão Zen, mais faróis de neblina cromados, Media Evolution com Android Auto, Apple Carplay e câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, e chave dobrável.  Além de diferentes detalhes de acabamento externo e interno.

Versão Outsider – R$ 43.990 – Principais itens de série: os da versão Intense, mais barras de teto, placas de deslizamento dianteira e traseira, moldura dos faróis de neblina, proteção lateral, calotas na cor preta, detalhes em laranja no volante, câmbio, portas e bancos.

GB

 

FICHA TÉCNICA RENAULT KWID OUTSIDER
MOTOR
Designação B4D
Descrição 3-cil em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de aluminio, comando no cabeçote acionado por corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração atmosférica, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 71 x 84,1
Cilindrada (cm³) 999
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 66/70/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 9,4/9,8 m.kgf @ 4.250
Taxa de compressão (:1) 11,5
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo SG1, manual de 5 marchas à frente e uma à ré
Relações das marchas (:1) 1ª 3,769; 2ª 2,048; 3ª 1,290; 4ª 0,949; 5ª 0,791;  ré 3,54
Relação de diferencial 4,38
FREIOS
Dianteiro (tipo, Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiro (tipo, Ø mm) Tambor/n.d.
Descrição Hidráulico, duplo circuito em diagonal, ABS (obrigatório)
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson, triângulo inferior, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Voltas entre batentes 3,5
Diâmetro mínimo de curva (m) 10
RODAS E PNEUS
Rodas Aço com calota, 5Jx14
Pneus 165/70R14H
Estepe Igual às demais rodas
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 806
Carga máxima 375
Peso bruto total 1.181
Reboque máximo sem freio/com freio  n.d.
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 3.680
Largura sem/com espelhos 1.579 / n.d.
Altura 1.474
Distância entre eixos 2.423
Bitola dianteira/traseira n.d.
Altura do solo 180
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m²) 1,86
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 290
Tanque de combustível 38
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h, G/A) 152/156
Aceleração 0-100 km/h  (s, G/A) 15,5 / 14,7
Relação peso-potência (kg/cv, G/A) 12,2/11,5
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 14,1 /9,6
Estrada (km/l, G/A) 15,4 /10,0
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha (km/h) 31
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.870
Rotação à veloc.máxima em 4ª (rpm) 6.050
GARANTIA
Termo 3 anos






Tags: KWIDRenault
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