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Home Avaliações

FORD APRESENTA RANGER ANO-MODELO 2020

Sem aumento de preços e fim de linha para os motores flex

identicon por Gerson Borini
01/07/2019
em Avaliações, GB, Lançamentos
Ford Ranger Limited 2020 (Foto: divulgação Ford)

Ford Ranger Limited 2020 (Foto: divulgação Ford)





Picapes não aparecem muito por aqui no AE, mas quando somos convidados a avaliar um veículo deste segmento e notamos que o objetivo dos engenheiros foi aproximar o comportamento dinâmico do utilitário ao de um suve, ou até mesmo de um sedã, temos que dar o devido crédito e destaque.

Nesta semana, em Mendoza, Argentina (país onde a Ranger é produzida), a Ford apresentou para jornalistas de alguns países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Peru) a Ford Ranger ano-modelo 2020, que para o mercado brasileiro é oferecida em quatro versões de acabamento — XL, XLS, XLT e Limited — e com dois tamanhos de motores diesel turboalimentados (4 cilindros 2,2-L e 5 cilindros 3,2-L). A versão flex foi descontinuada, visto que a Ford decidiu focar exclusivamente no segmento Diesel, o qual corresponde a 92% do mercado de picapes no Brasil.

A decisão da Ford tem sua lógica. Os custos e investimentos associados a cada configuração de motor são muito altos, e considerando o volume de vendas atual do mercado sul-americano, esses investimentos ficariam difíceis de serem amortizados. Dessa forma, a Ford não poderia praticar a política de preços anunciada e que dificilmente vemos por estas bandas. A Ford Ranger 2020 chegará ao mercado a partir de julho pela mesma tabela praticada atualmente para o ano-modelo 2019.

XL 2,2 4×4 MT – R$ 132.320
XLS 2,2 4×4 MT – R$ 147.520
XLS 2,,2 4×4 AT – R$ 154.610
XLT 3,2 4×4 AT – R$ 176.420
Limited 3,2 4×4 AT – R$ 188.990

Mudanças no design

Apesar de a Ford anunciar que o novo modelo 2020 tem cerca de 600 peças modificadas, entre componentes mecânicos, elétricos e de carroceria externa e interna, na prática é difícil de ver as diferenças. Somente os mais atentos, e logicamente os picapeiros de plantão, notarão a mudança nas linhas do para-choque dianteiro, alterações no conjunto ótico dos faróis que passam a incorporar a luz de rodagem diurna em LED e o maior destaque para a nova grande frontal.

Alterações no desenho do para-choque e grade frontal; agora há luzes de rodagem diurna (Foto: autor)

Na parte traseira não houve alterações de desenho, porém a tampa da caçamba passa a contar com a opção de trava elétrica na versão Limited e um eficiente sistema de auxílio de abertura e fechamento da tampa foi implementado. Trata-se de uma barra de torção em que sua atuação alivia o peso da tampa (de 12 kg para 3 kg), tanto na abertura como no fechamento, dando assim maior conforto e segurança para os usuários.

Nenhuma alteração no desenho da traseira (Foto: autor)

Se a avaliação é de uma picape, temos que dar uma boa olhada na caçamba e na sua versatilidade para o uso urbano, comercial e rural. A caçamba da Ranger possui três ganchos de cada lado na região inferior das laterais para amarração de cargas, porém não possui ganchos na parte alta da caçamba ou no exterior, o que daria maior versatilidade e segurança para amarração de cargas mais altas.

A caçamba é apresentada com um resistente protetor plástico na cor preta, porém os veículos avaliados não possuíam capota de lona na caçamba, o que entendemos não ser um equipamento de série, devendo estar disponível apenas como acessório.

A nova Ranger tendo como pano de fundo a cordilheira dos Andes, já com os picos nevados (Foto: autor)

Externamente a versão Limited é rica em cromados e peças pintadas em cinza, contrastando com as cores do carro e sendo notados principalmente na grade frontal, capas dos espelhos retrovisores, maçanetas, barras longitudinais do teto, estribos-prancha laterais e para-choque traseiro.

No interior temos a alteração para a cor preta na versão Limited e uma boa combinação de cores dos acabamentos em fumê brilhante, cromo fosco e pintura cinza. Tudo isso, associado ao excelente conforto dos bancos, dá uma sensação de estar dentro de um enorme carro de passageiros e não de uma picape.

Conectividade e comodidade

Outro detalhe que nos remete para um carro de passageiros é o nível de conectividade apresentado pela Nova Ranger 2020. Se na versão 2019 já apresentava um conteúdo muito bom, a 2020 traz novos itens para o segmento e que certamente será perseguido por seus concorrentes.

No volante de direção de bom diâmetro eu contei 22 botões que ajudam a controlar o ótimo sistema de som, o controle de cruzeiro adaptativo — permite ajustar a distância do veículo à frente e acelera/freia o veículo automaticamente — e computador de bordo com várias funcionalidades. O motorista levará um certo tempo para se familiarizar com todos os comandos, mas certamente é um diferenciador que traz segurança por não exigir que o motorista precise tirar as mãos do volante para o acionamento desses sistemas.

Volante com vários controles eletrônicos (Foto: autor)

O sistema de permanência em faixa é ativo, ou seja, propicia pequenas correções no volante no caso do veículo mudar de trajetória e invadir a faixa sem o acionamento da seta. “Se você invade a faixa mais de cinco vezes, a Ranger entende que você está cansado e que é hora de fazer uma pausa para tomar um café. Ela faz isso exibindo o ícone de uma xícara no painel”, disse Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul. Além desta funcionalidade  a direção eletroassistida possui compensação de vibração de rodas, aumentando o conforto para o usuário, e faz correções caso o veículo esteja sob ação de ventos laterais.

No console central está o comando do ar-condicionado digital bizona e a central multimídia SYNC 3 com navegação e comandos de voz incorporando a tecnologia de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Nas condições avaliadas de temperatura externa em torno de 5 ºC na região de Mendoza só foi possível avaliar o aquecimento da cabine.

Outras novidades apresentadas foram o sistema de reconhecimento de placas de velocidade, que alerta o motorista em caso de estar acima da velocidade regulamentada da via e o farol alto automático. Porém estes itens são impossíveis de serem avaliados num test drive de lançamento diurno.

Conforto e estabilidade

Pelo que conversei com o engenheiro-chefe da plataforma, o sistema de suspensão teve uma atenção especial e todas as mudanças de geometria dos braços de controle da suspensão dianteira, da constante e altura livre das molas, calibração dos amortecedores, e resistência torcional da barra antirrolagem foram executados para proporcionar o melhor compromisso de conforto e estabilidade.

Durante o test drive por estradas de asfalto e terra foi possível notar a nítida preferência dada ao conforto do veículo. O nível de ruído de motor (3,2 L) é bem contido, assim como não notei nenhuma vibração incômoda no banco ou volante.

Eu sempre digo que veículos têm que ser avaliados onde você conhece, onde você vai utilizá-lo e de preferência em todas condições de carga possíveis, principalmente quando estamos falando de um veículo com perfil utilitário. Na condição de carga avaliada, com caçamba vazia e três pessoas a bordo, a estabilidade do carro não foi exigida ao limite, porém foi possível observar que tanto a resposta de direção quanto o equilíbrio da suspensão estão bem ajustados e com certeza não deve apresentar surpresas quando for avaliado em condições mais exigentes.

Estrada de terra no interior da Argentina (Foto: autor)

Um detalhe que chamou a atenção foi a diminuição da pressão dos pneus de 35 lb/pol² para 30 lb/pol². Questionei o impacto dessa alteração no consumo de combustível, porém o engenheiro Gilmar de Paula informou que mesmo com essa alteração o consumo teve uma melhoria de 2,5% em relação ao modelo 2019. Essa alteração da pressão de pneus foi certamente mais uma decisão dos engenheiros da Ford para proporcionar maior conforto de rodagem à picape.

A capacidade da tração 4×4 e bloqueio eletrônico do diferencial foi avaliado (Foto: autor)

Segurança

Neste quesito a Ford inovou ao dotar a Ranger com o novo sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestre. É um sistema que ajuda o motorista a evitar colisões com outros veículos ou pedestres que cruzem acidentalmente a frente do veículo. Funciona entre 5 km/h e 80 km/h.

O sistema tem três estágios de atuação. Ao se aproximar de um veículo parado ou pedestre e detectar uma potencial colisão, ele pisca um ícone de alerta no painel e emite um sinal sonoro. Ao mesmo tempo, pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal. Se o motorista não tomar nenhuma ação, ele aciona automaticamente os freios para ajudar a evitar o impacto ou reduzir os seus danos.

Segundo a Ford, essa era uma tecnologia disponível apenas em suves e sedãs de luxo e que agora estará disponível nesta picape  média. O sistema monitora todas as ações do motorista, seja volante, acelerador ou freio, portanto apesar de o sistema estar pronto para atuar, o motorista ainda tem pleno controle do veículo, além de ser possível ajustar a sensibilidade do sinal de alerta.

Veja a lista de equipamentos após a ficha técnica.

Desempenho e consumo

A única alteração na motorização da Ranger 2020 foi a exclusão do motor flex do portfólio, portanto as opções de motores ficam restritas aos turbodiesel 2,2-L e 3,2-L da família Duratorq.

O motor 3,2-L de cinco cilindros, que equipa as versões  topo da linha, gera potência de 200 cv a 3.000 rpm e torque de 47,9 m·kgf na faixa de 1.750 a 2.500 rpm. Com esse motor a picape acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. A versão XLT 3.2 4×4 faz 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l, na estrada. A Limited 3,2 4×4 roda 8,6 km/l na cidade e 9,9 km/,l na estrada.

O motor 2,2-L de quatro cilindros, aplicado nas versões de entrada e intermediárias da Ranger, tem potência de 160 cv a 3.200 rpm  e torque de 39,3 m·kgf na faixa 1.600~2.500 rpm. Com esse motor a picape vai de 0 a 100 km/h em 15 segundos e chega a 164 km/h.

A versão XLS 4×2 tem um consumo de 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. A versão XLS 4×4 manual,10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Com câmbio automático, faz 9,0 km/l na cidade e 10,4 km/l ,na estrada.

Todos os dados de consumo e desempenho apresentados acima foram informados durante apresentação técnica.

Mercado

A liderança do segmento de picapes médias no Brasil é acirradamente disputada entre Toyota Hilux e Chevrolet S10, sendo que a Chevrolet liderou até 2015, quando foi superada pela Toyota. Nesse mesmo período, desde o lançamento em 2012, a participação da Ford Ranger cresceu de 9,4% naquele ano para 16,1% em 2018, atingindo o terceiro lugar nessa corrida contra 24,9% da S10 e 30,8% da Hilux.

A diferença da Ranger para o modelo líder ainda é grande, mas com o foco que a Ford está dando às configurações de motores Diesel e com as novas tecnologias implementadas nas versões intermediárias e de topo que representam cerca de 80% das vendas, poderemos ver a médio prazo uma briga interessante entre três modelos, algo que nunca tivemos no mercado brasileiro nesse segmento.

GB

 

FICHA TÉCNiCA RANGER LIMITED 3,2 DIESEL 4X4 AT 2020
MOTOR
Designação 3,2-L Turbodiesel Duratorq (TC I-5)
Descrição 5 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, duplo comando no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro (20 válvulas), injeção direta, common rail
Diâmetro x curso (mm) 89,9 X 100,76
Cilindrada (cm³) 3.198
Potência máxima (cv/rpm) 200/3.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) 47,9/1.750-2.500
Taxa de compressão (:1) 15,5
Combustível Diesel S-10
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico Getrag CR60,  6 marchas com reduzida
Tração 4×2 traseira; 4×4 e 4×4 reduzida temporárias
Relações das marchas (:1) 1ª 4,171; 2ª 2,342; 3ª 1,521; 4ª 1,143; 5ª 0,867; 6ª 0,694; ré-3,400
Relação de diferencial (:1) 3,73
Relação da reduzida (:1) 2,72
Relação do conversor de torque (:1) 1,70
FREIOS
Dianteiro (tipo,/Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiro (tipo/Ø mm) Tambor/n.d.
Descrição Hidráulico, servoassistido a vácuo por bomba, duplo-circuito dianteiro-traseiro, válvula de corte sensível à carga no freio traseiro
Controle ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semielípticas e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Voltas entre batentes 3,2.
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 8Jx18
Pneus 265/60R18T
Estepe Igual às demais rodas
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.261
Carga máxima 1.002
Peso bruto total 3.263
Peso rebocável sem freio/com freio n.d./ 3.500
CARROCERIA
Tipo Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas e 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 5.354
Largura sem/com espelhos 1.860/n.d.
Altura 1.821
Distância entre eixos 3.220
Bitola dianteira/traseira 1.560/1.560
Distância mínima do solo 232
Ângulo de entrada/saída (º) 28/28
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m²) 2,709.
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CAPACIDADES
Caçamba (L) 1.180
Tanque de combustível (L) 80
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 180 (limitada)
Aceleração 0-100 km/h  (s) 11,6
Relação peso-potência (kg/cv) 11,3
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 8,4
Estrada (km/l 9,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha (km/h) 74,8
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 1.600
Rotação à veloc. máxima em 5ª (rpm) 3.000
GARANTIA
Termo 5 anos

 

EQUIPAMENTOS RANGER LIMITED 3,2 DIESEL 4×4 AT2020
Acesso ao interior sem introdução de chave na fechadura
AdvanceTrac englobando controle de establidade e tração, sistema anticapotagem, assistente de partida em rampa, controle automático em descida, controle de oscilação de reboque, assistente de frenagem de emergência, acendimento automático do pisca-alerta em frenagens bruscas, controle adaptativo de carga, e acionamento automático do bloqueio do diferencial traseiro
Alavanca seletora de câmbio com insertos de couro e cromo fosco
Antena de teto traseira com receptor de GPS
Ar-condicionado automático digital bizona
Arco de proteção (“santantônio”) na cor do veículo
Assistente de fechamento da tampa da caçamba por mola de torção com pré-carga
Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres
Banco do motorista com ajuste de altura e lombar
Bancos de couro premium
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina de joelhos para o motorista
Câmera traseira
Câmeras de alta resolução (2) no para-brisa: uma voltada para o terreno e outra para o horizonte para reconhecimento da sinalização vertical de trânsito, inclusive velocidade
Capacidade de atravessar vaus de 800 mm de profundidade
Chave programável MyKey presencial com chave de emergência embutida e partida do motor por botão
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com alerta de colisão
Direção eletroassistida com compensação de ventos laterais e rodas desbalanceadas
Estribos-plataforma
Faróis altos com lâmpadas halógenas
Faróis baixos de xenônio
Faróis de neblina
Farol alto automático
Luz ambiente personalizável em 7 cores
Luz de rodagem diurna (DLR) por LED
Monitoramento automático da pressão dos pneus
Porta-copos com pinça no console dianteiro
Quadro de instrumentos com duas telas de 4,2″ configuráveis
Rack de teto
Radar de distância embutido no para-choque
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos com ajuste elétrico
Revestimento das portas com acabamento em preto ébano
Roda de liga de alumínio 8jx18 com acabamento cinza perolizado e diamantado
Sensores de chuva e crepuscular
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Sistema de permanência na faixa
SYNC 3: multimídia com tela tátil de 8″, navegador e comando de voz
Trava elétrica da caçamba
CORES: Sólidas: vermelho Bari sólida (R$ 0,00), banco Ártico (R$ 750) / Metálica: prata Geada (R$ 1.600) / Perolizadas, todas R$ 1.600:: azul Belize (nova), cinza Moscou (cor de lançamento global), vermelho Toscana e preto Gales.






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O SHOW DO MAO E DO MURAD – EPISÓDIO Nº 32

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