Para quem gosta do mundo das miniaturas e acompanha o eventos que se realizam no Brasil (que não são poucos), o 1º Salão Diecast era o evento do ano a ser visitado.
Idealizado por Murilo Giannetti, o Salão tomou conta de um dos espaços de eventos do Hotel Transamérica, em São Paulo, um dos mais tradicionais locais para essa finalidade da capital paulista. O evento transcorreu em 16, 17 e 18 de agosto. Muito cordialmente, o Murilo convidou o AE a visitar o Salão e, assim, fomos eu e o Gerson Borini prestigiá-lo.
Com a intenção de reunir um grande número de praticantes do hobby de colecionar miniaturas e também de divulgar esta cultura, o Salão trouxe até presenças internacionais do mundo das miniaturas, como Tony Karamitsos, designer responsável por inúmeras miniaturas feitas por marcas famosas como a Johnny Lightning e a Auto World.
O termo “diecast” é usado para fazer referência às miniaturas feitas de metal. Existem outros materiais usados, como a resina, mas que geralmente é usada nas miniaturas mais caras e de maior qualidade de detalhes.
O grande público do Salão era mesmo o colecionador de miniaturas na linha da Hot Wheels e seus similares. É um foco de coleção muito difundido no Brasil por conta de se encontrar uma infinidade de tipos e modelos a preços bem em conta, variando de R$ 5,00 a R$ 20,00 em média, dependendo da raridade da peça.
Neste tipo de evento, a grande maioria dos expositores estava com peças para venda e troca (algo muito comum entre os colecionadores, uma boa forma de fazer a coleção “rodar” sem necessariamente investir a mais). Há expositores especializados em diversos tipos de miniaturas, como os focados em carros de Fórmula 1, outros em modelos da Nascar, e também em miniaturas customizadas.
Esta é uma categoria que está crescendo muito no país, que tem como conceito utilizar uma miniatura já existente como base e fazer modificações, seja na pintura ou no formato. Falaremos desta cultura de Custom, como é chamada, em breve aqui no AE.
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Um dos destaques do Salão foram as miniaturas feitas por um artesão local na escala 1/8, em tiragem limitada, do Ford Mustang atual, do clássico Shelby Cobra e do Mercedes-Benz 190 E Cosworth que Senna correu em Nürburgring em 1984, história que contamos aqui no AE anteriormente. O empresário Marcus Vinicius está liderando a fabricação destes carros, ele mesmo um dos maiores colecionadores de itens do Senna no país.
O Salão, ao contrário do que muita gente pensava, não era só um encontro de colecionadores de Hot Wheels, era algo bem mais sério, com lojistas e distribuidores envolvidos, como a California Toys, uma das mais tradicionais empresas do ramo no Brasil.
E para completar o Salão, a Nissan foi uma das parceiras do evento, colocando dois carros em exposição, um deles o Nissan Kicks e o outro nada menos que um Nissan GT-R. O time da Nissan estava presente no local, muito atenciosos e no clima do evento. Estão de parabéns por participar de um evento deste tipo.
Difícil dizer a quantidade de pessoas que estavam presentes, entre expositores e público, mas é certo que o local estava perto de sua lotação máxima, pois havia muita gente, o que mostra que o colecionismo ainda é muito forte no Brasil, e cresce cada vez mais. Conversando com os conhecidos no local, soubemos que havia gente do país todo, do Sul ao Nordeste, tanto como expositor, quanto público visitante.
Parabéns ao Murilo Gianetti por sua iniciativa e por conseguir reunir tamanha quantidade de colecionadores e apaixonados por miniaturas e que, com o apoio de seus patrocinadores, fez um evento que vai ficar na história do colecionismo brasileiro. Quem venham mais!
MB
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