• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

EM DEFESA DO AUTOMÓVEL

identicon por Celso Franco
01/11/2019
em CF, Destaques, Trânsito
Foto: guardianautransport.com

Foto: guardianautransport.com







Eu já havia terminado o meu penúltimo artigo, verdadeira análise das declarações de um técnico, competente, bisneto de ­Oscar Niemeyer, quando, ao relê-las, deparei-me com uma confissão sobre o fato de que o seu respeitado bisavô considerava o automóvel como: “um câncer urbano”.Em respeito à cultura de Oscar Niemeyer não posso aceitar como verdadeira esta definição, vinda de um arquiteto gênio e consciente de suas limitações.

Oscar Niemeyer jamais se pronunciou como urbanista, sempre se destacando como “primus in ter pares” na sua espetacular arquitetura, baseada nas curvas e no concreto armado. Já na construção de Brasília, onde projetou todos os seus prédios com uma visão futurista digna de seu gênio, teve que seguir o plano urbanístico deste sim, urbanista e arquiteto: o mestre Lúcio Costa.

Em respeito à memória de seu ilustre avô, aqui transcrevo o que disseram especialistas de renome mundial, colocando a sua afirmação, se existiu, que, — repito — não creio ter havido, na contramão de opinião de renomados técnicos, urbanistas internacionais.

Comecemos, com um comentário constante do livro básico, resultado de um grupo de trabalho britânico,em 1963, presidido pelo especialista Collin Buchanan, intitulado: “Traffic in towns”. Tão importante para se compreender e equacionar o trânsito moderno, com a influência primordial do automóvel, foi a ação do mestre Buchanan com este fundamental livro,para quem deve organizar o trânsito em sua cidade, que passou a ser conhecido como:”Buchanans’ Report”, ou seja “Relatório Buchanan”.Esta obra criou uma geração de seguidores em todo o mundo, chamados de “Buchanistas”, entre os quais me orgulho de situar, assim como meu saudoso amigo Roberto Scaringella, reformador do trânsito na capital de São Paulo.

Tive a honra de conhecer Collin Buchanan pessoalmente e de assistir à sua conferência no Rio de Janeiro, no Clube de Engenharia, em 1966. Meses depois eu era chamado a dirigir o trânsito do então Estado da Guanabara e colocar em prática, com sucesso, o que dele aprendera.

Toda esta introdução foi necessária, para iniciar a defesa do automóvel caso fosse verdadeira a conceituação que dele teria o mestre Oscar Niemeyer, com a avaliação do automóvel, constante do livro de Buchanan e seu grupo de trabalho: “O automóvel é uma notável invenção. Tão desejada que se incluiu inevitavelmente na maioria de nossas atividades.Não se pode recuar desta sua influência.”

Além desta opinião de um especialista internacionalmente reconhecido, que poderia ser bastante e suficiente, nada mais contundente, em defesa do automóvel, colocando-o no lugar que merece no planejamento urbano,do que  declarou, em seu livro “Compêndio de arquitetura urbana”, o urbanista P.D. Spreiregen, cujas considerações se seguem:

“Certamente o automóvel é a causa mais manifesta do congestionamento urbano e a dispersão periférica das cidades, mas em igual grau de responsabilidade está a nossa atitude, em relação ao uso da terra, juntamente com a escabrosa história do transporte público”.

E mais adiante, complementa:

“O automóvel impõe a sua passagem através a cidade, reclamando linhas claras e desimpedidas do fluxo de tráfego; cria problemas de estacionamento requerendo novas formas de resolvê-los; cria problemas de interseções que requerem novos sistemas de movimento; cria problemas de intercâmbio modal que requerem novos sistemas de conexão; pode desgastar uma cidade ou promover novas formas construtivas; pode destruir a velha arquitetura ou pode colocá-la a seu serviço; requer muitas indicações de destino que necessitam desenhos simplificados e inteligentes; dá origem à confusão da forma urbana, porém pode criar uma nova ordem geral desta forma.”

Exatamente por assim entender, o mestre arquiteto  e urbanista Lúcio Costa planejou Brasília, no inicio da segunda metade do século XX, considerando a presença do automóvel, só planejando o deslocamento de veículos sobre pneus, mas tendo como planejador das construções ninguém mais do que o mestre Oscar Niemeyer.

Se este tivesse a conceituação de ser o automóvel, um “câncer urbano” deveria ter advertido o planejador de parte urbanística, para este terrível mal.

Acredito que ficou mais do que demonstrado que não poderá ser verdadeira a inconfidência do bisneto, em respeito à cultura seu eminente bisavô.

P.S.: Aos leitores que insistem em criticar o sistema URV por estarem na “meia ciência”, apenas lhes lembro que o controle do sistema é todo informatizado, inclusive a fiscalização.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.





Anterior

ÁS NO VOLANTE

Próximo

MOTORISTAS BRASILEIROS, SEGUNDO CAMUS: ALEGRES LOUCOS OU FRIOS SÁDICOS

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Foro: cotiaecia.com.br

MOTORISTAS BRASILEIROS, SEGUNDO CAMUS: ALEGRES LOUCOS OU FRIOS SÁDICOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In