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MELHORIA CONTÍNUA

UM PROCESSO DE TODA INDÚSTRIA, NÃO APENAS A AUTOMOBILÍSTICA

identicon por Autoentusiastas
10/01/2020
em AE, Destaques, História
Foto: AE/acervo S. Gromow

Foto: AE/acervo S. Gromow





É de conhecimento geral que produtos industriais passam por melhoria contínua. Acho que todos já viram o aviso “A fabricante se reserva o direito de fazer modificações no produto sem aviso prévio.”, justamente em razão de desse processo.

Infelizmente as etapas de tal processo poucas vezes vêm a público, pois além de informar são muitas vezes curiosas.

Essa matéria foi publicada em 2009 na revista Fusca e Cia. com material publicado em livro sobre Volkswagen e que certamente, pelo detalhamento, é informação oficial da fábrica..

Ela mostra a evolução do Fusca de 1945 a 1953 e constitui uma leitura curiosa e divertida, ou mesmo úitl para colecionadores que têm carros desse período.

O leitor ou leitora vão notar que “time de depenação” é coisa antiga, embora se possa acompanhar passo a passo  as modificações de que o Fusca foi objeto.

Seria muito interessante publicar conteúdo idêntico relativo a outras marcas de automóvel.

Boa e divertida leitura!

Bob Sharp
Editor-chefe

Imagem esttraída de brochura de vendes da VW de 1953 (Acervo A; Gromow)
Desenho artístico em brochura de vendas da VW do Brasil editado na Alemanha, 1953 (Acervo A. Gromow)

 

A EVOLUÇÃO DO VW SEDÃ EM 8 ANOS

 

1945________________________________________________________________

 

A descrição do Fusca é dada.

As alterações relacionadas são pertinentes aos Fuscas produzidos na fábrica de Wolfsburg apenas ou nos últimos anos em outras fábricas-satélites alemãs. Por exemplo, as variações detectadas nos Fuscas produzidos no Brasil, ou kits CKD montados na Austrália, ou relacionam-se a um padrão de evolução diferente no caso do primeiro, ou ao uso de uma porcentagem de materiais fornecidos localmente, no segundo. Do mesmo modo, alterações feitas nas especificações dos Fuscas produzidos na Alemanha para exportação, por exemplo, para os Estados Unidos estão listadas, já que esses ainda foram totalmente produzidos em Wolfsburg ou num satélite alemão e simplesmente exportados para o mercado de destino.

Conforme observado no capítulo anterior, a política da Volkswagen no tangente a ano-calendário mudou em agosto de 1955 quando o estilo americano de quebra em período de 12 meses foi adotado. Na tentativa de simplificar o arranjo aos olhos do leitor, cada ano após agosto de 1955 é realçado — por exemplo, ano-modelo 1959 se refere a fabricação entre agosto de 1958 e julho de 1959. Contudo, anos-calendários são mantidos para que todos os ângulos da evolução do Fusca sejam contemplados.

 

MODELOS DE FUSCA PRÉ-EXPORTAÇÃO

 

Modelos de Fusca pré-exportação apresentavam um leque de características, conforme segue.

 

  • Carroceria toda de aço aparafusada em plataforma leve com túnel central e junta de vedação entre os dois.
  • Carroceria feita de vários painéis soldados entre si inclusive extremidade dianteira e traseira, travessa dianteira e traseira (ambas aparafusadas a e assentadas no assoalho); compartimento de bagagem traseiro; assoalho do compartimento de bagagem dianteiro, assoalho e parte de trás do estepe, duas laterais traseiras (incluindo o corte das janelas), caixas de roda dianteiras e traseiras (as primeiras unidas com a extremidade dianteira); soleiras (redesenhadas para facilitar a passagem de ar quente das caixas de aquecimento do escapamento para o interior do carro via saídas na área dos pés na parte inferior das colunas “A” e na parte interna das colunas do para-brisa).
  • Há evidência de que alguns painéis do teto logo após a guerra eram feitos de soldadas nas bordas devido à falta de material.
  • Na dianteira do Fusca – tampa do porta-malas curvo, reforçado pela faixa central convexa e bordas boleadas no processo de estampagem. Capô fechado por maçaneta simples(virada para cima) porém com trava e do tipo da usada na tampa do motor. Dobradiças do capô internas e sustentado aberto por haste deslizante desarmável. Estampado convexo do teto localizado centralmente acima do para-brisa — previsto para a montagem da antena fixada pelo para-brisa para o rádio acessório. Grande buzina montada em suporte atrás e para cima do para-lama dianteiro esquerdo (normalmente Bosch). Aros dos faróis acabados em metal pintado, como era o para-choque simples (ilhós de borracha em torno dos suportes do para-choque). Lentes dos faróis geralmente marcados com o logo VW, mas fabricados pela Hella ou Bosch (alguma falta de suprimento na guerra e primeiros Fuscas do pós-guerra montados com faróis de Kübelwagen – isto é, com lentes verticais).
  • KdF-Wagens do tempo da guerra montados com tanque de combustível cilíndrico seguro por braçadeiras presas por painéis de metal. Painéis triangulares na dianteira desenhados para alojar o estepe. Tanque substituído em 1945 por outro de 36 litros de formato retangular com grande tampa de 100 mm de diâmetro.
  • Na traseira do Fusca – dois pequenos vidros traseiros com divisão central vertical sobre 42 rasgos verticais desenhados para permitir à turbina do motor aspirar ar de arrefecimento. Tampa do motor esculpida em forma de “W” com área para a placa e proeminente carcaça para luz de freio apelidada “Nariz do Papa”. Tampa do motor articulada internamente em cima. Maçaneta simples posicionada verticalmente para abrir a tampa do motor. Abertura sob a tampa do compartimento do motor para manivela de partida com guia de locação fixado no para-choque traseiro. Pequenas luzes traseiras montadas nos para-lamas – par esquerdo e direito para acompanhar a curvatura das lentes de vidro. A posição da ponteira do escapamento variava, muitas feitas a mão. Alguns KdF-Wagens tinham saída central – a localização mais comum, certamente após a guerra – abaixo da chapa terminal traseira, lado direito.
  • Os para-lamas do Fusca eram aparafusados ao restante da carroceria. Dobradiças das portas expostas. Maçanetas de puxar em ambas as portas – somente lado do motorista com fechadura. Não havia quebra-ventos (sem frisos brilhantes em nenhuma janela). Indicadores de direção semafóricos (“bananinhas”) atuados por solenoide encaixados nas colunas “B”, de cor amarelo escuro ou laranja. Estribos de metal montados sob as portas e painéis laterais traseiros, geralmente revestidos por borracha frisada, sem nenhum friso adicional. Calotas estampadas com emblema VW, ligeiramente revisadas em 1945 (eliminação do anel rebaixado interno), mas todas com o proeminente centro até fins de 1947.
  • O interior dos Fuscas do pós-guerra era particularmente espartano. Sabe-se que alguns carros não tinham nenhum revestimento nos bancos, enquanto outros saíam sem a capa de tecido (os militares podem ter-se sentado em seus agasalhos comprados para essas circunstâncias). Os bancos de estrutura tubular eram normalmente revestidos de crina animal e cobertos com manta de lã áspera. Os painéis internos eram feitos de cartolina dura ou possivelmente com o mais caro/faltante vinil. Ajuste longitudinal dos bancos só era possível soltando grandes porcas-borboleta acima dos trilhos. O revestimento de teto em tecido, onde aplicado, só ia até o painel do teto (ficava à mostra o painel de metal ondulado abaixo dos vidros traseiros – destinado a aumentar a resistência da carroceria). O revestimento da porta era pintado (dez voltas e meia para baixar o vidro; a porta era trancada levando a maçaneta até o final do curso). Tapetes de borracha no assoalho na maioria dos carros, mas dependendo da disponibilidade. A maioria dos KdF-Wagens saíam sem luz interna, embora em 1945 uma luz circular acima e entre os dois vidros traseiros fosse o padrão. Compartimento de bagagem traseiro algumas vezes dotado de ripas de madeira para aguentar itens mais pesados.
  • A maioria dos Fuscas vinha com volante de três raios e aro fino com acabamento em preto – embora alguns carros do período da guerra tivessem raios grossos como no Kübelwagen. O botão de buzina ficava no centro do volante. O painel simples de metal compreendia porta-objetos de metal sem tampa nas extremidades, mais um velocímetro de fundo preto central-esquerdo e uma tampa pintada na cor da carroceria com o logo VW central-direito. Um botão acima e entre esses dois itens nos primeiros Fuscas comandava os indicadores de direção tipo semáforo. O velocímetro – com caracteres brancos e indicando até 120 km/h – foi desenhado para parecer estar funcionando para trás, mas na realidade era inteiramente convencional. Um emblema VW se destacava na parte superior do mostrador. Pontos de troca de marcha recomendados eram marcados no velocímetro em 20, 40 e 62,5 km/h, respectivamente. Interruptores à esquerda e à direita do velocímetro, mas ainda fazendo parte do painel, comandavam os limpadores e as luzes, respectivamente. Entre os dois e na base do painel estava o interruptor de ignição, enquanto um botão de partida separado encontrava-se na parte de baixo do painel. Para-sol de plástico único para o motorista.
  • Nenhum Fusca tinha medidor de combustível e em vez disso todos dependiam de uma torneira de combustível de reserva que era posicionada acima do espaço dos pés do passageiro na parede dianteira (vertical quando não em uso – alavanca virada à direita no sentido dos ponteiros do relógio para abrir a reserva). Um comutador de farol alto/baixo ia montado no espaço de pés do motorista à esquerda do pedal de embreagem. O conjunto de pedais de embreagem, freio e acelerador era aparafusado em um tubo-base, que também formava um ponto de suporte do chassi. Os pedais de freio e embreagem eram revestidos com capas de borracha retangulares frisadas e ostentando o símbolo VW. O acelerador não tinha o arranjo convencional de prancha, em vez disso constituído de uma rodinha (cabos de embreagem e acelerador ficavam escondidos no túnel central do Fusca). Ligeiramente à frente e à direita da alavanca de câmbio reta – às vezes com o logo VW impresso na manopla preta – havia o botão do afogador preto marcado com “L” de luftkapper – literalmente válvula-flape de ar. O cabo do afogador também corria por dentro do túnel central do Fusca.
  • Os Fuscas tinham rodas de aço estampado de cinco prisioneiros, montadas inicialmente com pneus com câmara 4,50×16, mas estes logo deram lugar aos 5,00×16, invariavelmente produzidos pela Continental. Os pneus eram diagonais.
  • Desde o início, os Fuscas tinham sistema elétrico de 6 V. A bateria era localizada sob o banco traseiro no lado direito do assoalho. Para reiterar, as luzes traseiras montadas nos para-lamas com uma lâmpada bastavam, enquanto a luz de freio única era localizada no “Nariz do Papa”, a luz da placa. Os limpadores de para-brisa eram acionados por meio de hastes a partir de um motor elétrico Bosch (falta de material entre 1945 e 1947 fez com que vários carros saíssem só com um limpador, para o motorista). O motor de partida Bosch era suplementado por uma manivela raramente requerida.
  • A caixa de mudanças era aparafusada na extremidade traseira do chassi-plataforma e ao motor. Dividida ao meio tanto vertical quanto longitudinalmente, a unidade de carcaça nervurada não possuía qualquer forma de sincronização. O chassi rolante consistia de dois assoalhos nervurados soldados a um túnel central e à traseira formando uma forquilha na qual a caixa de mudanças era montada. Suspensão independente por meio de barras de torção transversais dentro de tubos na dianteira e na traseira do veículo. Braços arrastados paralelos superior e inferior, com amortecedor de joelho de ação única na dianteira. Acionamento do câmbio para as rodas traseiras através de semi-eixos, novamente dentro de tubos cilíndricos. Encaixe para macaco de seção circular – se houvesse – mas de seção de caixa e muito mais seguros a partir de 1946. Direção por elemento de ligação transversal com barras de direção de comprimento desigual – caixa de direção de sem-fim e setor fixada no tubo da barra de torção superior.
  • Freios a tambor de atuação por cabo em todas as quatro rodas. Quatro cabos cada operados por tensão correndo dentro de tubos de proteção. Cabo do freio de mão ligado a uma catraca na alavanca, por sua vez a um tirante que corre dentro do túnel central e atuante sobre as quatro rodas. Tambores dianteiros de 230,1 mm de diâmetro – traseiros 230 mm. Largura das sapatas dianteiras e traseiras 30 mm.

 

1946_____________________________

  • Capas dos tuchos com extremidades sanfonadas compressíveis, certos carros apenas (chassi n° 054 617)
  • Tanque de combustível montado em posição mais elevada (chassi n° 057 722)
  • Redução de ruído no compartimento do motor com instalação de placas de cartolina fonoabsorventes (chassi n° 057 893)
  • Cabo de freio com bico de lubrificação (chassi n° 059 107)
  • Pneus 5,60-16 (chassi n° 059 107)

 

1947___________________________

  • Cubos traseiros – rolamentos reforçados (chassi n° 064 340)
  • Estepe fixado por corrente no seu alojamento, com fechadura (chassi n° 0071 377)
  • Carcaça da ventoinha dotada de válvula ajustada manualmente fechando metade da abertura de entrada de ar – posição de verão e inverno (chassi n° 071 616)
  • Número do chassi puncionado por estêncil no túnel entre alavanca de câmbio e freio de mão (chassi n° 073 348, 13/10/47)

 

1948___________________________

  • Virabrequim – diâmetro de 48,5 mm para o volante. Volante com furo de 48,5 mm (chassi n° 076 722, 04/48)
  • Cabo do afogador sem mola (chassi n° 073 816)
  • Coluna de direção – rasgo longitudinal para trava de direção (chassi n° 090 690)
  • Modificações nos tambores de freios – defletor de óleo e espessura dos espaçadores aumentadas para 15,9~16,1 mm (chassi n° 090 784)

 

1949___________________________

  • Produção do Export/Deluxe começou em 2 de junho de 1949 – chassi n° 10 106 636
  • Primeiro Karmann Cabriolet, 6 de junho; chassi data de 10 de março de 1949, 10 099 906 – setas semafóricas originalmente na lateral dianteira; no final de 1949 reposicionadas para após as portas na lateral traseira
Data Chassi nº Alteração
Jan 091914 Conduíte do aquecimento duplo – de cabo único para duplo
Jan 092918 Filtro de ar em forma de cogumelo
Jan 092879 Torneira de gasolina – vedador de Thiokol
Jan 092270 Parte inferior da canalização de ar quente – válvula de aquecimento sem dobradiça
Jan 093781 Encostos dos bancos dianteiros retos (inclinados antes)
Jan 093834 Cabo do acelerador – cotovelo substitui olhal
Fev 094554 Braçadeira/suporte do coletor de admissão
Fev 094470 Compartimento de bagagem traseiro – adicionadas duas ripas longitudinais
Mar 096978 Eliminado controle na ventoinha de arrefecimento
Mar 098400 Capacidade de óleo do câmbio 2,5 litros (3 litros antes)
Abr 100826 Bomba de combustível com diafragma Solex azul montada com quatro juntas
Abr 101322 Barras de torção – inferior com cinco lâminas, superior com quatro (padrão inverso antes)
Abr 102026 Caixas de câmbio agora em Elektron de série
Abr 101902 Hastes das válvulas de escapamento cementadas
Abr 102537 Bico de lubrificação extra no mancal metálico dos pedais
Mai 1-0102948 Tampa de baquelite aplicada no painel (para o rádio)
Cabo tipo Bowden para abrir a tampa do compartimento de   bagagem
Tampa do motor não tem mais fechadura. Para-choques – seção   mais larga
Garras de para-choque convexas eliminadas – novas garras mais   arredondadas e de menores dimensões

1950________________________________________

Modelos Export e Standard com teto solar manual de lona de dobrar Golde. A lona tinha quatro quinas quadradas. O nome Gold aparecia na maçaneta (a produção começou em 28 de abril de 1950; n° de chassi 1-0162580.

Plaqueta no compartimento do estepe – número da carroceria estampado no metal. A partir de 1950 placa “Made in Germany”

 

Data Chassi nº Alteração
Jan 1-0138765 Óleo pode ser completamente drenado do cárter. Volume de óleo 2,5  litros – defletor de óleo eliminado. Mancal principal nº 4 com rasgo
1-0138835 Barras de torção – superior e inferior – cinco lâminas
1-0140130 Manopla maior no cabo de abertura do porta-malas
1-0140242 Junta entre cilindro e cabeçote
1-0140537 Luzes de aviso no painel – esquerda, indicador de direção e farol alto – direita, gerador e pressão de óleo
1-0141601 Vareta medidora de óleo fosfatizada e escurecida
1-0143276 de vedação entre aro do farol e para-lama
Fev Bujão de dreno de óleo de cabeça sextavada de 19 mm (alguns veículos
1-0146222 Cabo do acelerador – pino e trava na frente
Mar Logo VW sólido revisado – letras “V” e “W” com espaço entre elas
1-0155020 Faróis Bosch – VW antes
1-0156129 do tubo de escapamento 32 mm – antes 31 mm
Abr 1-0156991 Introdução de cortes na parte superior das janelas dianteiras para ventilação. Elevadores de vidros melhorados
1-0158253 Modelos Export e Cabriolet: freios hidráulicos de série; alguns carros com o sistema em março a partir do chassi 1-0155322
1-0159782 Maçaneta com chave – porta direita
1-0161234 Boia com dobradiça aplicada no carburador Solex
1-0162444 Botão em forma de “T” do aquecedor colocado atrás do freio de mão (de puxar para cima e firar 90 graus para travar)
Mai 1-0162580 Válvula de controle do arrefecimento do motor manual com maçaneta de girar substituída por termostato automático tipo sanfona
1-0164402 Tubo de conexão na caixa de ar agora de série
1-10164460 Reservatório do fluido de freio – com bóia em vez de filtro
1-0167890 Cilindro-mestre de freio reduzido de 22,2 para 19,05 mm – cilindros de freio traseiro de 19,05 para 15,9 mm
Tubulação de aquecimento – eliminado ruído
Jun 1-0169714 Cinzeiros – painel e painel traseiro direito
1-0173719 Platô de embreagem de mola única de série agora
Ago 1-0183539 Válvulas de escapamento endurecidas – de série
Out Alavanca do freio de mão mais curta

 

1951___________________________________________________

Ano do infame sistema de ventilação “das partes”, do nascimento do emblema de Wolfsburg na tampa do porta-malas e a primeira tentativa de aplicação de material brilhante, que foi colocado na borracha de vedação do para-brisa.

VW Export 1951 (Foto: bitwebauctions.se)
Data Chassi nº Alteração
Jan 1-0221051 Polia do gerador modificada – para evitar que a correia em “V” saltasse
1-0221638 Tampas que abrem para ventilação no painel lateral dianteiro – invariavelmente chamadas agora de “ventilaçaõ das partes”
1-0224763 Luva para guiar a mola de retorno do cabo do acelerador
1-0225376 Carcaça do motor feita de Elektron (antes de alumínio aproveitado)
Mar Distribuidor marcado com número e letra, indicando mês e ano, respectivamente
1-0241734 Engrenagem do comando feita de Resitax, um material sintético – modelos Export apenas
1-0242600 Silenciador – tubo de saída modificado
Abr 1-0243731 Emblema aplicado entre a maçaneta de alumínio polido e o friso central da tampa do porta-malas representa o brasão do Conde von Schulenburg, um lobo avermelhado posicionado entre as torres do castelo branco sobre fundo azul, montado sobre uma base de alumínio conhecido por muitos anos como o Escudo de Wolfsburg
1-0244003 Amortecedores telescópicos de dupla ação no lugar de amortecedores de ação única tipo joelho no Export e Cabriolet
1-0244668 Inserto de alumínio polido na borracha de vedação do para-brisa – 8 mm de diâmetro fixado por 36 clipes
1-0241638 Abertura do capô por cabo Bowden – antes por maçaneta. Só Cabriolet: porta-luvas com chave, porta-mapas nas portas, interruptor adicional da luz interna da porta
1-0246090 Gerador RED 130/6-2600 AL 16 (AL 15 antes)
Jul 1-0272406 Coifa de borracha na alavanca do freio de mão
Ago 1-0276126 Válvulas de ventilação de cabine – novos tela-filtro e alavanca de comando
Set 1-0287416 Parafusos de roda deixam de ser incluídos no jogo de ferramentas
Out 1-0286592 Pontos do macaco reforçados
Nov 1-0304210 no banco traseiro eliminadas
Dez 1-0308653 Lâmpada do indicador de direção no painel 6 V 0,6 W, antes 1,2 W

 

1952________________________________________________________

Outubro viu uma revisão do modelo Export com mais material brilhante, painel completamente redesenhado (também aplicado no modelo Standard), mais sincronização nas marchas à frente menos a primeira.

Todos os carros saem com pneus menores porém mais largos – os novos Fuscas são às vezes chamados de painel oval dividido ou Zwitters.

Jan 1-0316900 Coifa no túnel da alavanca do freio de mão (só Export)
Fev 1-0324758 Reservatório do fluido de freio sem bóia
Mar 1-0338059 Tubo de conexão entre saída do escapamento e silenciador eliminado
Mai 1-0357667 Mola de válvula única no lugar de duas antes
Jun 1-0365201 Reduzido o diâmetro da porca-borboleta com assento cônico de ajuste da embreagem
01/10/1952 1-0397023 Total redesenho do painel, botão de partida à esquerda do volante de direção na face do painel – à direita antes; velocímetro diretamente acima da coluna de direção; grade do alto-falante opcional retangular no centro do painel (cromada no Export, pintada no Standard); diretamente abaixo da grade, tampa do furo do rádio opcional; entre a grade e o porta-luvas, um pequeno cinzeiro retangular – inicialmente sem botão puxador da tampa retangular do porta-luvas, com tampa articulada e botão para abrir

 

.MODELO DE FUSCA PARA EXPORTAÇÃO

• Luzes para pressão de óleo (vermelha) e gerador (verde), aro brilhante no instrumento no modelo Export.

• Interruptores de luzes e limpador – à esquerda da tampa do rádio – botão de puxar em ambos (giratórios antes)

• Botão do afogador (cor de marfim no Export) à direita da tampa do rádio (antes no túnel próximo à alavanca de câmbio)

• Saída de ar para o para-brisa mais largas

• Luz interna retangular acima da coluna da porta esquerda (antes circular acima do painel do vigia dividido); interruptor para operá-la, remotamente antes – localizado sob o painel próximo da coluna de direção

• Ajuste do aquecimento por botão giratório atrás da alavanca do freio de mão marcado com setas direcionais H mais A e Z (H = Heizklappenzug – controle do aquecedor, A = Auf – abrir, Z = Zu. Fechar; as letras saíram nos carros para os EUA depois de pouco tempo mas permaneceram no modelos Export para a Europa

• Cinzeiro traseiro retangular agora – cromado, frisado, com pequeno puxado cor de marfim (circular antes)

• Coletor de admissão dotado de tubo de pré-aquecimento fundido em alumínio

• Carburador Solex 28 PCI (antes 26 VFIS)

• Barras de torção com seis lâminas (cinco antes); diâmetro da barra de torção reduzido de 25 para 24 mm

• Curso do amortecedor aumentado de 90 para 130 mm

• Sincronização na 2ª, 3ª e 4ª marchas, Export e Cabriolet

• Suportes metal/borracha na frente e atrás do câmbio

• Pneus – 5,60-15, rodas 4J x 15 (antes 5,00 x 16)

• Cilindros de freio traseiro 17,5 mm (antes 15,9 mm)

• Quebra-vento nas portas. Guias verticais separam quebra-vento e janela principal – cromadas no Export e Cabriolet, pintadas no Standard.

• Três voltas e um quarto para levantar ou baixar os vidros pela manivela (antes, dez voltas e meia)

• Maçaneta “T” substituiu tipo vertical na tampa do motor (com chave, opcional)

• Revestimento fonoabsorvente atrás do motor em seu compartimento

• Para-choques redesenhados – mais pesados e largos; rebaixo central eliminado. Garras curvadas e mais fortes (cromadas no Export e Cabriolet, pintadas no Standard)

• Buzina do modelo Standard relocada para o para-lama, como no Export. Corte no para-lama e grade pintada, mas sem grade falsa no para-lama direito

• Grades da buzina verdadeira e falsa de formato oval versus circular antes e um pouco maiores.

• Grade falsa – máscara de metal preto por detrás, com corte no para-lama sob ela, ficando igual ao para-lama com buzina

• Friso de alumínio de 8 mm adicionado em todas as janelas. Vedação modificada, eliminada necessidade de clipes de fixação

• Emblema no capô feito de alumínio estampado em vez de fundido, oco e cortado, com quatro orelhas de fixação

• Nova e menor carcaça central da iluminação da placa, mais alta no centro, lâmpada e lente menos escondidas. Função “Nariz do Papa” restrita à iluminação da placa

• Novas lanternas traseiras de desenho oval com aro cromado à volta das lentes voltadas para trás; em cima da carcaça de metal cortada fica o coração de cabeça para baixo – daí o popular apelido de luz traseira de coração – para função de luz de freio, as ovais para luzes traseiras

• Cor do volante de direção alterada de marfim para cinza-bege. Nos Fuscas Deluxe para exportação o botão de buzina no centro com o Brasão de Wolfsburg em dourado; modelo Deluxe para o mercado interno permaneceu com o volante em marfim, mas com o brasão dourado

• Espelho retrovisor interno redesenhado – cantos mais arredondados

• Caixa dos fusíveis para luz de freio e traseira atrás do painel

• Limpador de para-brisa – maior varredura, maior potência e auto- parada (só Export)

• Montagem intermitente de tanques de combustível com bocal e tampa de 60 mm – mas o de 100 mm permaneceu o mais comum

• Bateria de 70 A.h (antes 84 A.h); cinta longitudinal, antes em ângulo reto em relação à linha de centro do carro

• Mudança no acabamento – porta-malas, laterais e estribos (modelo Export); aparência mais suave, ranhuras eliminadas, liga leve não-corrosiva, polidos e anodizados. Base do Brasão de Wolfsburg modificada – parte de cima mais larga, acabamento anodizado.

• Corta-chama no filtro de ar de cone de feltro

 

1953_____________________________________________________________

A segunda mudança ocorreu em dezembro, quando o motor de 25 cv foi substituído pelo de 30 cv.

Data Chassi nº Alteração
Jan 1-0428221 Grampos de fixação no filtro de ar em banho de óleo
1-0433397 Giclê corretor de ar no carburador 200 (antes 190). Válvulas de esfera de bronze no carburador (antes aço)
1-0435509 Folga de válvulas 0,10 mm (antes 0,15 mm)
Fev 1-0441708 Castanha da porta ajustável (não era)
10/03/1953 1-0454951 Vidro traseiro oval ligeiramente curvo substituiu os dois planos do Fusca split-window – 23% de aumento de tamanho; vidro de segurança no lugar de vidro comum, friso de alumínio anodizado
Cinzeiro agora com botão de puxar
Luz interna com botão para desligar; lâmpada de 10 W (antes 5 W)
Luz-espia de seta única no velocímetro – duas antes
Jun 1-0495968 Furoe para as árvores dos limpadores de para-brisa 8 mm mais fundos
Mecanismo de sustentação da tampa do porta-malas aberta mais curto – alterando e reduzindo o ângulo da tampa quando levantada
Jul 1-0503371 Trinco dos quebra-ventos com botão de travamento – antes sem
Ago 1-0517304 Barras de torção dianteiras de seis para oito lâminas
1-0517880 Copos de proteção dos rolamentos dianteiros não vêm mais com graxa dentro
Nov 1-0552991 Letras no botão giratório do ar quente eliminadas (Standard)
21/12/1953 1-0575415 Novo motor de 30 cv
Reservatório do fluido de freio atrás do estepe em vez de sobre o cilindro-mestre
Saídas de ar quente aumentadas – tornando-se ovais com tela de arame – frisos também ovais
Saídas de ar quente na traseira eliminadas ao mesmo tempo
Dez 1-0575417 Potência do dínamo aumentada de 130 W para 160 W
Ajuste da intensidade da luz do instrumento, que passa a automática
Luz interna agora acionada por interruptores nas portas – esquema de três vias
Limpadores de para-brisa – braços de seção chata, palhetas de seção espinha-de-peixe e braços pintados de cinza prata (cromados antes
Correia do dínamo mais fina, inserto de fibra em vez  de cordonéis de borracha
Botão de arranque eliminado por a função de a partida estar integrada ao interruptor de ignição (botão menor, montado no painel, no período final)
Braçadeira de fixação da bateria – novo tipo passando por cima, pelo centro (antes fixada por molas)

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