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SEGURANÇA NA PANDEMIA: RENOVAÇÃO DE AR EM ÔNIBUS É MAIS EFICIENTE QUE EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES

ESTUDO COMPROVA QUE VEÍCULOS MARCOPOLO TÊM RENOVAÇÃO DE AR MAIOR QUE A EXIGIDA EM SUPERMERCADOS, AGÊNCIAS BANCÁRIAS E AEROPORTOS, ENTRE OUTROS LOCAIS

identicon por Autoentusiastas
18/05/2020
em AE, Destaques, Notícias
Foto: divulgação Marcopolo/Edypo Pinheiro Alaniz -
Imagens: Engenharia Marcopolo

Foto: divulgação Marcopolo/Edypo Pinheiro Alaniz - Imagens: Engenharia Marcopolo







Notícia Marcopolo

Recente estudo realizado pela Marcopolo, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, demonstra que a renovação de ar no interior dos ônibus da marca garante segurança e bem-estar para os clientes e usuários do transporte coletivo. Todos os ônibus produzidos pela empresa obtiveram desempenho acima dos padrões exigidos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também estão alinhados com as orientações e recomendações para renovação de ar e sistemas de ar-condicionado da OMS (Organização Mundial de Saúde) e Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado (ASHRAE, na sigla em inglês).

Conforme testes realizados pela encarroçadora, foi possível comparar, em termos de renovação de ar por pessoa, os valores de um ônibus em relação a uma série de outros ambientes, cujas recomendações para renovação de ar são descritas através da norma ABNT NBR 16401. Os ônibus da marca são equipados com dispositivos para renovação de ar abrangendo sistemas naturais como tomadas de ar dinâmico até sistemas forçados como ar-condicionado, onde são capazes de proporcionar a renovação de ar por passageiro variando de 5,6 l/s·pessoa até 23,7 l/s·pessoa. Os dados obtidos abrangem todas as marcas e modelos de carrocerias da Marcopolo e os valores foram obtidos considerando as condições de lotação máxima e variando a condição do veículo estático e dinâmico e, também, as velocidades. Neste estudo constatou-se que as carrocerias de ônibus Marcopolo proporcionam uma renovação de ar até 63% maior do que a vazão exigida em estabelecimentos como supermercados (independente do porte), agências bancárias e saguões de aeroportos.

Esquema de exaustão

Segundo Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, a realização do estudo teve como objetivo dar segurança e tranquilidade, tanto para os clientes e usuários do transporte coletivo quanto para operadores, e demonstrar que, quando utilizados de maneira correta, os sistemas de renovação de ar dos ônibus proporcionam o fluxo e renovação de ar necessários para colaborar com a não disseminação do Covid-19.

“No momento delicado no qual nos encontramos, existe apreensão quanto a possibilidade de contaminação através de vias aéreas causadas por agentes patológicos, como vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados. Os estudos demonstram que a capacidade de renovação de ar dos dispositivos de ar-condicionado em ônibus, aliada a medidas de segurança como o distanciamento necessário, uso de máscaras e a correta higienização dos veículos e dos sistemas de climatização, é uma importante aliada na prevenção de doenças virais, como é o caso da Covid-19”, explica o executivo acrescentando que a combinação desses fatores torna o ônibus tão seguro quanto outros ambientes públicos.

Equipamento de renovação de ar forçado

De acordo com Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, neste momento, tanto nas cidades e regiões que estão retomando as atividades quanto nas que estão intensificando o isolamento, a necessidade e importância do transporte coletivo público passa a ser ainda maior para a não contaminação e proliferação da pandemia. “O ônibus é um exemplo de ambiente onde a renovação é aplicada para melhorar a qualidade do ar interno, ajudando a reduzir a possibilidade de disseminação do agente patológico. O estudo da Marcopolo também permite apresentar recomendações para melhorar a qualidade do ar interno, bem como os equipamentos responsáveis pela renovação de ar na carroceria de um ônibus”, enfatiza.

Sistema de renovação de ar em ônibus urbano

A norma ABNT 15570 para a renovação de ar para ônibus exige que os mesmos possuam uma taxa de renovação de pelo menos 20 vezes o volume interno útil do veículo (desconsiderando poltronas e demais componentes internos). Conforme explica o professor Dr. Alexandre Vieceli, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sulo (UCSO, foram realizadas medições experimentais das vazões dos dispositivos de renovação presentes nas carrocerias de ônibus Marcopolo para quantificar o volume médio de ar externo admitido em cada tipo de carroceria. A equipe técnica concluiu que os modelos da marca apresentaram vazões equivalentes ou superiores aos ambientes especificados em norma (conforme tabela anexo). 

Higienização correta e eficiente

Além da importância de renovação de ar em ônibus, outro fator determinante para a não disseminação de Covid-19 é a higienização correta e eficiente dos objetos e superfícies para a sua desinfecção e descontaminação. No final de abril, a Marcopolo Next, divisão da Marcopolo focada em inovação, apresentou o FIP Onboard, o primeiro produto de biossegurança para tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais. Desenvolvido em parceria com a Aurratech, utiliza produtos de alto poder bacteriostático, e pode ser aplicado rapidamente no salão de passageiros, cabine do motorista e até mesmo no bagageiro, com ação desinfetante por até 72 horas.

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