• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

STOCK CAR: COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA A MAIOR MENTIRA DAS PISTAS BRASILEIRAS

MAIS UMA TEMPORADA COM NOSSOS MELHORES PILOTOS AO VOLANTE DE CRUZES QUE NÃO SÃO CHEVROLETS E COROLLAS QUE NÃO SÃO TOYOTAS

identicon por Boris Feldman
25/07/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: divulgação Toyota/Luís França

Foto: divulgação Toyota/Luís França







A Stock Car é uma disputa emocionante com automóveis especialmente preparados e que têm como ponto alto o equilíbrio de desempenho. O público vibra com pilotos do naipe de Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Cacá Bueno, Daniel Serra, Nélson Piquet Jr. e muitos outros disputando palmo a palmo o pódio da mais prestigiada categoria do automobilismo brasileiro.

A Stock Car existe desde 1979. As primeiras temporadas contavam com organização e patrocínio da GM e só corriam Opalas especialmente modificados para as pistas. Depois, vieram outros Chevrolets, mas abandonada a ideia do carro original preparado: tornou-se uma “casca” envolvendo um carro de corrida.

Em 2003, a GM se afasta da organização abrindo espaço para outras marcas. Além dos “pseudo” Chevrolets, entraram também no esquema mentiroso simulacros de Peugeot 306, Mitsubishi Lancer e VW Bora. Todos com as entranhas rigorosamente idênticas, escondendo sob uma carroceria de plástico um chassis tubular, motor (V-8 norte-americano), câmbio, suspensão, freios e direção preparados por empresas especializadas.  Nenhum parafuso sequer semelhante ao modelo original, apenas seu logotipo na grade.

O equilíbrio da disputa deu relevância à Stock Car e incentivou o público (nas arquibancadas ou pela tevê) a torcer por suas “marcas”. Na verdade, eram carros de competição procurando levar ao mercado a idéia de estar na pista o mesmo modelo do showroom com algumas adaptações.

As outras marcas desistiram, mas a GM voltou — em 2017 — a investir pesado na categoria, com todos os pilotos ao volante do mesmo “Cruze” com motor V-8 de 5,7 litros, 550 cv, e que, de Chevrolet, só tem a gravatinha na grade.

A grande novidade para a temporada de 2020 que se inicia neste fim de semana no autódromo Ayrton Senna (Goiânia), é a adesão de uma nova marca, a Toyota. A partir de agora, todos os pilotos continuam dirigindo o mesmo carro, alguns mascarados de Cruze, outros de Corolla. Um novo motor V-8 foi desenvolvido nos EUA pela Triad Racing Technologies, de Mooresville, na Carolina do Norte, para a Gazoo Racing, a divisão de competições da marca japonesa. Mas os motores do Cruze  (V-8, com a mesma cilindrada e potência de 550 cv) são também calibrados pela  Giaffone Racing.

Não deixa de ser curioso que pistas e competições sempre representaram um verdadeiro contraponto à imagem da Toyota no Brasil, com modelos “bem comportados”, estilo e mecânica “caretas”. O capricho da marca sempre foi uma inegável qualidade, mas o Corolla, de tão insosso, foi apelidado de “Vovorolla”. Enquanto a Honda, pelo contrário, tem o Civic Si, um esportivo entre os mais rápidos nacionais.

O que vai acontecer a partir deste fim de semana é o reinício de um show nos autódromos baseado numa propaganda enganosa que pretende iludir o público (só na tevê, por enquanto), levando-o a acreditar numa disputa entre carros Chevrolet e Toyota. Além de duvidosa, quase desnecessária, pois a Stock Car independe das fábricas: as equipes contam com poderoso apoio publicitário de fortes empresas das áreas farmacêutica, autopeças, combustíveis, lubrificantes, pneus, baterias e outras. E a presença dos mais festejados pilotos brasileiros (neste ano, também argentinos).

Algumas fábricas (como a Peugeot) já tiveram a cara de pau de anunciar a vitória de “seu carro” na Stock Car como resultado do bom desempenho e resistência do modelo…. Outras investem acreditando que o bom resultado do carro ostentando seu logotipo na grade alavanque vendas. Como dizem nos EUA em relação às corridas de carros turismo:  “Win on Sunday, sell on Monday” (Ganha no domingo, vende na segunda-feira).

Aqui, ficaria mais adequado: “Win on Sunday, lie on Monday” (Ganha no domingo, mente na segunda)….

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com





Tags: ChevroletStock CarToyota
Anterior

A QUEM INTERESSAR POSSA

Próximo

MEU SEGUNDO MONDEO V-6 – POR FELIPE ASSUMPÇÃO

Próximo
Fotos: leitor, a menos que informado diferentemente

MEU SEGUNDO MONDEO V-6 – POR FELIPE ASSUMPÇÃO

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: metropoles.com/cbmdf

TERMOS ERRADOS OU ESTRANHOS QUE VÊM E FICAM

03/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: metropoles.com/cbmdf

TERMOS ERRADOS OU ESTRANHOS QUE VÊM E FICAM

03/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.