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Home MAS

MERCADO EM AGOSTO: RECUPERAÇÃO SEGUE E NÍVEL DE VENDAS DIÁRIAS ATINGE 8,3 MIL

identicon por Marco Aurélio Strassen
21/09/2020
em MAS, Mercado
Foto: AE

Foto: AE





Em agosto a FCA conseguiu atingir patamares de vendas equivalentes às do mesmo mês do ano passado com suas duas marcas, Fiat licenciou 31.365 unidades (vs. 31.333) e Jeep 10.465 (vs. 10.061), esta última até foi 4% superior. A Mitsubishi esteve somente 2% abaixo e a BMW, marca premium, emplacou 16% acima, uma exceção. As vendas totais de automóveis e comerciais leves estiveram a 75% do que foram em agosto de ‘19, o que indica a recuperação segue seu curso, com algumas marcas enfrentando reveses maiores que as outras neste rumo à normalidade, em especial as francesas e japonesas.

Licenciamentos diários (Fonte: Anfavea)

A recuperação segue ritmo diferente num Brasil tão diferente, sempre na comparação de mesmo mês com ’19, enquanto a região nordeste apresentou vendas 11% abaixo, a sudeste esteve 29% menor e é ela que detém históricos +50% dos licenciamentos totais no país. O motor do país pede fôlego. Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, apresentou os resultados da indústria em agosto no último dia 4, em reunião com a imprensa econômica e cadernos especializados e destacou que a despeito de estarmos melhores que em julho, há um longo caminho pela frente até chegarmos aos números pré-pandemia. Diferentemente do que faz todos os anos, teremos nova revisão de perspectivas e projeções para o último trimestre a ser apresentada no próximo encontro mensal.

Fonte: Fenabrave

Os emplacamentos totais foram de 183.395 unidades, sendo 173.822 de veículos leves, 8.076 caminhões e 1.497 ônibus. Os licenciamentos diários de veículos leves, parâmetro tradicional aqui, atingiu 8.277 unidades nos 21 dias úteis do mês, um avanço de 16% sobre julho e é equivalente a agosto de ’16, ano em que o brasileiro defenestrou Dilma da cadeira presidencial. Desde então, a indústria vinha avançando a passos lentos e constantes e deixara definitivamente para trás o desastre “dilmo-econômico”, sem incentivos e sem mágica. Cheguei a sugerir que talvez fosse a hora de pensar em novos incentivos, mas o “day-after” de quando estes acabam se fez sentir nas vendas em vários países europeus. Agosto do outro lado do Atlântico foi um mês desastroso para muitos.

Licenciamentos totais (Fonte: Anfavea)

Também venho batendo na tecla das vendas PcD, não pelo seu fim, mas por mudanças que gerem resultados. Não podemos negar que 22-23% das vendas de automóveis sem recolher impostos não seja uma distorção. O país não tem tantos deficientes físicos assim e tampouco nem todos que usufruem desse benefício tributário têm tolhidas as suas receitas devido a seus problemas físicos. Esse era o princípio básico e fundamental da concessão de zero IPI e ICMS para aquisição de veículos com câmbio automático. Aí vieram os puxadinhos na interpretação da lei e com eles a indústria dos certificados PcD para compra de veículos 0-km.

Numericamente e a grosso modo, se você tem ¼ de suas vendas não recolhendo tributos de 30% (~ICMS e IPI somados), significa uma renúncia tributária total de cerca de 7,5%. Oras, não precisa ser gênio da lâmpada para concluir que se houvesse 7,5% menos impostos para todos veículos 0-km (e PcD para somente os deficientes que têm cerceados seus ganhos e/ou acesso a progressão profissional por sua limitação física, lembrando que esta é mais uma jabuticaba), as vendas em nosso mercado seriam muito maiores, assim como o recolhimento total de tributos. Os governos iriam certamente faturar mais em números absolutos. O que falta e quem falta para trabalhar nesta conta e com as pessoas certas?

Lembremos que antes de 2014, ano que o patamar de vendas totais no Brasil encostava nos 4 milhões, havia redução no IPI para todos veículos e PcD eram uma fração de hoje. Fácil concluir, difícil chegar a novas fórmulas que nos deem mais equanimidade combinada com mercado maior e mais recolhimento de tributos para federação e estados. Aparentemente deixou-se a distorção crescer, gerou-se um mercado exclusivo PcD e a simples remoção deste de forma súbita iria gerar um impacto negativo desastroso na indústria. Algo como Dilma fez, um dèjà-vu. Novamente, desnecessário.

Alguém se lembra o que aconteceu em janeiro de 2015? Dilma removera a última porção dos benefícios de IPI em 31 de dezembro de 2014, último dia de seu primeiro termo e o mercado de automóveis iniciou imediatamente uma súbita trajetória ladeira abaixo, muito maior que 3 ou 4% removidos sugeririam, considerando a elasticidade de demanda desse tipo de bem de consumo. Nem aí eles aprenderam que não só os números em si, mas a confiança do consumidor é ditada por diversos fatores. Talvez o lado bom disso foi o início da derrocada petista. Não queremos de volta. As mudanças anunciadas para janeiro próximo, com novas limitações para concessão do benefício serão leve refresco. A ausência de política industrial transcende governos e parece não a teremos tão cedo. Na base de cada um por si e Deus por todos é que seguiremos no crescimento pífio por longo tempo.

Comparação dos primeiros 8 meses (Fonte: Fenabrave)

Depois do baque do segundo trimestre, as vendas a frotistas (locadoras + PcD) estão voltando aos poucos; em nova comparação de agostos, vendas diretas estiveram 26,4% menores e as vendas no varejo, 28,2% mais baixas, ao que nos parece serem patamares equivalentes. No acumulado de oito meses, como podemos ver na tabela acima, nota-se a queda de vendas a frotistas impactou mais fortemente a Chevrolet (-55%) e a Renault (-51%), duas marcas que tinham forte apelo a eles. Talvez isso explique em parte o porquê da marca americana estar figurando em 3º lugar, depois de anos sucessivos na liderança.

Vendas diretas (Fonte: Fenabrave)

No gráfico acima pode-se notar que as vendas diretas já voltaram a seu patamar habitual e tendem a crescer.

RANKING DO MÊS E DOS PRIMEIROS OITO MESES

A VW seguiu na liderança pelo segundo mês consecutivo, com 34.120 emplacamentos, seguida de perto pela Fiat, com 31.365 e Chevrolet pouco mais atrás, com 28.792. A surpresa do mês foi a Renault em 9º, depois da Honda e a Ford em 7º, depois da Jeep. Tempos estranhos e que também não devem se repetir. Enquanto a Fiat avançou 27% sobre julho, atingindo mesmo nível de vendas de agosto de ’19, a VW avançou poucos 8,4% e Chevrolet 2,7%.

Nos primeiros oito meses a Chevrolet detém a liderança, com 191.283 veículos vendidos, seguida pela VW, com 189.810 e Fiat, com 165.230. A marca sino-brasileira Caoa-Chery já figura em 11º lugar.

Nos automóveis, o Onix retomou a liderança, com 10.609 licenciamentos, seguido por HB20, com 8.489, Gol em 3º com 7.912. Quatro suves na lista dos 10 mais vendidos, T-Cross, Tracker, Compass e Renegade.

Strada nova fez-se aparecer, liderou os comerciais leves com mais folga que antes, foram 8.690 unidades vendidas, seguida pela Toro, Saveiro, Hilux. A marca italiana conquistou 50% do segmento de picapes com somente esses dois modelos. A Strada foi o 3º veículo mais vendido no país em agosto.

Este mês tem o lançamento do novo 208 (foto de abertura), já testado pela equipe do AE.

Até o próximo!

MAS

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

 







Próximo
Foto: pt.wikipedia.org

MAIS UM DIA MUNDIAL SEM CARRO, O DIA MUNDIAL DA IMBECILIDADE

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