Em 11 de março de 1971 surgia o Lamborghini Countach LP 500, com suas exóticas portas pivotadas junto à base do para-brisa. O desenho era assinado por Marcello Gandini, diretor de estilo da Carrozzeria Bertone. A fábrica da Lamborghini está situada em Sant’Agata Bolognese, no norte da Itália e foi fundada em maio de 1963 por Ferruccio Lamborghini.
Foi no Salão de Genebra, na Suíça, que o carro na chamativa cor amarela tornou-se a sensação da mostra daquele ano. A opção por mostrar o novo modelo no estande da Bertone foi motivada porque, no espaço destinado ao estande da Lamborghini havia outra atração, o Miura SV. O Miura foi produzido entre 1966 e 1973, num total de 764 unidades.
Após Genebra, o LP 500 apareceu em todas as revistas e jornais do mundo. O nome LP significa que o motor V-12 ficava em posição longitudinal traseira (Longitudinale Posteriore). O motor do LP 500 era 4.971 cm³, mas o Countach que entrou em produção em 1974, modelo LP 400, tinha motor de 3,9 litros. As versões posteriores tinham motores de 4,8 e 5,2 litros. Outra diferença era o chassi, que no LP 500 era em plataforma e nos modelos de produção, era tubular.
As tomadas de ar para o motor, na lateral, perderam o desenho de guelras de tubarão do LP 500, assim como muitos outros detalhes foram aperfeiçoados durante os três anos de testes. O Countach ficou em produção até 1990, com 1.983 unidades saídas da linha de montagem.
Em 1998 a Lamborghini passou ao controle da Audi AG e, portanto, faz parte do Grupo Volkswagen.
AB