• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home GB

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

LANÇADO EM 1969, TEVE ATUALIZAÇÕES EM 1974 E 2003, E AGORA REAPARECE COM UM ESTILO MARCANTE E ÓTIMA ACELERAÇÃO

identicon por Gerson Borini
16/04/2021
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação Ford

Fotos: divulgação Ford







A Ford apresentou no ano passado a reedição da icônica versão Mach 1 do Mustang para o mundo automobilístico, e agora anuncia que o novo carro passa a ser a única opção de Mustang importada oficialmente pela marca americana para o Brasil. Será um número limitado de unidades, mas sem especificar o total de veículos a serem importados. Portanto, os interessados devem correr para garantir o seu.

A palavra Mach, homenagem ao físico austríaco Ernst Mach (1838–1916), o primeiro a medir a velocidade do som, indica a razão entre a velocidade de um objeto e a velocidade do som (aproximadamente 1.216 km/h), portanto Mach 1 é a velocidade em que um objeto atinge a velocidade do som, momento que a onda de choque provoca um grande estrondo. Esse é o estrondo que o Mustang Mach 1 busca causar novamente após 17 anos de ausência no mercado.

Tradicional desenho cupê de duas portas

A Ford sempre foi uma empresa que buscou a velocidade em seus produtos e isso começou lá atrás com Henry Ford em 1901.  As raízes da empresa no setor aeronáutico aumentaram seu desejo de entregar veículos cada vez mais rápidos e potentes. Aproveitando a façanha de Chuck Yeager que foi o primeiro a quebrar a barreira do som em 14 de outubro de 1947, a Ford batizou seu Mustang 1969 de Mach 1, e em apenas um ano obteve 295 recordes de velocidade e resistência.

Da mesma maneira que aconteceu no passado, o novo Mach 1 traz muitas soluções técnicas adotadas nos modelos Shelby, equipando-o com o potente motor V-8 de 5 litros, funções aerodinâmicas exclusivas, um cockpit voltado para o motorista, e até um pacote de ajuste da suspensão que deixa o carro com características de carro de corrida.

Saídas de escapamento foram aumentadas e extrator de ar ao centro chama a atenção

Verdadeiro muscle-car

A Ford equipou o Mach 1 com seu melhor motor V-8 de aspiração atmosférica, que adicionalmente carrega um pacote de desempenho da Ford Performance, sendo similar ao pacote utilizado nos Shelby. Esse conjunto entrega 483 cv a 7.250 rpm, 17 cv a mais que a versão anterior, e 56,7 m·kgf a 4.900 rpm. É um duplo-comando, de 4 válvulas por cilindro, injeção direta, bloco e cabeçotes de alumínio.  Estão integrados a esse motor alguns componentes do Shelby GT350 como coletor de admissão, sistema de admissão de ar open air box (caixa de ar aberta), corpo de borboleta maior, escapamento e novos radiadores de óleo que auxiliam na capacidade de arrefecimento  do motor em quase 50%.

Motor V-8 e no primeiro plano é possível observar a robusta barra antitorção do monobloco

Enquanto nos Estados Unidos serão oferecidas as versões de câmbio manual de 6 marchas e automático de 10 , para o Brasil a Ford decidiu trazer apenas a opção automática chamado SelctShift. O conversor de torque tem uma calibração específica que permite trocas de marchas com maior rapidez, além de estar equipado com um radiador óleo que aumentou em 75% a capacidade de arrefecimento, permitindo assim uso mais abusivo em pista.

Os números de desempenho para acelerar o bólido de mais de 1.700 kg são atraentes, pois o carro vai de 0~100 km/h em 4,3 segundos, mas tem velocidade limitada a 250 km/h. Esse bom desempenho é obtido com gasolina comum e não há obrigatoriedade para utilizar gasolina premium. Já deu vontade de dirigir só para fazer um teste de consumo de combustível, pois a Ford ainda não divulgou os dados oficiais.

Elementos circulares na grade frontal relembra os faróis de longo alcance utilizado no Mach 1 de 1969

Estilo Mach 1

O novo Mustang Mach 1 tem uma grade dianteira que remete ao desenho original com uma colmeia em 3D e secção frontal com nariz de tubarão e elementos circulares que evocam um falso farol. Difícil entender por que não foi colocado um farol naquele local, como no Mach 1 original de 1969.

Por todo veículo é possível identificar elementos pretos de baixo brilho que realçam o visual do carro e proporcionam um visual premium, porém, permanecendo fiel à herança muscular e ousada do Mach 1 original.

Sem fugir do tema do estilo, a aerodinâmica foi bem pensada e no para-choque dianteiro é possível identificar grades laterais e central desenhadas para otimizar o fluxo de ar, e minimizar o arrasto aerodinâmico, além de melhor direcionar o fluxo de ar para os novos radiadores laterais. Na parte inferior foi adicionado um defletor para melhorar o fluxo de ar, aumentar o resfriamento dos freios e proporcionar um downforce (pressão aerodinâmica vertical) 25% maior na dianteira.

Na traseira foi utilizado o extrator de ar do Shelby GT500 e um novo defletor na tampa do porta-malas, melhorando o fluxo de ar e também aumentando o downforce.

Visual da traseira é bem equilibrado com discreto defletor na tampa do porta-malas

É notório que os departamentos de engenharia e estilo trabalharam em conjunto para desenvolver um produto que atendesse as altas demandas aerodinâmicas exigidas pelos conjuntos de motor, câmbio e freios.

A herança não foi deixada de lado no interior do carro. O painel de instrumentos traz detalhes exclusivos em alumínio e uma plaqueta que identifica a numeração do chassi. Pena que as unidades importadas não terão sequência numeral exclusiva para o Brasil. Os bancos com revestimento em couro possuem uma faixa vermelha similar a utilizada na versão original.

Plaqueta de identificação do número do chassi que virá no painel de instrumentos dos veículos; Ford não informou a quantidade de veículos na série especial

Tecnologia por todos os lados

Para trazer conforto e dirigibilidade o Mach 1 está equipado com suspensão adaptativa através da tecnologia de amortecedores MagneRide®, onde as partículas magnéticas em dispersão no fluido dos amortecedores alteram a sua viscosidade por impulso elétrico e consequentemente a carga de amortecimento. Os sensores distribuídos pelo veículo fazem leitura à taxa de 1.000 Hertz (mil vezes por segundo) e a central de controle emite o sinal para alterar a viscosidade do fluido. O resultado é tração otimizada em acelerações e frenagens, menor rolagem da carroceria e maior aderência em curvas, pois o ajuste é feito independente em cada uma das quatro rodas.

Esquema gráfico do sistema de amortecedor MagneRide

Os freios a disco ventilado nas quatro rodas utilizam disco de Ø 381 mm na dianteira com pinça de alumínio de seis pistões de Ø 36 mm. As pastilhas foram otimizadas para uso em pista, minimizando a possibilidade de fading.

As buchas dos braços de controle da suspensão traseira e do subchassi foram trazidas do Shelby GT500, buscando maior rigidez, o mesmo acontece com as barras antirrolagem que tiveram aumento de diâmetro de 4% na dianteira e 8%, na traseira. Dentro do capô encontra-se a barra antitorção do monobloco, um conceito oriundo do Mustang Bullitt 1968.

Complementando o pacote tecnológico da parte inferior do veículo, a Ford introduziu um sistema de arrefecimento para o diferencial traseiro, herdado do Shelby GT500.

Rodas 19″ com cinco elementos vazados permitem visualizar o freio e compõe um bonito visual ao carro

As funções semiautônomas estão presentes nessa nova edição com destaque para alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa com detector de fadiga, sensor de ponto cego, farol alto automático, sensor de chuva, sensores de pressão de pneus, câmera de ré e assistente de partida em aclive.

O Mustang Mach 1 é o terceiro modelo a utilizar Fordpass Connect, anteriormente já havia sido anunciado no Territory e Ranger. Trata-se de uma central de conectividade e interação com o veículo através de aplicativo de smartphone com diversas funções de leitura e operação remota do veículo. O sistema é fornecido para degustação por 12 meses e após esse período será definido um valor de manutenção.

Em tempos de conectividade o Mach 1 não poderia ficar para trás, portanto, é equipado com o sistema Ford Sync3, com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som premium com 12 alto-falantes e 1.000 W de potência, sistema de navegação, duas portas USB e assistência de emergência.

Interior é desenhado para ser um cockpit; decepção ao ver alavanca de freio de estacionamento convencional

O quadro de instrumentos de 12,3” em LCD é totalmente configurável com informações e indicadores customizáveis, tela adaptada para cada modo de condução e aplicativos de pista como cronometro e mostradores de desempenho.

Através de seletor no console central é possível escolher um dos sete modos de condução (Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e Personalizado), onde oito funções são ajustadas (câmbio, acelerador, freio, controle de estabilidade e tração, amortecedores, ruído do escapamento, e direção), conforme mostrado na matriz abaixo.

Quadro dos motos de condução versus sistemas ajustados

Mercado

Apesar do recente fechamento das atividades fabris no Brasil, a Ford segue apresentando novidades em seu portfólio, mantendo a marca viva por aqui, e esse é o grande objetivo com um produto como este que visa atender a demanda de um público específico, composto por empreendedores, com trajetória profissional marcante, preocupados com a imagem e que principalmente são amantes da velocidade, autoentusiastas e que reconhecem o legado histórico de uma marca como a Mach 1.

Agora que já estamos salivando para dirigir esse novo ícone, podemos dizer que é um produto para poucos. A pré-venda inicia-se nesta semana para reserva preferencial e terá uma versão única ao preço público de R$ 499.000. Corra antes que acabe.

GB

Nota: até o momento do fechamento desta matéria a Ford não forneceu ficha técnica e lista de equipamentos do veículo. Ambos serão publicados quando fizermos a avaliação completa do veículo. Seguem abaixo as cores disponíveis do modelo. Eu fico com o cinza Dover, pois sou discreto.





Tags: FordFord MustangFord Mustang Mach 1GBGerson BoriniMach 1Mach1MustangMustang Mach 1
Anterior

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

Próximo

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

identicon

Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

Próximo
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022
Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022
Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In