• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AB

ALFA ROMEO PARA USO MILITAR

EM 1952 OCORREU O LANÇAMENTO DESSE TODO-TERRENO DA MARCA, TRADICIONAL PELOS CARROS ESPORTIVOS

identicon por Augusto Botelho
24/05/2021
em AB, Notícias
Fotos: Cortesia Collecting Cars

Fotos: Cortesia Collecting Cars







O Alfa Romeo 1900 M “Matta” AR 51, na versão militar, ou AR52, na versão civil, era a resposta da empresa ao vencer a concorrência do governo italiano para produzir um veículo militar, na década de 1950. Apesar da coincidência, AR não significa Alfa Romeo, mas sim “Autovettura da Ricognizione” ou “Veículo de Reconhecimento”. A palavra “matta” em italiano poderia ser traduzida como “louco”.

A versão militar de um projeto com soluções tradicionais

Como não poderia deixar de ser, as corridas estão tão entranhadas no DNA da Alfa Romeo que nem o “Matta” fugiu à tradição. A marca alinhou o utilitário na lendária corrida Mille Miglia de 1952 (foto de abertura) e venceu na categoria dedicada aos veículos militares. O Alfa Romeo 1900 M “Matta” não teve problemas para vencer o Fiat Campagnola com uma vantagem de 42 minutos.

No mundo pós-Segunda Guerra Mundial, as grandes potências europeias estavam impressionadas com os pequenos jipes americanos Willys-Overland MB e Ford GPW. A supremacia deles frente à concorrência era notória. Os Willys CJ — Civilian Jeep — eram a versão civil, produzidos após 1945.

O simpático AR52 após a restauração, notar o  tradicional desenho de grade dos Alfa Romeo

Enquanto muitos governos decidiram encomendar os seus jipes a Willys-Overland, outros, como foi o caso do governo italiano, decidiram lançar uma concorrência para a produção nacional de um veículo com soluções similares às do utilitário todo-terreno  americano.

Duas marcas se interessaram, a Fiat e a Alfa Romeo. Naquela época as duas marcas ainda estavam separadas. E foi o protótipo desenvolvido pela equipe de engenharia da Alfa Romeo, liderada pelo engenheiro Giuseppe Busso, que venceu a licitação.

Surgia o Alfa Romeo 1900 M “Matta” AR51, que daria origem ao AR52, na versão para venda ao público. Busso jogou pelo seguro, baseando-se nos veículos já existentes. O chassi foi quase cópia do Land Rover britânico e o desenho da carroceria foi claramente inspirado no Willys.

O motor foi modificado para as novas funções

O motor era derivado do sedã Alfa Romeo 1900, com 4 cilindros e duplo comando de válvulas, de 65 cv, que passou por diversas modificações para se adaptar às necessidades deste tipo de veículo. A mais importante foi a adoção de um cárter seco, requisito do Ministério da Defesa italiano, para assegurar a correta lubrificação de todos os componentes nos percursos fora de estrada.

Para a movimentação nos terrenos mais difíceis, o 1900 M “Matta” estava equipado com um antigo, mas confiável, sistema de tração total com caixas de redução. O câmbio era manual de quatro marchas. A suspensão dianteira era independente com barras de torção e dois triângulos superpostos em cada lado, um arranjo bem convencional. Na traseira eram utilizados feixes de mola e o tradicional eixo rígido com diferencial autobloqueante.

O interior espartano é um local puramente de trabalho

A carroceria era muito semelhante à do Jeep. O toque da marca italiana foi a dianteira. No lugar das tradicionais aberturas verticais para arrefecimento do motor do norte-americano, os italianos arranjaram as barras horizontais lembrando o símbolo da marca italiana, a tradicional figura estilizada de um coração.

No total, foram produzidas 2.059 unidades para uso militar e apenas 154 unidades para venda a civis. Apesar do sucesso do Alfa Romeo 1900 M “Matta”, em 1955 o Ministério da Defesa italiano rescindiu o contrato, escolhendo a Fiat para continuar a produzir os seus veículos de reconhecimento. O motivo alegado era o fato da mecânica do Fiat Campagnola ser mais simples e menos dispendiosa na manutenção.

Chapas lisas e linhas retas para simplificar a produção

Apesar de ter perdido o fornecimento para as forças militares, a Alfa Romeo continuou a recorrer ao “Matta” como veículo de apoio às suas expedições pelo mundo, eventos que na época serviam para as marcas provarem a resistência e a confiabilidade dos seus modelos.

O Campagnola foi um veículo todo o terreno produzido pela Fiat entre 1951 e 1987, com uma remodelação feita em 1974. Foi assim o veículo da Fiat que mais tempo esteve em produção, exatos 36 anos.

Muitos Alfa Romeo “Matta” se perderam com a ferrugem, mas os sobreviventes são itens valorizados nas mãos de colecionadores, que restauram essas preciosidades para que continuem a rodar e mostrar suas qualidades.

AB





Anterior

F-1 MÔNACO: LECLERC NÃO LARGA, VERSTAPPEN VENCE E LIDERA MUNDIAL

Próximo

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

identicon

Augusto Botelho

Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte, com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4x4 & Pickup, O Candango e Popular Science.

Próximo
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In