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Home AB

ASTON MARTIN VALKYRIE SPIDER, SÓ PARA 85 FELIZARDOS

A EXPERIÊNCIA DA F-1 AGORA A CÉU ABERTO

identicon por Augusto Botelho
17/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Aston Martin

Fotos: Divulgação Aston Martin





A versão aberta do Valkyrie, denominada Spider, consegue ser ainda mais veloz do que o cupê que lhe deu origem. A pressão aerodinâmica gerada pelo Spider a 240 km/h, no programa de pilotagem em pista, é superior a 1.400 kg e a mesma construção ultraleve permite uma velocidade máxima a céu aberto superior a 330 km/h ou mais de 350 km/h com a capota colocada. Para fins de comparação, o Valkyrie cupê tem anunciado pela fábrica um máximo de 1.800 kg de pressão aerodinâmica a 240 km/h e velocidade máxima de 322 km/h.

O piloto senta-se bem à frente, deixando a parte posterior para o V-12

Uma das alterações mais visíveis está nas portas, que agora são as famosas e chamativas portas-tesoura. No cupê elas são do tipo asa de gaivota. Newey refere-se à capota destacável como um simples teto removível em três seções, antes de ressaltar que o maior desafio causado pela sua instalação foi o de manter o desempenho aerodinâmico.

A Aston Martin apresentou o Valkyrie Spider no Pebble Beach Concours d’Elegance, durante a Monterey Car Week, na Califórnia, Estados Unidos. A marca informa que vai proporcionar a sua experiência da Fórmula 1 com um carro de rua, sem teto. Só serão produzidas 85 unidades e os pedidos já ultrapassaram a oferta, conforme divulgado. As entregas estão previstas para o segundo semestre de 2022.

Com o teto removível instalado a velocidade aumenta em mais de 20 km/h

Os Valkyrie Coupé e Spider combinam a tecnologia com a da equipe de Fórmula 1 Red Bull, sob a supervisão do mestre da aerodinâmica Adrian Newey. E o motor Cosworth de 6,5 litros é um V-12 atmosférico e híbrido de 1.155 cv, comum a ambos.

Mas para a versão aberta foi necessária a revisão da sua estrutura de compósito de fibra de carbono, acrescida da recalibração de ambos os sistemas ativos de aerodinâmica e de dinâmica de chassis.

Portas diédricas, as chamadas portas -esoura, um espetáculo à parte

O peso final do Spider foi outra das preocupações. Era necessário conter ao máximo o inevitável aumento de peso motivado pelos obrigatórios reforços estruturais, para manter a rigidez do chassi em compósito de fibra de carbono. A marca não revelou o quanto mais pesado ficou o Spider em relação ao cupê, mas declarou que as diferenças são mínimas entre os dois. A esperar a futura divulgação de dados completos das duas versões.

AB







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Fotos: Divulgação BMW AG

BMW NO PEBBLE BEACH CONCOURS 2021

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