O Salão Internacional do Automóvel de 1955, em Frankfurt, na Alemanha, apresentou novidades que agitaram os entusiastas por carros. Eram os novos BMW 503 e BMW 507 (foto de abertura), projetados pelo desenhista industrial alemão Albrecht Graf von Goertz.
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Nascido em 1914, abandonou o ensino médio e deu as costas a um estágio em um banco na Alemanha. Mudou-se para os Estados Unidos em 1936 e, no cenário automobilístico da Costa Oeste norte-americana, descobriu a paixão pelo projeto de automóveis. Depois da guerra ele trabalhou, entre outros, para Raymond Loewy, um dos mais conhecidos desenhistas industriais do século XX, até se lançar sozinho em 1953.
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Ele já tinha um bom relacionamento com a BMW e seus projetos para o 503 e, acima de tudo, para o 507, o transformaram em um nome de destaque imediato.
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Os BMW modelos 503 e 507 tinham praticamente as mesmas características mecânicas dos sedãs BMW 502. Chassi, motor V-8 de 3,2 litros, eixos e outros itens eram bastante idênticos nos três veículos.
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O BMW 503 tinha 140 cv, chegando aos 190 km/h de velocidade máxima. O BMW 507 tinha 150 cv e velocidade máxima de 220 km/h. Opcionalmente podia ser entregue com 160 cv, para uso mais esportivo. Na década de 1950 isso representava um nível de desempenho bastante elevado.
O BMW 503 era um grã-turismo nos moldes clássicos, extremamente confortável, com um apetite insaciável por longas distâncias e disponível em versão cupê ou conversível.
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O BMW 507 era um carro totalmente diferente. Conversível, baixo e esguio, é até hoje considerado um dos carros mais bonitos de todos os tempos. O desempenho era acompanhado pela sonoridade do motor V-8. Com o teto rígido opcional, foi bastante usado em competições.
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Mas no final dos anos 1950 ambos chegaram ao fim. O BMW 507 teve 252 exemplares construídos, mais dois protótipos, entre 1956 e 1959, e o BMW 503 completou 413 unidades, sendo 274 cupês e 139 conversíveis, igualmente entre 1956 e 1959. Tornaram-se raridades de destaque não apenas pelo desempenho, mas principalmente pelo belo desenho de suas carrocerias.
AB