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Home AB

OS LENDÁRIOS BMW 503 E 507 SURGIRAM NO SALÃO DE FRANKFURT EM 1955

MOTOR V-8 E DESEMPENHO SURPREENDENTE PARA A ÉPOCA

identicon por Augusto Botelho
06/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação BMW

Fotos: Divulgação BMW





O Salão Internacional do Automóvel de 1955, em Frankfurt, na Alemanha, apresentou novidades que agitaram os entusiastas por carros. Eram os novos BMW 503 e BMW 507 (foto de abertura), projetados pelo desenhista industrial alemão Albrecht Graf von Goertz.

O 503 conversível, com o detalhe do vinco que acompanha toda a lateral da carroceria

Nascido em 1914, abandonou o ensino médio e deu as costas a um estágio em um banco na Alemanha. Mudou-se para os Estados Unidos em 1936 e, no cenário automobilístico da Costa Oeste norte-americana, descobriu a paixão pelo projeto de automóveis. Depois da guerra ele trabalhou, entre outros, para Raymond Loewy, um dos mais conhecidos desenhistas industriais do século XX, até se lançar sozinho em 1953.

Passeio com um 507 à frente de um BMW 1600

Ele já tinha um bom relacionamento com a BMW e seus projetos para o 503 e, acima de tudo, para o 507, o transformaram em um nome de destaque imediato.

A carroceria do 503 cupê destacava-se pela coluna traseira esguia

Os BMW modelos 503 e 507 tinham praticamente as mesmas características mecânicas dos sedãs BMW 502. Chassi, motor V-8 de 3,2 litros, eixos e outros itens eram bastante idênticos nos três veículos.

O BMW 502 era um sedã de ótimo desempenho, por conta do motor V-8. Aqui um exemplar do ano de 1954

O BMW 503 tinha 140 cv, chegando aos 190 km/h de velocidade máxima. O BMW 507 tinha 150 cv e velocidade máxima de 220 km/h. Opcionalmente podia ser entregue com 160 cv, para uso mais esportivo. Na década de 1950 isso representava um nível de desempenho bastante elevado.

O BMW 503 era um grã-turismo nos moldes clássicos, extremamente confortável, com um apetite insaciável por longas distâncias e disponível em versão cupê ou conversível.

O interior do 503 cupê era bastante luxuoso. Notar nas portas os botões dos vidros elétricos

O BMW 507 era um carro totalmente diferente. Conversível, baixo e esguio, é até hoje considerado um dos carros mais bonitos de todos os tempos. O desempenho era acompanhado pela sonoridade do motor V-8. Com o teto rígido opcional, foi bastante usado em competições.

O 507 durante uma competição. Observar o posicionamento do corpo do piloto…

Mas no final dos anos 1950 ambos chegaram ao fim. O BMW 507 teve 252 exemplares construídos, mais dois protótipos, entre 1956 e 1959, e o BMW 503 completou 413 unidades, sendo 274 cupês e 139 conversíveis, igualmente entre 1956 e 1959. Tornaram-se raridades de destaque não apenas pelo desempenho, mas principalmente pelo belo desenho de suas carrocerias.

AB







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Foto: eshoje.com.br

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