• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

NOVO C3 ESTARÁ ENTRE OS SUVES COMPACTOS

identicon por Fernando Calmon
23/09/2021
em Coluna Fernando Calmon, Especial - Fernando Calmon - destaques, FC
Foto: Divulgação Stellantis

Foto: Divulgação Stellantis







A crescente procura pelos suves vem impulsionando as vendas e o avanço de participação de mercado. Mesmo quando se trata de apenas um hatch com a “decoração” externa típica (incluindo indefectíveis barras de teto) e altura de rodagem elevada, as fabricantes preferem enquadrá-lo como suve.

Houve, porém, um posicionamento diferente por parte da Citroën, ao mostrar por videoconferência o novo C3. O modelo exibe estilo típico de suve, inclusive um interessante e incomum efeito visual (vincos largos e côncavos), na parte superior dos quatro para-lamas, que deixa a impressão de ser ainda mais alto. A marca francesa, no entanto, preferiu pré-apresentá-lo como hatch compacto (segmento B).

Há uma razão, obviamente não revelada. Tudo indica que se trata de um posicionamento de mercado da Stellantis para suavizar a “concorrência” interna. Nos filmes revelados até agora do Pulse, aparece o termo “SUV Fiat”. O lançamento deste modelo está previsto até o próximo mês de novembro. Já o novo C3, com mais aspecto de suve do que o C4 Cactus, só chega em março de 2022.

Embora apresentado de corpo inteiro, inclusive a parte interna, nenhuma dimensão e motorização do novo “hatch” foi antecipada pela Citroën. Mas como o modelo também será fabricado na Índia, já se sabe que o carro tem entre-eixos de 2,54 m e comprimento de 3,99 m. O C3 hatch parou de ser fabricado aqui em julho do ano passado e vendido até o começo deste ano, porém era bem menor por dentro (2,46 m de entre-eixos) e pouco menor por fora (3,94 m). O motor será o mesmo já conhecido de 1,6 L, 115/118, porém oferecerá, até um ano depois, o turbo de 1 litro flex que estreará no Pulse.

Além de espaçoso internamente, oferece tela multimídia de 10,1 pol. e, ao seu lado, um útil suporte no painel para encaixar o telefone celular. A conexão pode ser feita sem fio, mas o carregamento não. Há dois pequenos ganchos no centro do painel em que se pode fixar o fio para não ficar solto. Solução simples e efetiva.

O projeto batizado de C-Cubed inclui outros dois lançamentos, em 2023 e 2024, todos produzidos em Porto Real, RJ. A expectativa é por um sedã e outro suve, de maior porte, provavelmente de dimensões entre Renegade e T-Cross.

Oferta de 100% elétricos avança: Volvo e JAC

Por preços competitivos no Brasil, a Volvo passou a dar ênfase total aos modelos híbridos recarregáveis em tomada. O resultado reflete-se em vendas crescentes. Agora a empresa entra no mercado de elétricos com o XC40 Recharge, que apresenta visual praticamente igual ao híbrido plugável homônimo, salvo a grade dianteira sem entrada de ar.

A grade do Volvo XC40 Recharge Pure Electric é fechada (Foto: AE/Gerson Borini)

O elétrico custa R$ 389.950, valor 45% superior ao do híbrido de plugar. A linha atual da marca sueca fica assim totalmente concentrada em modelos parcial ou totalmente elétricos. Uma estratégia diferenciada frente aos concorrentes diretos e indiretos. Só do elétrico pretende entregar 450 unidades e assim assumiria a liderança desse nicho de mercado.

Apesar dos 2.118 kg de massa (500 kg só de baterias), o suve é bastante ágil. Há um motor em cada eixo. Juntos entregam 408 cv e nada menos de 67,3 m·kgf de torque. Isso garante aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 s, de acordo com o fabricante. Alcance declarado (norma WLTP) é de até 418 km, mas na estrada é difícil de conseguir. Durante a apresentação no Rio Grande do Sul, depois de rodar em rodovias por cerca de 200 km, restavam só 33% de carga restante.

Em circuito urbano, com a forte regeneração automática durante as frenagens, o alcance referido é possível. No tráfego em cidade raramente se usa o pedal de freio. O pacote de assistência de segurança ao motorista é completo, como todo Volvo. Os faróis de LED, no entanto, não dispõem de comutação automática alto/baixo como o Jeep Commander fabricado aqui, por exemplo.

No outro extremo da escala de preço está o subcompacto chinês JAC e-JS1, elétrico mais barato à venda por R$ 149.900. O modelo é o primeiro desenvolvido depois que a VW comprou 50% da empresa chinesa. Seu desenho mostra um hatch de linhas ousadas, teto alto pintado em cor contrastante à carroceria e apenas 3,65 m de comprimento. No interior de aspecto minimalista destacam-se tela do multimídia de 10,25 pol., console amplo (inclui botão para freio de imobilização elétrico, bom espaço para recarregar o celular por indução) e uma pequena alavanca na coluna de direção para controlar avanço e ré.

JAC e-JS1, apenas 3,65 metros de comprimento (Foto: Divulgação JAC)

O motor entrega só 62 cv, mas os 15,3 m·kgf de torque garantem agilidade em uso urbano. Suspensões bem firmes e precisão ao volante indicam a “mão” da VW no projeto. A bateria tem apenas 30 kW·h e alcance declarado de até 300 quilômetros. Essa distância é 50% menor em rodovias. Em estrada, apesar de limitado a 110 km/h, dá para guiar sem sustos. Porém, a sensação de pisar um pouco mais no acelerador para uma ultrapassagem rápida e o motor não responder é desagradável. Porta-malas não carrega estepe (há bolsa com kit de reparo) e oferece apenas 121 litros de capacidade.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.






Próximo
Fotos: Divulgação Strasse

PORSCHE RECEBE PREPARAÇÃO OETTINGER PELAS MÃOS DA STRASSE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17