Além de antecipar as prováveis formas do Scénic de quinta geração, esperado para 2024, o conceito Renault Scénic Vision tem novidades em tecnologia: um sistema híbrido com motor elétrico e um extensor de alcance por pilha a combustível de hidrogênio, que obtém a eletricidade a ser consumida. Chamada de H2-Tech, a solução busca substituir a recarga da bateria pelo abastecimento de hidrogênio, que requer poucos minutos.
O carro usa motor elétrico de 218 cv na frente e bateria de 40 kW·h. De acordo com a Renault, o conceito tem uma pegada de carbono 75% menor que a de um elétrico tradicional e pode rodar 800 km com recarga de hidrogênio de cinco minutos. O Scénic Vision mede 4.490 mm de comprimento e 2.835 mm de distância entre eixos, pesa 1.700 kg e usa rodas de 21 polegadas.
O desenho segue mais o formato de suve que o tradicional de minivan, seguido pelo Scénic desde a primeira geração, que também foi fabricada no Brasil. As portas abrem-se em sentidos opostos, sem coluna central, e o interior tem inspiração aeronáutica para o posto do motorista. Um sistema de reconhecimento facial abre as portas e ajusta as configurações do carro ao perfil do condutor. Ainda em sustentabilidade, o conceito usa mais de 70% de materiais reciclados e 95% do veículo são recicláveis.
FS