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Home Avaliações

FIAT PULSE DRIVE 1,3-L MANUAL, COMPLETO PARA O USO

OU A ALEGRIA DE DIRIGIR UM CARRO DE CÂMBIO MANUAL

identicon por Gerson Borini
13/07/2022
em Avaliações, GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor





A linha Fiat Pulse apresenta cinco versões, e o primeiro degrau na escada é A Drive 1,3-L com câmbio manual de 5 marchas que testamos nesta semana. O motor e câmbio bem conhecido da linha Fiat traz confiança e apresenta baixo custo de manutenção, e as características de suve compacto do veículo proporcionam ótima versatilidade para o uso no dia a dia.

Câmbio manual é sempre um prazer de dirigir – e para quem gosta

Os engates do câmbio manual da Fiat já foram desmistificados pelo Bob Sharp nesta matéria  e aqui só me cabe ratificar tudo que já foi dito. Os engates são leves e precisos, e o pedal de embreagem, assim como toda pedaleira tem ótimo posicionamento, proporcionando conforto e facilidade ao dirigir, sem contar o ótimo escalonamento entre pedal de freio e acelerador para aquele punta-tacco “telepático”.

Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP:

YouTube Video

 

Motor e câmbio

O foco desta avaliação foi no conjunto motor e câmbio e sua aplicação no primeiro suve da marca Fiat no Brasil, visto que as outras características de equipamentos, tecnologia, design e segurança já foram bem explanadas pelo Bob Sharp na matéria de lançamento do veículo e por mim na avaliação “no uso” da versão topo de linha, a Impetus.

Motor Fiat Firefly é receita certa para qualquer carro dessa plataforma

O motor Firefly de quatro cilindros e 1,3 litro tem bloco e cabeçote de alumínio com coletor de escapamento integrado ao cabeçote, comando de válvulas acionado por corrente e variação de fase na admissão e escapamento, já que é comando único. São duas válvulas por cilindro com a elevada taxa de compressão de 13,2:1. A potência declarada é de 98/107 cv a 6.250 rpm, e o torque máximo de 13,2/13,7 m·kgf aparece a 4.000 rpm.

Defletor no vidro traseiro prolonga o teto e alonga visualmente o Pulse

Câmbio manual de 5 marchas com embreagem de acionamento hidráulico tem ótimo casamento com o motor e possibilita aproveitar a elasticidade do motor. Passagens em lombadas podem ser feitas em terceira marcha que ainda tem força para retomar velocidade pronta e facilmente. Já com o carro carregado uma segunda marcha ajuda a deslanchar mais rápido.

No gráfico dente de serra do câmbio é possível notar como as marchas ficam mais longas a partir da terceira marcha, e a queda de rotação fica menor a cada troca de marcha

O consumo de combustível no uso geral é outro ponto a destacar. Foram 600 quilômetros rodados na semana, com misto de 50/50 entre cidade e estrada, e o consumo acumulado foi de 11,2 km/l, sempre utilizando álcool. No trecho padrão entre São Paulo e Campinas, pela rodovia dos Bandeirantes com controle de velocidade de cruzeiro ativado a 120 km/h — sim, esta versão do Pulse com câmbio manual tem controle de cruzeiro e limitador de velocidade, algo que muitos dizem que “não dá”. A média foi de 13,9 km/l. e com álcool!

Interior é espaçoso e bem arranjado

Conforto

O veículo testado estava equipado com pneus Goodyear Eagle Touring medida 195/60R16,H que se mostraram adequados quanto à aspereza de rodagem e ao conforto geral. Ao ser exigido nas curvas o ruído foi acima do esperado, mas o grip, ou aderência lateral principalmente, se mostrou eficiente. E ainda nessa condição mais esportiva a rolagem da carroceria não é um item a se preocupar.

Rodas de liga leve de 16″ na versão de entrada é um ponto positivo

O ajuste da suspensão deixou o carro com comportamento dinâmico muito parecido com a versão Impetus testada anteriormente, onde nota-se a preocupação dos engenheiros da Stellantis/Fiat em ter um veículo confortável e adequado para uso familiar.

As linhas do Pulse são todas elevadas e a eliminação de cromados trouxe mais simplicidade ao carro

A suspensão dianteira traz o conceito McPherson com barra antirrolagem, e na traseira o eixo de torção já tem a rigidez necessária, dispensando o uso de barra antirrolagem. Molas helicoidais de constante elástica linear na dianteira e na traseira, juntamente com amortecedores pressurizados com batente hidráulico na dianteira complementam o pacote de componentes.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O controle de movimentação da suspensão permite que a carroceria se movimente linearmente na vertical com grande amplitude, mas sem trazer desconforto e deixando a frequência de trabalho mais suave na traseira, de modo a aumentar a sensação de conforto.

Na vista lateral fica mais clara a altura do veículo em relação ao solo

O revestimento dos bancos em tecido tem toque agradável, padrão de cores mesclado e desenho simples, com a vantagem da característica fonoabsorvente do tecido deixar o nível de ruído interno bem agradável, porém nas aceleradas mais fortes, acima de 4.500 rpm o ruído do motor transmitido pela estrutura do monobloco invade a cabine e pode incomodar alguns usuários mais críticos.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

As medições de ruído mostraram que em velocidades de cruzeiro de 60, 80 e 100 km/h a nível de ruído está abaixo de 70 dBA. Em contrapartida, na aceleração a plena carga, em subida, o nível foi perto de 80 dBA. Na medição mostrada no vídeo chegou a 94 dBA, mas o equipamento estava mal posicionado. Vide gráficos abaixo:

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conteúdo adequado

Mesmo sendo a versão de entrada com preço público de R$ 95.290, a Fiat dotou o Pulse Drive de bom pacote de equipamentos e sistemas de auxilio ao motorista, e segurança passiva. A central multimídia é opcional de R$ 990 que vale a pena ter, pois oferece pareamento de celular pelo Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e todos demais aplicativos disponíveis nos principais veículos da Fiat (e Jeep).

Central multimídia com montagem flutuante e boa visibilidade de todos os instrumentos e comandos

O volante multifuncional tem acabamento texturizado que permite boa empunhadura e firmeza na condução, e os comandos do sistema de áudio estão nas teclas atrás dos raios horizontais. A operação do computador de bordo e do controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade também estão no volante. São duas portas USB instaladas no console central, sendo uma do tipo “C” e uma na extensão do console para a traseira.

Painel de comando que centraliza várias funções, inclusive o bloqueio eletrônico do diferencial

No painel do console central encontram-se os comandos do ar-condicionado, sistema de ventilação e o interruptor para ativação do bloqueio do diferencial (TC+) que facilita passar com o carro em trechos de piso escorregadio ou diferença de atrito do solo sob as rodas motrizes dianteiras.

Porta-malas de 370 litros que não parece ter todo esse volume

Para complementar o conforto e versatilidade de uso do carro, os engenheiros da Fiat disponibilizaram nesta versão de entrada uma boa quantidade de compartimentos e porta-objetos, a destacar o console central e os painéis de portas. Ficou faltando o encosto do banco traseiro ser dividido pelo menos na proporção 50:50. A carga útil de 400 kg do Pulse e 400 kg de peso rebocável colocam-no à frente de outros suves do segmento que não permitem rebocar.

Tradicional foto AE

Conclusão

Para aqueles que gostam ou não tem medo de câmbio manual o Fiat Pulse Drive é uma ótima opção pelo conteúdo ofertado e pelo desempenho e consumo que proporciona. Talvez não tenha nenhum item para destacar como superlativo, mas seguramente é uma versão equilibrada e por estar na categoria suve compacto, e ainda com preços na casa dos 5 dígitos, deve ser considerado em qualquer escolha sensata.

GB

FICHA TÉCNICA PULSE DRIVE 1,3 MANUAL
Motor Firely 1.3
MOTOR
Descrição L-4, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, monocomando com variador de fase, corrente, 2 válvulas por cilindro, flex
Cilindrada (cm³) 1.332
Diâmetro x curso (mm) 70 x 86,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 98/6.000 // 107/6.250
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 13,2 / 4.250 // 13,7  /4.000
Corte de rotação (rpm) 6.500
Taxa de compressão (:1) 13,2
Comprimento da biela (mm) 149,3
Relação r/l 0.289
GERENCIAMENTO DO MOTOR
Injeção Marelli
Ignição Marelli
TRANSMISSÃO
Câmbio Manual de 5 marchas, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,274; 2ª 2,429; 3ª 1,529; 4ª 1,029; 5ª 0,756; ré 4,200
Relação de diferencial (:1) 4,699
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relações de direção (:1) n.d.
Número de voltas entre batentes 2,9
Diâmetro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,5
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/257, pinça flutuante
Traseiros (Ø mm) Tambor/203
Atuação Hidráulica, ABS. duplo-circuito em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6Jx16
Pneus 195/60R16H
Marca Goodyear Eagle Touring
CONSTRUÇÃO Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx n.d.
Área frontal (calculada, m²) 2.23
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.099
Largura 1.774
Altura 1.576
Distância entre eixos 2.532
Bitola dianteira/traseira 1.490/1.510
Vão livre entre os eixos 224
Distância mínima do solo 190
ÂNGULOS
Entrada (º) 20,4
Saída (º) 31
Transposição de rampa (º) 21,3
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.187
Carga útil 400
Máximo rebocável sem/com freio 400 / n.d.
CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível 47
Porta-malas 370
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/l, G/A) 12,6/9,1
Estrada (km/l, G/A) 14,7/10,1
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A)  12,2/11,7
Velocidade máxima (km/h, G/A)) 174/178
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª (km/h) 33
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.640
Rotação à vel. máxima em 5ª  (rpm) 5.400
GARANTIA
Termo (meses) 36
EQUPAMENTOS PULSE DRIVE 1,3 MANUAL
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Acelerador elétrico de comando eletrônico
Ajuste de altura do volante
Alerta de cinto de segurança desatado nos cinco lugares
Alerta de velocidade e manutenção programada
Alto-falantes dianteiros (2), traseiros (2) e antena
Apoios de cabeça com regulagem de altura nos 5 lugares
Ar-condicionado
Assistente de partida em aclive
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Bolsas infláveis (4): 2 frontais, 2 de tórax e cabeça
Câmbio manual de 5 marchas
Carcaça dos retrovisores externos na cor preta
Central multimídia com tela tátil de 8,4 pol. Apple Car Play e Android Auto sem fio, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, porta USB (2):Tipo A e Tipo C
Chave canivete com telecomando para abertura de portas
Cintos dianteiros com ajuste de altura de ancoragem
Cintos traseiros retráteis de 3 pontos
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Conta-giros
Controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade
Controle de estabilidade e tração
Controle de tração plus (bloqueio de diferencial eletrônico)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção eletroassistida
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Estepe temporário
Faróis de LED
Fiat Sound System
Função luz de acompanhamento
Grade preta normal com logo Fiat e bandeira Fiat
Hodômetro digital parcial e totalizador
Indicador de troca de marcha
Lanterna traseiras de LED
Luz de rodagem diurna de LED
Luz no porta-malas
Maçanetas externas na cor preta
Monitoramento de pressão dos pneus
Motor Firefly 1,3 8-válvulas flex
Para-sóis com espelho
Pisca-5 para mudança de faixa
Portas USB traseira tipo A e C
Quadro de instrumentos 3,5 pol. multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Repetidoras de seta laterais de LED
Retrovisores externos na cor preta
Rodas de liga de alumínio 6J x16
Sensor de estacionamento traseiro
Sinalização de freada de emergência
Sistema de partida a frio sem injeção de gasolina
Travamento automático de portas a partir de 20 km/h
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um-toque subida e descida






Tags: Câmbio manualFIATFiat Pulse DriveFireflyGBGerson BoriniPulsePulse Drive
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