O novo Honda CR-V de sexta geração estreia com a responsabilidade de levar adiante o sucesso do suve mais vendido dos Estados Unidos no último quarto de século. Além de maiores dimensões, a marca aposta em um sistema híbrido aprimorado.
O novo CR-V chega em quatro níveis de acabamento: EX, EX-L, Sport e Sport Touring. O desenho mais ousado evolui o tema do anterior, mantendo itens tradicionais de sua identidade visual, como as lanternas traseiras que sobem pelas colunas. O suve cresceu 68 mm em comprimento e 40 mm em entre-eixos, mudança necessária depois que o HR-V vendido nos EUA também aumentou (o mesmo carro que será vendido no Brasil em 2023, talvez como ZR-V).
O interior ganhou espaço, assim como o porta-malas (1.028 litros medidos até o teto, padrão nos EUA), e o painel recebe tela de 9 pol. para a central de áudio nas versões superiores. Outros itens são carregamento de celular sem fio, sistema de áudio Bose de 12 alto-falantes, assistências Sensing com nova câmera e radar, monitor de pontos cegos de série, leitor de sinais de trânsito e bolsas infláveis traseiras de impacto lateral e de joelhos.
O CR-V Sport e o Sport Touring combinam motor atmosférico 2-litros a gasolina a dois motores elétricos para 204 cv e 34 m·kgf combinados. As versões EX e EX-L usam o turbo de 1,5 litro com 190 cv e 24,7 m·kgf. Nos dois casos o câmbio é automático CVT. Suspensão e tração integral foram aprimoradas e, pela primeira vez, o CR-V traz controle de velocidade em descida.
O novo CR-V será construído em três fábricas em Ohio, Indiana e no Canadá. Desde 2006, a Honda produziu mais de 5 milhões de CR-Vs na América do Norte, metade deles nos EUA. Sua chegada ao Brasil é esperada para 2023 apenas com versão híbrida.
FS