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Home Business

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA OUTRAS UNIDADES DA FORD AO REDOR DO PLANETA E PARA CLIENTES DE TODAS AS MARCAS E NATUREZAS

identicon por Gerson Borini
11/08/2022
em Business, ELETROentusiastas, GB, News
Fotos: autor

Fotos: autor





A Ford abriu as portas do Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, renomeado Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, para a imprensa especializada das áreas automobilística e de tecnologia conhecer o dia a dia dos engenheiros que ali trabalham e, principalmente, para mostrar alguns dos recursos e instalações disponíveis que, a partir de agora, fazem parte do novo modelo de negócio da filial brasileira. O complexo de pistas e laboratórios situado a 130 quilômetros a oeste da capital passa a ser um centro de prestação de serviços que pode ser contratado por fabricantes que não dispõem desse tipo de instalação. A estimativa é de R$ 500 mil de faturamento já em 2022, porém não foi divulgadaa lista de empresas ou serviços contratados.

Alex Machado iniciou sua carreira na Ford como estagiário de engenharia no campo de provas e hoje é o diretor das operações de engenharia da Ford no Brasil

Ao completar 40 anos de existência, o campo de provas possui cerca de 20 quilômetros de pistas pavimentadas, com vários tipos de calçamento, desde paralelepípedos similar à época do império até circuito asfaltado ao nível dos autódromos mais modernos, onde é possível realizar vários tipos de testes de desenvolvimento e validação de veículos. Adicionalmente há ainda 40 quilômetros de pistas não pavimentadas com trechos para testes de penetração de poeira, e até pista de fora de estrada severo que somente veículos com tração 4×4 e reduzida conseguem superar as dificuldades.

Em termos de laboratório foram mostrados alguns dos equipamentos para gravação e análise de ruídos e vibrações, e o simulador de pistas de quatro vias, onde o veículo é ali colocado e sinais coletados nas pistas ou sinais randômicos podem simular diversos tipos de piso, lombadas, depressões, buracos de forma repetitiva. Esse tipo de equipamento é muito utilizado na indústria automobilística há muito tempo e busca identificar ruídos nos diversos sistemas do veículo de forma mais rápida é prática.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Veículos especiais

Recentemente a Ford anunciou o aumento da equipe de engenheiros para 1.500 profissionais que estão distribuídos entre a sede em Camaçari, BA e o campo de provas. Esse corpo técnico está com a incumbência de prover serviços de engenharia para as demais unidades de engenharia da Ford no mundo e segundo Alex Machado, diretor da engenharia da Ford, 85% das atividades da sua equipe são para dar apoio as operações da Ford globalmente.

No primeiro plano aparece a Ranger policial e ao fundo o Transit transformado em ambulância

Uma equipe de engenheiros locais tem a responsabilidade de desenvolvimento de adaptações para os veículos comercializados localmente, e como exemplo de serviço realizado por esses engenheiros foi apresentada uma picape Ranger modificada para uso policial e um utilitário Transit transformado em ambulância. Os engenheiros dessa equipe trabalham em sincronia com os fornecedores dos implementos e estão aptos a desenvolver e validar diversas soluções, de acordo com a necessidade dos clientes.

O laboratório de emissões também está disponível para serviços a terceiros; apenas dinamômetro 4×2 onde veículos de tração integral têm que ser reconfigurado para execução do teste de emissões ou de consumo de combustível

Experiências a bordo

Depois da oportunidade de dirigir o Bronco Sport e a Ranger FX4 pelas pistas fora de estrada do complexo, e comprovar novamente a ótima adequação desses produtos ao uso recreativo e laboral em tais situações, foi apresentado o robô que substitui o motorista para testes que precisam de repetibilidade.

Um Bronco Sport estava com o equipamento montado e dois engenheiros fizeram a demonstração da capacidade de repetir manobras de aceleração, curvas e até frenagem em situação de emergência, sem a interferência do motorista.

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Em outro momento foi possível dirigir a picape Ranger e experimentar a atuação do sistema de frenagem autônoma de emergência devido a um veículo parado na via e uma bicicleta atravessando-a. São situações que nos testes semanais que executamos no AE não podemos simular por não termos os recursos para isso. Dentro de um campo de provas tudo é feito com muita segurança e principalmente repetibilidade.

E não poderia faltar uma volta na pista de alta velocidade com o Mustang Mach 1, onde o engenheiro-piloto Luís Gozzani, único latino-americano que possui nível 4 na escala de pilotos de testes da Ford, conduziu o bólido praticamente no limite da pista, que por incrível que pareça ainda está abaixo do limite do carro.

Esse Mustang Mach1 deu várias voltas na pista em ritmo alucinante, e segundo o engenheiro de testes os freios dos demais veículos da marca estão aptos a esse uso abusivo

A cereja do bolo

A eletrificação também faz parte dos planos da Ford para o Brasil, e para mostrar que o novo centro de desenvolvimento está no apto a trabalhar com novas tecnologias, fomos levados até uma sala secreta onde estava o Mustang Mach-E. O suve superesportivo elétrico da marca que atualmente está com vendas esgotadas nos EUA, e que ainda não tem previsão de data de vendas no Brasil. O que foi dito é que o veículo já está em testes no campo de provas, e fica a especulação que logo, logo pode ser anunciado por aqui.

São 480 cv e praticamente 90 m·kgf de torque instantâneo para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Conta com tração integral, sistema de amortecedores adaptativos para dar conforto a um carro com desempenho espetacular, segundos relatos que obtive na mídia internacional.

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Foram poucos minutos ao redor do carro para conseguir descobrir e identificar todos os equipamentos e tecnologias que estão disponíveis, mas ficou a certeza que apesar de a Ford ter deixado de fabricar carros no Brasil, ela não saiu do país e a cada dia surpreende com oferta de novos produtos, tecnologias e, agora, de serviços de engenharia.

GB

Corrigido valor do negócio de US$ 500mil para R$ 500 mil (12ago2021 – 9:45)







Tags: campo de provas de Tatuíengenharia experimentalFordGBGerson Borini
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