O atual e rigoroso inverno no Hemisfério Norte parece que não está sendo nada agradável para Elon Musk. Além das críticas que tem sofrido após assumir o controle da rede social Twitter, o que também acabou se refletindo em forte queda no valor de mercado de sua fábrica de automóveis elétricos, agora a Tesla está sendo multada pela Korea Fair Trade Commission (KFTC, Comissão de Comércio Justo da Coreia) por não divulgar informações corretas sobre a redução da alcance de seus modelos, quando enfrentam fortes quedas na temperatura ambiente.
Conforme informação do site da revista americana Road & Track, a Tesla foi multada em o equivalente a R$ 11,550 milhões por não informar os clientes, de forma precisa, o quanto de alcance seus carros perdem em baixas temperaturas. A KFTC divulgou no comunicado que: “a Tesla exagerou ao ressaltar em seus meios de divulgação que o alcance de seus carros, com uma única carga da bateria, era maior e também que veículo proporcionava menor custo por quilômetro rodado em comparação com veículos a gasolina, além de supervalorizar a eficácia da sua rede de mais de 40.000 supercarregadores nas recargas” (a fabricante informa 15 minutos para carregar a bateria para rodar 320 quilômetros).
O KFTC afirmou que os modelos da Tesla podem sofrer redução de até 50,5% no alcance anunciado quando a temperatura for muito baixa. O site da Tesla dá dicas e diretrizes de como reduzir o consumo de energia em tempo frio, como pré-condicionar suas baterias deixando o carro estacionado em garages com aquecimento ou usar o aplicativo de bordo para acompanhar o consumo de energia. Mas, conforme informação da agência Reuters, o site não aborda nenhum detalhe sobre a possibilidade da natural redução do alcance em baixas temperaturas (abaixo de 7 ºC)..
Como pode-se constatar, parece que tempo frio e baterias não combinam muito bem. Levantamento da publicação americana Consumer Reports detalhou que, no inverno de 2021, ficou constatado que a queda na temperatura reduziu o alcance médio dos carros elétricos a bateria em até 20%, dependendo do modelo e do modo de usar. Esse dado pode ser maior ainda nos carros Tesla, como destacado em testes dinâmicos realizados pela revista também americana Car and Driver, que constatou perda de 35% no alcance do Tesla Modelo 3 (foto de abertura) em clima frio.
RN