A BMW está apresentando a nova geração da Série 5, linha de modelos que produz desde 1972, e que recentemente superou a produção acumulada de dez milhões de unidades. A oitava geração (G60) traz como principal novidade variada gama em oferta de trens de força que vão de gasolina a diesel, híbridos plug-in ou totalmente elétricos.
A nova Série foi desenvolvida para motor a combustão longitudinal ou elétrico. Serão duas configurações de motor a combustão, quatro e seis cilindros em linha, enquanto a versão i5, elétrica, terá inicialmente dois níveis de potência.
Os motores convencionais trazem inovações que incluem o ciclo Miller, que reduz o tempo de abertura das válvulas de admissão. Além disso, dutos de admissão e das câmaras de combustão foram redesenhados e adotadas inovações no controle de comandos de válvulas, injeção, sistema de ignição e direcionamento dos gases de escape.
Estes motores tem a versão mais recente do sistema Valvetronic de controle totalmente variável das válvulas. Seus balancins comutáveis ??no acionamento das válvulas de escapamento permitem interromper a troca de gases quando necessário, reduzindo assim o torque de atrito do motor em fases de desaceleração em cerca de dois terços. Isso permite que a regeneração de energia de frenagem seja mais eficaz no caso das versões híbridas plug-in.
A nova geração do motor 4-cilindros em linha de 2 litros incorpora a mais recente tecnologia BMW TwinPower Turbo (turbocarregador de dupla voluta), com coletor de escape integrado ao cabeçote. Na versão básica 520i o motor entrega 208 cv e 32,6 m·kgf. Com tração apenas traseira, ela acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge 230 km/h.
Nas versões 530i e 530i xDrive, o motor desenvolve 255 cv e 40,8 m·kgf. Isso permite que o 530i acelere de 0 a 96 km/h em apenas 5,9 segundos, enquanto no 530i xDrive, com tração integral, essa aceleração cai para 5,8 segundos. Ambos têm velocidade limitada em 250 km/h. O câmbio automático epicíclico de oito marchas é de série nas versões com motor a combustão.
O motor de 6 cilindros em linha é reservado apenas para a versão 540i xDrive e a futura 550e xDrive híbrida, ambas com tração integral. Este motor só entrará em produção em novembro deste ano. Ele vem com a última versão do sistema Vanos de variação de fase dos comandos de válvulas e seu agora é eletrônico. A faixa de variação estendida tem efeito positivo nas emissões.
O motor de 3 litros, TwinPower tem potência de 375 cv (aumento de 40 cv em relação à geração anterior) e torque de 53,1 m·kgf., que pode ser aumentado para 55 m·kgf., com a potência adicional do sistema híbrido leve de 48 volts nas versões plug-in. O 540i xDrive acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Além desses, também são oferecidas duas versões com motor Diesel, de 2 litros turbo, com potência de 197 cv.
Já o i5 elétrico será oferecido em duas versões no lançamento: eDrive40, apenas com tração traseira, e M60 xDrive com tração nas quatro rodas. O eDrive40, com o motor no eixo traseiro, tem potência 342 cv e torque de 43,8 m·kgf. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e a velocidade máxima é limitada em 192 km/h.
O M60 xDrive com tração nas quatro rodas tem potência total combinada de 598 cv, com o mesmo motor elétrico montado na traseira, com potência de 342 cv e torque de 43,8 m·kgf, e um motor menor montado na dianteira com potência de 256 cv e torque de 37,2 m·kgf. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e tem a velocidade limitada em 230 km/h.
Os modelos i5 de série são alimentados por uma bateria de íons de lítio de 81,2 kW·h. O eDrive40 tem alcance entre 474 e 580 quilômetros, enquanto o M60 xDrive mais potente tem alcance ligeiramente menor de 453 a 514 quilômetros. Ambas versões têm sistema de carregamento AC de 11 kW, mas que pode ser aumentada para 22 kW com um carregador integrado opcional. A capacidade máxima de carregamento DC é de 205kW, com uma carga de 10 a 80% em 30 minutos.
Aa versões híbridas plug-in 530e e 550e xDrive só deverão ser lançadas comercialmente no segundo trimestre de 2024. Ambos modelos híbridos plug-in tem novo motor elétrico montado no câmbio. No 530e, com motor de 4 cilindros e apenas tração traseira, a potência combinada é de 305 cv, enquanto no 550e xDrive, com motor de seis cilindros e tração nas quatro rodas, a potência é de 499 cv.
Para as versões híbridas também foi desenvolvida uma nova bateria de íons de lítio de 19,4 kW·h, que possibilita ao 530e alcance entre 86 e 100 quilômetros em modo elétrico e ao 550e xDrive entre 78 e 90 quilômetros. A BMW também aumentou a capacidade de carregamento AC de seus modelos híbridos da série 5 para 7,4 kW proporcionando recarga mais rápida.
No estilo a nova Série 5 teve visual bem atualizado em relação a geração anterior, o que se pode destacar nas proporções dinamicamente alongadas, no desenho e comprimento do capô, na maior inclinação do para-brisa, na curvatura do teto que flui suavemente para a traseira e na linha do porta-malas com queda de inclinação gradual.
As saias laterais de cor preta proporcionam um contraste com o restante da carroceria, que ajuda a reduzir visualmente o perfil do veículo. As maçanetas das portas são embutidas e a tradicional dobra Hofmeister na coluna traseira é elegantemente destacada por um elemento gráfico com o número ‘5’ em relevo na moldura das janelas traseiras.
Na frente, a clássica grade duplo-rim da BMW mantém a tradição da marca e foi estilisticamente inspirada no design “nariz de tubarão”, que marcou as primeiras gerações da Série 5 por ser projetada para a frente. Nas versões com motor de combustão e híbridos plug-in, ele tem 14 lamelas verticais e opção de contorno iluminado. Já nas versões elétricas o contorno do duplo-rim é mantido, mas o miolo é fechado com plástico preto.
Os faróis duplos característicos da marca são de LED, enquanto lanternas também de LED nas extremidades do conjunto ótico funcionam como luzes de rodagem diurna e indicadores de direção. Na traseira, lanternas planas interpretam as luzes em forma de L, marca registrada da marca, mas com um apelo moderno. Internamente, quatro faixas de LED estreitas alinhadas horizontalmente indicam as funções de iluminação.
A nova Série 5 também tem maiores dimensões do que a geração anterior. O comprimento aumentou em 97 mm, para 5.060 mm, a largura aumentou em 32 mm, para 1.900 mm e a altura aumentou em 36 mm, para 1.515 mm. O entre-eixos também ganhou 20 mm, passando para 2.995 mm. Outro detalhe é o aprimoramento na aerodinâmica, que inclusive incorpora seção plana no lado de baixo da carroceria, com coeficiente de arrasto de 0,23. Os pesos em ordem de marcha das versões da nova Série 5 variam de 1.680 kg no 520i com motor a gasolina até 2.305 kg no i5 M60 xDrive. O porta-malas do BMW i5 é de 490 litros, enquanto no 530i e 530i xDrive é de 521 litros.
Todas as versões da nova Série 5 incorporam o mais recente sistema operacional BMW, versão 8.5. com visualização de mapa residente e botões para o menu inicial, aplicativos, navegação, mídia, comunicação e Android Auto e Apple CarPlay. A Série 5 também recebe a versão mais recente do Assistente de Estrada da BMW, que agora funciona com viva-voz. A atenção do motorista ainda é monitorada por rastreamento ocular, o que permite um curioso recurso, que sugere mudança de faixa quando de uma ultrapassagem ou mudar de caminho, e o motorista pode confirmar essas ações sugeridas apenas olhando para o espelho correspondente.
As versões elétricas são equipadas com molas pneumáticas na suspensão traseira para nivelamento automático com qualquer carga e rigidez ajustável. Para um controle ainda maior sobre a dirigibilidade e estabilidade, o i5 M60 xDrive tem opcionalmente estabilização ativa de rolagem, que substitui as barras antirrolagem por sistema com motor elétrico, permitindo a limitação de rolagem da carroceria, sem a necessidade de uma barra fixa rígida que prejudica a condução em vias de pavimentação irregular
A Série 5 2024 chegará as concessionárias em outubro próximo, com exceção das versões plug-in que serão lançadas no primeiro semestre do próximo ano. Além disso, a BMW confirmou que uma terceira versão do modelo i5 está programada para ser lançada durante o ano de 2024.
RM