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Home AG

LEMBRANDO A HISTÓRIA: LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO VOLKSWAGEN

NO DIA 26 DE MAIO DE 1938, HÁ EXATOS 85 ANOS, FOI LANÇADA NA LOCALIDADE DE FALLERSLEBEN (DEPOIS DA GUERRA CIDADE DE WOLFSBURG) A PEDRA FUNDAMENTAL DA MEGAFÁBRICA PARA PRODUZIR O CARRO DO POVO ALEMÃO

Alexander Gromow por Alexander Gromow
26/05/2023
em AG, Falando de Fusca & Afins, História
Foto: acervo revista LIFE

Foto: acervo revista LIFE





Na quinta-feira da Ascensão, 26 de maio de 1938, a pedra fundamental da fábrica Volkswagen foi lançada perto de Fallersleben em Niedersachsen (Baixa Saxônia) por Adolf Hitler. À sua comitiva juntaram-se 600 convidados de honra e 150 jornalistas. O público chegou de carro, ônibus e 28 trens especiais, enquanto dois ônibus fretados de Stuttgart levaram funcionários do Porsche Bureau ao local. Ao todo, 70 mil pessoas estiveram reunidas no canteiro de obras que foi um esplendor de estandartes coloridos, guirlandas e estandartes com destaque na tribuna principal destinada a três protótipos da Volkswagen. Um sedã, um sedã com teto solar de lona de comprimento total e um cabriolé.

O cenário brilhava com as fardas e os trajes tradicionais dos 3.000 trabalhadores da construção civil que tinham tirado o dia de folga para assistir às festividades, pedreiros de branco com cartolas pretas, carpinteiros de veludo e bombazina pretos, bem como uma guarda de honra militar.

Cenário decorado para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental (Foto: acervo revista  LIFE)

Entre os convidados especiais encontravam-se o conde e a condessa Werner von der Schulenburg, do Schloss (castelo) Wolfsburg (que veio  a dar nome à cidade), que tinham sido convidados juntamente com os 27 outros proprietários de terras expropriados e que mais tarde abandonaram o evento indignados pelo facto de Hitler não ter mencionado os sacrifícios patrióticos dos proprietários cujas terras tinham sido confiscadas e sobre as quais a fábrica e a sua cidade iam ser construídas.

Os altos funcionários do partido dominante abriram as cerimónias com discursos, incluindo um dos gestores de topo do projeto Volkswagen, Bodo Lafferentz, que informou que a KdF (Kraft durch Freude, ou organização Força Através da Alegria) estava destinando 50 milhões de Reichsmarks para a construção da fábrica e estava cumprindo odos os requisitos concebíveis estabelecidos pelo Dr. Porsche.

O automóvel, acrescentou, seria um milagre em termos de preço, custando 990 Reichsmarks. Apontando para a paisagem circundante, do outro lado do Mittellandkanal, disse: “Vamos construir lá a nossa bela cidade que, quando estiver concluída, albergará 90 mil habitantes. A cidade estará entre as mais belas do mundo”.

Hitler discursa durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental (Foto: acervo do autor)

Hitler fez então o seu discurso no pódio: “Quando cheguei ao poder em 1933, vi um problema que tinha de ser resolvido de imediato — o da motorização dos alemães Neste domínio, a Alemanha estava atrasada em relação a todos os outros países. A produção de automóveis particulares na Alemanha tinha atingido o número ridículo de 46 mil por ano. E o primeiro passo para acabar com isto era acabar com a ideia de que um veículo a motor é um artigo de luxo.}
Os fatores que levam as pessoas a procurar produtos mais baratos são simples e sóbrios. Aqueles que têm a possibilidade de comprar artigos caros fá-lo-ão de qualquer forma! As grandes massas, porém, não o podem fazer. É para essas grandes massas que este automóvel foi construído. É para satisfazer as necessidades de transporte dessas massas e para lhes dar alegria!
Este carro terá o nome da organização que mais trabalha para dar alegria e, portanto, força às grandes massas do nosso povo. Chamar-se-á KdF-Wagen! Comprometo-me a lançar a primeira pedra em nome do povo alemão!”

Por isso, o carro foi batizado com o nome Kraft durch Freude Wagen carro da força através da alegria), o que foi uma surpresa total tanto para Ferry Porsche como para o seu pai Ferdinand. “Ficámos horrorizados”, conta. “O meu pai comentou que nunca conseguiríamos vender o carro no estrangeiro com esse nome”. Apesar do decreto oficial, o público em geral continuou a chamar-lhe Volkswagen. Além disso, a fábrica chamava-se oficialmente Volkswagenwerk e assim permaneceu durante décadas, embora a literatura publicitária e outros materiais impressos, como a caderneta de poupança, remetessem ao automóvel KdF-Wagen.

Depois da cerimônia Hitler entra no protótipo cabriolé para se dirigir à estação ferroviária de Fallersleben (Foto: acervo do autor)

Quando as cerimônias terminaram, Hitler sentou-se no KdF-Wagen cabriolé que Ferry Porsche e outros dois haviam trazido de Stuttgart para o grande momento. Em seguida, pediu a Ferry que o levasse de volta à estação ferroviária de Fallersleben no carro, evitando, pela primeira vez, seu luxuoso Mercedes-Benz. Mais tarde, ele prometeu que a nova fábrica seria maior do que a da Ford em Michigan e que também a superaria em produção.

AG

Nota: As imagens e informações contidas nesta matéria  são para fins históricos e educacionais e não pretendem tolerar, apoiar, glorificar ou endossar as ações da ditadura nacional-socialista na Alemanha de 1933 a 1945.







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Fotos: Divulgação Ford

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