• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

LE MANS 100 ANOS: MUITAS HISTÓRIAS – PARTE 1

identicon por Roberto Marks
16/06/2023
em Automobilismo, História, RM
A comemoração dos pilotos da Ferrari no centenário de Le Mans (Fonte: AFP)

A comemoração dos pilotos da Ferrari no centenário de Le Mans (Fonte: AFP)





Buzina, para que buzina?

Em 1922, o Automobile Club de l’Ouest associação que já havia organizado o primeiro Grande Prêmio da França, em 1906, divulgou a proposta de uma competição com a finalidade de contribuir para a evolução e progresso técnico do automóvel. Uma prova de resistência, nas quais equipes de dois pilotos por carro se alternariam ao volante durante 24 horas seguidas. O regulamento era bem complexo exigindo que os veículos estivessem completamente equipados: para-lamas, para-brisa, estribos, espelhos retrovisores e até a buzina. Nunca ficou claro o porquê da buzina, mas regras são regras.

 Correia maldita

Quase 50 anos depois, em 1979, outro fato também curioso provocou a desclassificação do Porsche 936 de Jacky Ickx e Brian Redman, um dos favoritos à vitória, quando a correia da bomba de injeção de combustível arrebentou no meio do circuito. Como tinha uma de reserva a bordo, Ickx fez ele mesmo o reparo. Porém, a correia voltou a arrebentar na pista e a equipe mandou um mecânico levar uma nova correia, que novamente foi colocada pelo piloto. Mas, como o mecânico saiu dos boxes para levar a correia, isso foi considerado uma violação da regra. E regras são regras.

Pane seca e a bicicleta

O Bentley liderando em Le Mans 1923 (Foto: Divulgação ACO)

E a prova era de resistência mesmo, não só para os carros, como também para os pilotos, já que somente eles poderiam tentar consertar o carro em uma eventual pane ou avaria e, inclusive, trocar pneus furados. Isto provocou algo curioso na primeira edição, em 1923. Com pane seca no seu Bentley, John Duff largou o carro no meio do circuito e voltou a pé para a área de largada. Inconformado, Frank Clément, o outro piloto, pegou dois vasilhames de gasolina, pendurou-os com uma corda ao pescoço e, com uma bicicleta emprestada de um gendarme (policial), pedalou em sentido contrário ao dos carros. Abasteceu o Bentley e voltou à competição, a dupla logrando a chegar em quarto lugar. Ao que parece, andar de bicicleta na contramão não infringia as regras. Não se sabe o que ele fez com a bicicleta do policial, mas provavelmente a colocou dentro do “caminhão” e parou no box em seguida para completar o tanque, aproveitando para descarregá-la.

 Piloto fantasma

Na comemoração da vitória Ed Hugus de chapéu sentado na frente do carro (Foto: br.linkedin.com/posts/ferrari_ferraris-heroic-1965-victory-at-le-mans)

Durante muitos anos a vitória da Ferrari em 1965, a última da marca em Le Mans antes de domingo passado, foi creditada a dupla formada pelo americano Masten Gregory e o alemão radicado na Áustria Jochen Rindt, com o 250 LM inscrito pelo NART – North American Racing Team. Mas já há alguns anos um novo nome aparece nesta histórica conquista. É o de Ed Hugus, que foi inscrito como piloto-reserva. Em carta a um amigo, divulgada após sua morte, Hugus relata que durante a madrugada Gregory, que usava óculos de grau elevado, teve problemas com o nevoeiro e parou nos boxes antes do fim de seu turno pedindo para ser substituído. Porém, como Rindt não foi encontrado naquele momento, Hugus conta que Luigi Chinetti lhe deu o capacete de Gregory e o mandou entrar no carro para completar o turno. Pelo regulamento, se por qualquer necessidade um piloto é substituído, ele não pode continuar na competição, mas Gregory não só voltou a pilotar ao amanhecer, como foi ele quem recebeu a bandeirada da vitória. Pela regra, o carro deveria ser desclassificado. Regras sem regras.

 Tríplice coroa

Graham Hill no Matra MS 670 vencedor em 1972 (br.pinterest.com)

Ao vencer a edição da 24 Horas de Le Mans em 1972, com Matra-Simca, o britânico Graham Hill alcançou um recorde que não deve ser superado. Essa vitória foi dividida com o francês Henri Pescarolo. Hill é o único piloto que, além de Le Mans, também venceu a 500 Milhas de Indianapolis, em 1966, e o Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1962 e 1968. E, de quebra, conquistou cinco vitórias no GP de Mônaco de Fórmula 1, em 1963, 64, 65, 68 e 69. Impressionantes conquistas de um excelente piloto que, entretanto, acabou sendo ofuscado pelo talento do amigo Jim Clark.

RM







Próximo
Peter Hickman e a BMW M1000RR (Foro: press.bmwgroup.com/canada)

TOURIST TROPHY 2023: HICKMAN ESTRAGA A FESTA DE DUNLOP

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17