Velozzi Hypercar terá estrutura reforçada com teia de aranha
Ssua estrutura monobloco será moldada com uma mistura de fibras baseadas na seda da teia de aranha, o material mais forte e leve do planeta, juntamente com compósito de fibra de carbono. (CFRP). O site da revista Autoweek publicou artigo a respeito nesta semana assinado pelo especialista em carros esportivos Mark Vaughn.
O projeto, que ainda está no esboço (as imagens de divulgação são apenas desenhos fornecidos pela empresa Spidey Tek, da Califórnia), denominado Velozzi (rápido) Hypercar foi desenhado pelo próprio presidente da Spidey Tek, o salvadorenho de origem corsa, Roberto Velozzi, e por Rich Overcash, ex-aluno do Art Center de Pasadena.
A Spidey Tek mantém parceria com o Centro de Biofabricação Sintética da Universidade Estadual de Utah em pesquisa que aproveita uma proteína especifica da teia de aranha para produzir uma espécie de seda sintética cultivada em alfafa. Após a alfafa colhida, ela é colocada em uma solução para que as fibras da seda possam ser separadas.
A utilização de uma fibra natural em carroceria de carro não é propriamente uma novidade. Na década de 1930, o pioneiro Henry Ford mandou construir uma carroceria com a fibra do cânhamo (ele mesmo!) e fez várias demonstrações tentando, sem conseguir, quebrar a estrutura com uma marreta.
Velozzi quer misturar as fibras da seda de aranha com compósito de fibra de carbono para criar um material ainda mais forte, porém elástico. “A seda de aranha, além de alta resistência, tem também muita elasticidade e uma resistência incomparável em relação à maioria das fibras industriais. Já o CFRP com sua resistência e rigidez inerentes, quando misturado com seda de aranha ganha maior resistência à fratura.”
Isso porque, segundo o empreendedor: “A fibra de seda dobra onde a fibra de carbono quebra, além de custar muito menos que carbono, alumínio ou titânio. Assim ele pretende construir o supercarro mais forte e mais leve já produzido. E, melhor ainda: com motor V-12 aspirado e câmbio manual de seis marchas. “Fiz muitas pesquisas de mercado e às pessoas que mostraram interesse em comprar o carro desejam um V12 a gasolina.”
Um BMW Z3 com motor V-12
O site da revista Auto Motor und Sport, divulgou recentemente imagens do roadster BMW Z3, com motor V-12, que continua guardado na garagem da divisão de modelos esportivos M da marca alemã. Trata-se de um dos muitos protótipos desenvolvidos pela BMW M GmbH, mas que nunca entraram em linha de produção.
O que chama a atenção é que o Z3 foi criado com a proposta de ser um modelo para atender a um enorme mercado consumidor que desejava um esportivo acessível. Foi também o primeiro modelo da BMW produzido nos Estados Unidos, e obteve grande sucesso comercial tendo sido produzidas 297.088 unidades, entre 1995 e 2002.
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Lançado inicialmente com motor de 4 cilindros em linha de 1,8 litro/115 cv, e 1,9 litro/140 cv, seu desempenho decepcionou alcançando aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 205 km/h. Isso fez a BMW oferecer em 1997 a versão com motor seis em linha, de 2,8 litros/193 cv, que em 1999 foi substituído pelo 3,0i de 231 cv.
Ainda em 1997, também foi lançada a versão Z3M com o motor seis em linha S50B32, de 3,2 litros e 24 válvulas, de 321 cv, que acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e alcançava 250 km/h. Na mesma época, a divisão M começou a desenvolver o protótipo com motor V-12 que ilustra a reportagem.
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Em 1999 o protótipo estava pronto montado com o motor M73 de 5,4 litros, que coube no reduzido espaço do cofre. A potência era de 322 cv e o câmbio, de seis marchas. Bem mais pesado do que o Z3 original, esse excesso de peso era provocado pelo motor e refletia na distribuição de peso, dianteira/traseira, de 70-30%.
Segundo consta o protótipo do conceito era funcional e foi testado pela revista automobilística alemã Autozeitung naquele mesmo ano. Os testes revelaram aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e velocidade máxima de 263 km/h. O que não diferenciava muito da versão de motor 6-clindros mas com custo de produção bem maior. Por isso, ficou só no protótipo.
VW divulga vídeo-chamariz do Golf 2024
A Volkswagen mostrou um vídeo no seu canal de notícias nas redes sociais com as primeiras imagens da atualização do Golf Geração 8, que está sendo apelidada de Mk 8,5, para gerar curiosidade. O modelo comemora seu 50º aniversário este ano num momento conturbado da fabricante e deverá ser apresentado oficialmente até o final deste mês.
Nas imagens pode-se notar uma assinatura de iluminação revisada com contornos de faróis retroiluminados e mais angulares, bem como um emblema na dianteiro brilhante — novidade na linha Volkswagen. A mesma assinatura de luz também poderá ser adotada na traseira, mas não deve ter grandes alterações no desenho da carroceria.
Segundo especula o site da revista inglesa Car, as principais modificações devem ser em detalhes na cabine, com destaque para a tela de infotenimento de grandes dimensões e com o sistema MIB4, o mais recente software desenvolvido pelo Grupo VW e já lançado no Passat e Tiguan, bem como nos recentes Škoda Kodiaq e Superb.
RM