Acredito que muitos já tenham visto fotos deste tipo de minimotorhome baseado no VW Beetle. A história deste motorhome feito usando a mecânica do VW Beetle pode ter começado nos Estados Unidos em algum momento da década de 1960, quando sonhadores e construtores estavam cortando VW Beetles para transformá-los em veículos diferentes.
Entre as pessoas que cortavam Volkswagens arrefecidos a ar estava Doug Allenthorpe. De acordo com a edição de fevereiro de 2018 da revista Dune Buggies and HotVWs, Allenthorpe era um designer com experiência na construção de motorhomes. Ele os projetava detalhando os em desenhos de construção.
Na década de 1960, ele pegou um VW Beetle, cortou a carroceria do painel para trás e construiu uma “caixa de acampamento” de madeira em cima do que restou do VW Beetle. Este novo motorhome foi chamado de Lil Bugger.
[Nota do autor: O que é “lil” ou “li’l”? E a forma abreviada de “little” (pequeno em inglês), e que é normalmente escrita como “lil’” ou “li’l”. Ambas as formas são usadas informalmente e na linguagem coloquial para representar a pronúncia de “little” quando ela é pronunciada com um som de vogal reduzido.]
A tal “caixa de acampamento” inteira pesava de 113 a 136 kg e as outras modificações feitas na parte mecânica incluíam pneus maiores, um reforço na estrutura e uma suspensão atualizada. A mecânica do VW Beetle ainda funcionava em grande parte conforme o seu projeto original.
Mas aí a história ficou um pouco mais complexa e eu decidi fazer um fluxograma, onde as atividades (linhas que ligam os eventos) estão numeradas e descritas:
1.– Já foi comentado acima.
2. – Allenthorpe pode ter sido um experiente construtor de trailers e motorhomes, mas não era um homem de negócios. Assim, quando chegou a hora de vender sua ideia, ele se associou a uma empresa. Segundo consta, essa relação comercial foi um desastre total.
3. – A debacle de sua primeira tentativa de negócio com o Lil Bugger resultou na venda dos direitos do projeto para Robert Q. Riley, proprietário da Robert Q. Riley Enterprises, LLC (Limited Liability Company. Ltda no Brasil).
4. – Em 1977, Robert Q. Riley queria publicar os planos do kit do Lil Bugger na revista Mechanix Illustrated. Segundo consta, o editor da publicação não queria que o logotipo da sua revista (“MI”) fosse aplicado a um motorhome com o nome Lil Bugger. Assim, o nome foi alterado para “MiniHome” e publicado na edição de junho de 1977 da Mechanix Illustrated.
Mas na foto da capa acima, por baixo desse decalque “MI minihome” de aparência inocente na testada da cabine, ainda estava o nome “Li’l Bugger” considerado ofensivo pelo diretor da revista e que quase matou um conjunto muito interessante de planos de construção deste minimotorhome.
5. – A matéria apresentou o projeto do agora chamado “MI minihome” com vistas à venda do conjunto de desenhos e instruções para que os interessados transformassem VW Beetles em minimotorhomes.
O mini motorhome apresentado pela Mechanix Illustrated tinha design semelhante ao do Lil Bugger, incluindo os bancos giratórios para motorista e passageiro, duas camas e uma cozinha pequena mas utilizável e que tinha um exaustor de fumaça. O MI miniHome também anunciava que a pia e o fogão eram instalados num módulo sobre trilhos para que fosse possível cozinhar dentro ou fora do salão. Abaixo, a visão explodida do projeto:
Tradução das legendas da visão explodida:
-Storage closet: armário
-14’ square roof vent: claraboia quadrada de 14′
-Cupboards & drawer: armários e gaveta
-15’x 46’ picture window: janela panorâmica de 15’x 46′
-Ice box: geladeira
-Stove hood: coifa do exaustor
-Stove/sink drawer use inside or out: gaveta do fogão/pia para uso interno ou externo
-Standard r/v mirrors both sides: espelhos retrovisores externos padrão para motorhomes, de ambos os lados
-Cabover bed/pulls out: cama sobre a cabine/extraível
-Rear bed/pulls out: cama de trás/extraível
-Water tank located under bed: tanque de água localizado sob a cama
-Oversize seats: bancos extragrandes
-14’ plywood floor boards: tábuas de piso de compensado 14”
-Windshield post cut off at cowling: coluna do para-brisa cortada na altura do capô
-Insert 1’-thick fiberglass batts as insulation between framing members: insira mantas de fibra de vidro de 1′ de espessura para isolamento entre os membros da estrutura
-Sidewalls 1”x 2” wood frame: paredes laterais em madeira 1”x 2”
-3’x 3’x 42’ square tube installs on top of shocks/ supports rear of camper: perfil quadrado de 3’x 3’x 42′ instalado acima dos amortecedores/suporta a parte traseira da carroceria
-Sheet metal storage box both sides for propane & battery: caixa de armazenamento de chapa metálica em ambos os lados para gás propano e bateria.
NOTA: medidas em polegadas embora devessem ser marcadas com aspas em vez de apóstrofos
[Fim da tradução das legendas]
6. – Neste caso a revista só vendia o projeto, já que não tinha uma unidade de fabricação.
7. – Como o Lil Bugger não estava mais sob seu controle, Allenthorpe decidiu não desistir de criar um trailer acessível baseado no VW Beetle. Sua próxima iteração seria maior e melhor e, dessa vez, Allenthorpe não perderia o novo minimotorhome para a empresa que deveria comercializá-lo. O novo minimotorhome, lançado em 1975, foi chamado de “Super Bugger”, e era vendido pela Super Campers, de Costa Mesa, Califórnia.
Recapitulando: o Super Bugger consiste em uma caixa de madeira com isolamento de fibra de vidro e revestimento de metal. No interior, os recursos padrão incluíam duas camas de casal, uma pia de aço inoxidável, um banco traseiro, um fogão de duas bocas com exaustor, uma bomba de pia (que eram fixos dentro do motorhome, ao contrário das versões Lil Bugger e MiniHome), bancos giratórios, um tanque de água de 45 litros, um refrigerador e carpete de náilon. As atualizações do chassi incluíram reforços na carroceria, rodas personalizadas e uma suspensão mais robusta..
8. – O Super Bugger nascia de um VW Beetle doador. A carcaça do motorhome foi anunciada para caber em qualquer VW Beetle fabricado entre 1961 e 1977 com motor 1.600 cm³ (caso o carro não tivesse esta motorização era necessário trocar o motor para se ter a potência mínima necessária). Eram oferecidas algumas opções principais para sua construção. Pelo preço de US$ 1.950, era fornecida a carcaça e o comprador tinha que desmontar seu VW Beetle para montá-la (cortar fora a carroceria depois do painel do carro). Se a carcaça fosse para ser instalada no VW Beetle do cliente, isso custaria US$ 2.995, mais US$ 1.000 se fosse desejado ter a carcaça mobiliada, incluindo bancos, amortecedores, tapetes e cortinas. Finalmente, se o cliente quisesse apenas comprar uma unidade pronta para uso, o preço seria de US$ 5.995,00. A esta altura o Allenthorpe já tinha aprendido como conduzir a comercialização de seu minimotorhome.
[Término da descrição do fluxograma]
Explorando um Super Bugger
O Super Bugger que aparece na foto de abertura foi recentemente comercializado. Trata-se de um exemplar muito bem montado por seu comprador que usou a frente e a mecânica de um Fusca 1968 que recebeu um motor 1.600-cm³. Os freios ainda eram a tambor nas quatro rodas.
As portas são grandes.
Este exemplar está equipado com rodas de liga de alumínio de 14″ e 15″ estilo turbina montadas com pneus Autopar 4S IV 185/70 R14 na frente e pneus Cooper Cobra 295/50 R15 atrás. Ele está com suspensão dianteira ajustável e com as barras de torção traseiras reindexadas resultando em uma altura de rodagem mais baixa.
O compartimento dianteiro abriga duas “poltronas do capitão” (com descansa-braços) giratórias estofadas em tecido branco com botões pretos. Os acessórios incluem um punho do freio de estacionamento e acabamento do painel em madeira, carpete verde, ventilador, um televisor de tubo (dos antigos) montado no compartimento da cama superior e um rádio AM/FM tipo push-button, e entrada auxiliar.
O compartimento do motorhome está equipado com sala de jantar, persianas de privacidade, iluminação superior, armários de armazenamento e ventilação de teto, bem como uma cozinha compacta equipada com bancada de madeira, fogão a propano da Trav’ler de duas bocas, pia de aço inoxidável com torneira com bomba manual e exaustor Jensen com luz integrada. O tampo laminado da mesa desce entre os bancos opostos para formar uma cama quando combinado com um colchão, que fica guardado no guarda-roupa.
O motor de 1.600 cm³ de substituição arrefecido a ar está equipado com cabeçotes de dois dutos de admissão, ignição eletrônica, uma bobina de ignição Edelbrock, um medidor de pressão de óleo e um carburador de corpo duplo estilo Weber progressivo. A bateria foi realocada para o compartimento do motor e está equipada com uma chave-geral.
Com várias denominações comerciais, o Super Bugger marcou época e os sobreviventes chamam atenção por onde passam. É surpreendente tudo que foi feito caber dentro deste pequeno espaço. Para acampamento num camping com disponibilidade e instalações sanitárias, até que este minimotorhome dava conta do recado.
Para terminar um vídeo (04:39) com um casal e seu Super Bugger:
Lembrando que:
“Praticamente todos os vídeos do YouTube podem apresentar legendas no seu idioma, pois a plataforma oferece a possibilidade de traduzir as legendas para muitos idiomas (é uma tradução por computador, ele traduz o que ‘entende’ do texto falado).
Para ativar a tradução de legendas, rode o vídeo no YouTube e siga os passos abaixo:
1) Selecione o ícone de legendas (é retangular com linhas de pontinhos), pause o vídeo
2) Clique no ícone de configurações abaixo da tela do vídeo (roda dentada)
3) Clique em Legendas/CC
4) Clique em ‘Traduzir Automaticamente”
5) Selecione o idioma desejado. Clique na tecla play e curta o vídeo”
AG
Para esta matéria foram pesquisados os seguintes sites: theautopian.com com o trabalho de Mercedes Streeter; protected.hostcentric.com da Robert Q. Riley Enterprises; bringatrailer.com – site de vendas que vendeu o exemplar da capa por US$ 27.000,00; mystarcollectorcar.com com atéria apresentada pelo administrador; autoevolution.com com o trabalho de Ancuta Iosub; Wikipedia etc.
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A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.