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Home AG

FALANDO DE MAIS DOIS BÓLIDOS DO PÓS-GUERRA COM MECÂNICA VW

OUTROS DOIS CARROS DE CORRIDA ALEMÃES COM UM DENOMINADOR COMUM: A MECÂNICA VW, DEVIDAMENTE APIMENTADA PARA PODEREM PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES SEM FAZER FEIO

Alexander Gromow por Alexander Gromow
13/01/2025
em AG, Falando de Fusca & Afins
Fotocomposição do Autor

Fotocomposição do Autor





Seguindo a matéria sobre o Petermax Müller nº 41, vamos conhecer dois outros bólidos daquela época, fim dos anos 1940 e início dos anos 1950. Em todos os três exemplos desta série os carros partiram do chassi tanto do Kübelwagen como do VW Käfer, de motores VW preparados para competição e de outros componentes VW como a suspensão dianteira. etc.

Na foto de abertura é dada uma prévia, acima com o VLK “Vollstromlinien-Leichtbau-Konstruktion” (Construção leve totalmente aerodinâmica) e abaixo com o Vollmer Hebmüller 1948.

VLK – Construção leve totalmente aerodinâmica

Iniciamos a descrição falando de seu criador Kurt Kuhnke, nascido em 1910 em Stettin, que na época pertencia à Alemanha. Fundou antes da guerra, em Braunschweig uma empresa de transporte, com a qual ganhou tanto dinheiro que pôde comprar uma motocicleta de corrida.

Kurt Kuhnke entrando no seu VLK (Foto: Ultimate CARS/Facebook)

Ele próprio adaptou essa motocicleta DKW de corrida DKW para funcionar com compressor e a partir de 1946 voltou a competir. Paralelamente, ele mandou construir o carro esportivo descrito adiante, baseado em mecânica Volkswagen.

A partir de 1952, ele esteve ativo na Fórmula 3 e, em 1962/63, até mesmo iniciou um projeto de Fórmula 1, que foi malsucedido, com um chassi Lotus e motores de corrida adquiridos da massa falida da Borgward, que faliu em 1961. Infelizmente, essa foi a última atividade de Kuhnke no automobilismo: ele faleceu em 1969 aos 59 anos, vítima de um AVC.

Já no final de 1945/1946, Kuhnke encontrou um engenheiro da VW, Walter Hampel, e surgiu a ideia de um carro de corrida baseado no Volkswagen. O chefe de construção da Volkswagen na época, Josef Kales — oriundo da equipe de Porsche, e a administração britânica, apoiaram o projeto, porém o carro não deveria ser construído na fábrica da VW e não deveria levar o nome Volkswagen, daí a designação VLK descrita acima.

A equipe de trabalho era composta por alguns dos engenheiros responsáveis pelo protótipo Porsche Tipo 64 de 1939.

Porsche Tipo 64 originalmente concebido para a corrida Berlim-Roma, que não chegou a ser realizada devido ao início da II Guerra Mundial (Foto: Prototyp Museum/Hamburgo)

O design do VLK estava representado em uma maquete de madeira utilizada para testes em túnel de vento:

Maquete de madeira do VLK usada nos testes de aerodinâmica em túnel de vento (Foto: Ultimate CARS/Facebook)

Encontraram um barracão fora da fábrica que anteriormente abrigava trabalhadores durante a II Guerra Mundial onde os trabalhos foram realizados.

O chassi vinha de um VW Käfer ou de um Kübelwagen, as fontes de informação divergem a este respeito. A distância entre eixos teve que ser reduzida para 2.200 milímetros. Montadores da empresa Heinrich Schwen & Sohn foram responsáveis por uma estrutura tubular delicada que foi montada no chassi de VW.

Abaixo, fotos da estrutura tubular montada sobre um chassi Volkswagen; imagens que esclarecem como vários carros de corrida da época foram construídos, matando a curiosidade de muitos:

Até o aro para os faróis fazia parte da estrutura tubular (Foto: Ultimate CARS/Facebook)
É bem visível como a estrutura tubular é fixada ao chassi de tubo central Volkswagen. Ao fundo os barracões, alguns usados para alojar trabalhadores durante a II Guerra Mundial (Foto: Ultimate CARS/Facebook)
Um motor foi deixado montado no chassi para permitir sua acomodação ideal na nova carroceria (Foto: Ultimate CARS/Facebook)

Sobre esta estrutura, a empresa Petersen & Sattler instalou uma carroceria aerodinâmica de alumínio:

O VLK e suas linhas aerodinâmicas. Detalhe, o nº 7 foi usado numa corrida em Hamburgo (Foto: Ultimate CARS/Facebook)
Nesta foto é possível ver como era o acesso ao habitáculo do piloto, mostrando que a estrutura do para-brisa se deslocava para frente (Foto: Ultimate CARS/Facebook)

O motor foi equipado com cabeçotes projetados pelo chefe de motores de Wolfsburg, Gustav Vogelsang (o mesmo que preparou o motor do Petermax Müller nº 41), o que inicialmente resultou em 36 cv em vez dos 25 cv de fábrica.

Já na estreia em 24 de agosto de 1947, Kuhnke venceu com o VLK na corrida de automóveis na Autobahn em Braunschweig (num trecho fechado para a prova) — correndo com o nº 54 — na classe até 1.100 cm³, sem contestação. Na corrida no Stadtpark de Hamburgo — correndo com o nº 7, uma semana depois, ele ficou em segundo lugar, atrás de Wilhelm von Müller, de Munique, em um Fiat Especial.

Nesta foto, em plena ação com o nº 45 na Corrida da Floresta de Aachen, o VLK parece se comportar muito bem (Foto: Ultimate CARS/Facebook)
Já nesta foto é visível o trabalho que a suspensão traseira de semieixos oscilantes dava a Kuhnke (Foto: Ultimate CARS/Facebook)

Kuhnke também esteve ativo com o VLK em 1948, embora as vitórias na classe de 1.100 cm³ não tenham se repetido.

A nova administração da Volkswagen (1948-1968), sob a responsabilidade de Heinrich Nordhoff, não estava interessada no automobilismo.

Posteriormente, o VLK foi convertido em um carro esporte aberto e vendido para Richard Trenkel, de Bad Harzburg.

Aqui o VLK já transformado em carros esporte aberto (Foto: Ultimate CARS/Facebook)

Em 1951, Trenkel até instalou um motor Porsche no VLK, mas substituiu o carro em 1952 por um Glöckler-Porsche. O destino do VLK depois disso infelizmente é desconhecido.

O Vollmer Hebmüller 1948

O Vollmer Hebmüller 1948 foi um carro único construído pelo encarroçador alemão Hebmüller para o piloto de corrida Gottfried Vollmer em 1948. Vollmer era um bem-sucedido comerciante de tabaco.

O elegante e bem-acabado Vollmer Hebmüller 1948 (Foto: hebmueller-registry.com)

Este carro de corrida previa um banco para um copiloto que na foto acima está coberto, mas o pequeno para-brisa ficava armado.

A Hebmüller era conhecida pela sua construção de carrocerias de alta qualidade e tinha uma longa história de construção de carrocerias elegantes para vários chassis de automóveis. Como é o caso do Volkswagen 14A, o cabriolé na versão da Hebmüller.

Um belo exemplar de VW Hebmüller licenciado na Califórnia (Foto: Jessica Merz/Wikipedia)

O Vollmer Hebmüller 1948 é um carro de corrida único construído sobre um chassi Volkswagen, tendo uma estrutura tubular. Foi projetado para ser leve e aerodinâmico, tornando-o adequado para corridas. Este carro é uma peça rara da história automobilística e mostra o artesanato e a inovação da Hebmüller durante essa época.

As linhas do Vollmer Hebmüller 1948 eram muito bonitas (Foto: coachbuild.com/forum/)

Na foto acima o habitáculo do copiloto está aberto. A possibilidade de ter um copiloto permitia este carro participar ralis, por exemplo.

Infelizmente não há muitas informações deste belo carro disponíveis, mas, mesmo assim, foi possível fazer este registro.


Com isto terminamos a série de matérias sobre estes bólidos do pós-guerra com mecânica Volkswagen. Mas havia muitos outros e quase todos surgiram na região de Braunschweig e Wolfsburg. O fato do VW Käfer e do VW Kübelwagen terem tido um chassi de tubo central bastante rígido e do motor VW Boxer admitir uma preparação interessante para a época, propiciou resultados consideráveis no seu aproveitamento em carros de corrida.

AG

Para esta matéria foram consultados: facebook.com/AminadabCars fonte de fotos do VLK; minerva-endurance.de com um importante resumo histórico; auto-und-modell.de/; hebmueller-registry.com; coachbuild.com/forum/; Wikipedia, etc.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsKurt KuhnkeVLKVollmer Hembmüller 1948
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Foto: byd.com

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