Em 21 de março de 1975, a Nigéria celebrou a montagem do primeiro VW Fusca em CKD (Completely Knocked Down — completamente desmontado), com peças fornecidas pela Volkswagen do Brasil.

Esse evento marcou o início da produção local e consolidou a presença da marca no continente africano. O Fusca, que já era um ícone global, foi adaptado para atender às necessidades do mercado nigeriano, que buscava veículos robustos e acessíveis.

A fábrica da Volkswagen of Nigeria é localizada em Ojo, na via expressa Lagos-Badagry, na capital da Nigéria, Lagos. Entre 1995 e 2015 esta fábrica permaneceu desativada. A reabertura foi possível graças a uma parceria entre a Volkswagen e o Stallion Group, uma empresa privada. A fábrica retomou a montagem de veículos como Passat, Jetta, CC e Amarok, em linha com o Plano Nacional de Indústria Automobilística anunciado pelo governo nigeriano.

A Nigéria foi uma colônia britânica, e o Reino Unido adota a mão de direção pela esquerda. Inicialmente, durante o período colonial, a Nigéria também utilizava o sistema britânico, trafegando pela esquerda. Contudo, após conquistar a independência em 1960, a Nigéria mudou para a mão de direção pela direita.
Essa transição foi realizada para alinhar o sistema rodoviário do país aos seus vizinhos da África Ocidental, como o Níger e Camarões, que já trafegavam pela direita. A decisão foi prática, visando facilitar o comércio e a conectividade regional com outros países que adotam o padrão internacional de direção à direita.

A Nigéria também teve algo parecido com os nossos “táxis-mirins”. Na foto abaixo, podemos ver novos táxis prontos para entrega na fábrica da Volkswagen em Lagos, Nigéria, por volta de 1981 ou 1982. Os veículos foram fornecidos sem o banco do passageiro dianteiro.

Em comemoração do 10º aniversário da produção do VW Fusca na Nigéria, que ocorreu no dia 21 de março de 1985, foi lançada uma medalha comemorativa, que apresento abaixo, exemplar pertencente à Michel Bigler Collection:


E no ano seguinte a Nigéria homenageou a fábrica de montagem da Volkswagen of Nigeria em Lagos emitindo um selo postal com uma cena da fábrica.

A relação entre o Brasil e a Nigéria foi marcada por uma cooperação estratégica, onde o Brasil não apenas forneceu veículos em CKDs e CBUs (prontos), mas também transferiu tecnologia e know-how para a montagem local, e durou de 1975 a 1985.
Essa parceria ajudou a Volkswagen a se consolidar como uma das principais fabricantes na Nigéria, contribuindo para o desenvolvimento da indústria automobilística no país.

O VW Fusca e seus sucessores se tornaram símbolos de mobilidade acessível na Nigéria. A presença da Volkswagen não apenas trouxe veículos, mas também ajudou a moldar a cultura automobilística do país.
VW Brasília renomeado para VW Igala
Após o sucesso do Fusca, a Volkswagen do Brasil expandiu sua oferta para a Nigéria com modelos como o VW Igala (Igala quer dizer antílope no idioma Iorubá), que era uma versão da Brasília adaptada para o mercado africano. A Brasília de 4 portas, conhecida por sua praticidade, foi exportada para a Nigéria e outros países, onde ganhou popularidade como um veículo confiável e econômico. Curiosamente, no Brasil, a versão de 4 portas era inicialmente destinada a frotistas e taxistas antes de ser comercializada para o público geral.


VW Passat em CKD
O Passat também foi enviado em CKD para a Nigéria, representando uma evolução na linha de produtos da Volkswagen. Com motor arrefecido a líquido e tração dianteira, o Passat trouxe inovação tecnológica e consolidou a reputação da marca como fornecedora de veículos modernos e eficientes.
Esta matéria foi inspirada na postagem do amigo Pete Frost em sua página no Facebook: Volkswagen Factory Pictures – 50th anniversary: The first Nigerian Beetle. As fotos da matéria vêm desta postagem a não ser as indicadas de outra maneira. Agradeço ao Pete por mais esta ajuda.
AG
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