Três Porsches reunidos para comemorar sete décadas no mercado australiano com um passeio. O novíssimo Taycan e os dois primeiros 356 que tocaram o solo australiano, em 1951, um coupé e um cabriolet. Ambos em perfeito estado de conservação e em uso por seus proprietários. Isso confirma que os carros da marca de Stuttgart devem ser mantidos em atividade. A propósito, num anúncio da Porsche sobre manutenção nos Centros Porsche Classic é dito que “mais de 70% de todos os Porsche fabricados continuam rodando. E nós ajudamos a ter certeza de que continue assim.”
O coupé de perfil deixa claro suas linhas aerodinâmicasO passeio começou no porto de Melbourne, local de desembarque das duas unidades, importadas por Norman Hamilton, terminando em Albert Park, circuito de rua ao redor do lago que lhe dá nome. Greg O’Keefe é colecionador da marca e o primeiro cabriolet vendido na Austrália é seu. Alan Hamilton é filho de Norman e tem o coupé.
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Os Porsche de 1951 são conhecidos como Série 356 Pre-A. A Série 356A começou em 1956. Os carros de 1951 já são produzidos em Stuttgart, pela Reutter, com carroceria em aço, e não mais em Gmünd, na Áustria, de onde saíam com carroceria em alumínio. O para-brisa dividido no centro é o detalhe mais característico; em 1952 o vidro passou a ser inteiriço, “dobrado” no centro e ligeiramente curvado nas duas extremidades.
O interior dos dois carros das fotos está em perfeita conservação, com o belo volante “banjo” da época.— na direita, naturalmente. Seus atuais proprietários destacaram a qualidade dos veículos e o prazer de dirigir como características mais marcantes dos Porsches. Quanto ao Taycan, ambos concordaram que “é realmente um Porsche” após o experimentarem.
AB
(Atualizada em 21/03/21 às 11h40, correção no primeiro parágrafo: mais de 70% dos Porsches fabricados continuam rodando, e não um em sete como estava escrito)