A McLaren Automotive está celebrando dez anos de fabricação de automóveis de rua. A história começou em 1963, quando Bruce McLaren fundou sua fábrica de carros de corrida, e ganhou um novo capítulo em 2011, ano das primeiras entregas a clientes do McLaren 12C, o primeiro supercarro da marca.
“A McLaren tem uma conexão muito forte com a História do Brasil na Fórmula 1 e um lugar especial no coração de muitos brasileiros, porque Ayrton Senna conquistou seus três títulos mundiais ao volante de carros McLaren. Já sabíamos que haveria essa conexão emocional quando iniciamos as vendas desses supercarros no Brasil em 2018. Ao longo desses anos, esse reconhecimento e essa identificação superaram nossas expectativas, com uma resposta muito positiva de nossos clientes”, declarou Henry Visconde, presidente da McLaren São Paulo e da UK Motors, importadora oficial da marca para o Brasil.
“Continuamos a construir a história da McLaren ao mesmo tempo em que somos pioneiros em novas tecnologias e abraçamos totalmente a eletrificação. E a melhor maneira de comemorar foi juntar nossos carros em um circuito de corrida famoso e com proprietários de veículos McLaren para desfrutar da experiência”, pontuou Mike Flewitt, ex-executivo chefe da marca, que está deixando a empresa onde trabalhava desde 2012. Ocupava o cargo de executivo-chefe desde julho de 2013. O sucessor ainda não foi definido.
A marca McLaren foi ideia do neozelandês Bruce McLaren, que passou a correr com automóveis na Europa em 1958 e começou sua própria fábrica e equipe de corrida, a Bruce McLaren Motor Racing Ltd, em 1963. Bruce projetou, construiu e pilotou carros que tiveram sucesso em muitas categorias, entre elas Fórmula 1, IndyCar e Can-Am.
A herança dos carros de rua da McLaren remonta a 1969, quando Bruce McLaren projetou e fabricou o M6GT. Só em 1993 a marca voltou a ter um carro de rua, com a chegada do McLaren F1, construído até 1998. Em 2003 surgiu o Mercedes-Benz SLR McLaren, que foi fabricado até 2009. Mas foi nesse mesmo ano de 2009 que uma nova era foi anunciada, com um supercarro totalmente novo, o 12C.
As entregas do McLaren 12C começaram em 2011, produzido no novo Centro de Produção da McLaren em Woking, Reino Unido, onde esse e todos os futuros carros de estrada da McLaren são montados à mão.
Para construir o 12C e seus sucessores em um padrão exato, a McLaren precisava de um centro de produção exclusivo. Na primavera de 2010 foram lançadas as bases para o Centro de Produção McLaren (MPC), com área de 34.500 m². O MPC está localizado próximo ao Centro de Tecnologia McLaren (MTC), em Woking, como já citado. Os dois prédios são conectados por uma passagem subterrânea.
A McLaren Special Operations (MSO), divisão de personalização da McLaren, tem uma equipe altamente especializada para cuidar dos carros dos clientes. Trabalha com clientes individuais para interpretar e realizar a visão única que cada um tem para seus próprios veículos.
A McLaren Customer Racing projeta, constrói e oferece suporte a carros de corrida das categorias GT3 e GT4 em campeonatos em todo o mundo. Sua história começou com o 12C GT3, continuou com o 650S GT3 e atualmente está trabalhando com o 720S GT3.
O McLaren Composites Technology Center (MCTC) é especializada no desenvolvimento de materiais compósitos leves e arquiteturas para carros de passeio e produziu seu primeiro chassi de teste em 2019. De olho em 2030, a McLaren começa a acelerar rumo ao futuro eletrificado que se desenvolverá na próxima década.
AB