Presentes nas versões mais esportivas de diversos veículos dentro do grupo Chrysler desde o começo dos anos 1950, o motor Hemi V-8 chega ao seu final. O som inesquecível dos motores que ouvimos em nossas infâncias e adolescências chegará ao fim em 2023.
Agora a Stellantis decidiu colocar um ponto final em todas as versões Hellcat, equipadas com o motor Hemi V-8. As notícias sobre esse final já eram divulgadas, mas agora a confirmação surgiu numa entrevista do executivo-chefe da Dodge, Tim Kuniskis, durante o Salão de Los Angeles. “Restam apenas mais dois anos para qualquer cliente poder comprar um Hellcat. A partir daí, tornam-se história!” foi a frase que escapou.
O famoso motor Hemi V-8 atualmente tem, no Dodge Charger SRT Hellcat Redeye (foto de abertura), 797 hp, ou exatos 808 cv, aplicando-se o fator 1,0139 para conversão de horsepower em cavalos-vapor. Um sedãzinho quatro-portas básico para os passeios dominicais com a família…
Segundo o site da MotorTrend, “a Dodge está jogando fora a água do banho com o bebê lá dentro”, numa alusão a parar a produção de um motor que hoje equipa as versões mais potentes de seus veículos, como, por exemplo Durango, Challenger e Charger com a sigla SRT.
A justificar esta ideia, o fato de Kuniskis assumir que não serão só as versões Hellcat, mas todos os automóveis Dodge do gênero que sairão de produção, o mais tardar, até 2024.
Quanto ao Charger e ao Challenger, Tim Kuniskis informou que serão substituídos por novos modelos, concebidos com base em novas arquiteturas, mas sem informar se os novos modelos manterão, ou não, as famosas designações.
Seria a estratégia “Never Lift” da Dodge. Aliás, esta nova proposta parece estar em estudos, segundo rumores. Seria um muscle car em versão híbrida plugável, cuja produção só começaria a partir do final de 2022, provavelmente já como modelo 2023. Juntando as peças, coincide com a fala do executivo-chefe da Dodge.
AB