Depois de reinterpretar o Renault 5 Turbo como um divertido carro de 380 cv para drift, a marca francesa mostra no Salão do Automóvel de Paris uma edição moderna e elétrica de outro grande sucesso de seu passado, o Renault 4. O carro-conceito 4Ever Trophy (trocadilho com forever, para sempre em inglês) faz uma homenagem aos 25 anos do reide humanitário 4L Trophy. O longevo R4 foi produzido de 1961 a 1994 em mais de 8 milhões de unidades, que foram vendidas em mais de 100 países.
O R4i foi o carro que introduziu o circuito de arrefecimento selado, trazendo maior eficiência ao sistema.
Com ar de suve, o 4Ever Trophy lembra o R4 original em partes como faróis (com tecnologia Matrix LED), lanternas traseiras e a forma das portas de trás e das janelas finais. As rodas são grandes, de 19 polegadas, e o estepe é acomodado no teto de plástico reforçado com fibra de carbono (carbon fiber reinforced plastic, CFRP). Uma pá e pranchas para desatolar estão na parte superior da traseira. Cada roda conta com um compressor visível, que permite regular a pressão dos pneus de dentro da cabine para se adaptar a qualquer tipo de terreno.
Compacto, o 4Ever Trophy tem comprimento de 4.160 mm, largura de 1.950 mm, altura de 1.900 mm e entre-eixos de 2.570 mm. Não há informações sobre desempenho ou alcance da bateria. Ele não é um simples estudo de salão: segundo a empresa, “prefigura o futuro suve elétrico do segmento B da Renault, que vai transitar com desenvoltura tanto na cidade como nas áreas rurais mais afastadas”.
O modelo de produção será baseado na nova plataforma CMF-BEV, dedicada aos veículos elétricos do segmento compacto. Os futuros R5 e R4 se posicionarão na futura gama Renault da mesma forma que os atuais Clio e Captur. Serão produzidos na fábrica ElectriCity no norte da França.
FS