Sempre fico intrigado cada vez que um fabricante de automóveis fala em SUV, a sigla em inglês de sport utility vehicle, veículo utilitário esporte — esporte no sentido de lazer, como em paletó esporte ou calça esporte. Tanto que aqui no AE passamos há algum tempo empregar o termo suve de tanto ouvir pessoas pronunciarem SUV como se houvesse um ‘e’ final ou então falar letra por letra, esse-u-vê.
Houve pouca manifestação contra no espaço de Comentários, ‘suve” foi compreendido e aceito.
Para minha surpresa, passei a ver a Volkswagen escrever SUVW no seu site, evidência de que não fomos os únicos a partir para uma variação de SUV.
Mas, o que é um SUV, tipo de veículo inexistente nas definições de veículos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, ex-Denatran, Departamento Nacional de Trânsito)? O primeiro veículo assim denominado comercialmente foi o Jeep Wagoneer 1963, fabricado pela Willys-Overland. Por não ser um utilitário austero, pelo contrário, e ter tração na quatro rodas, tinha capacidade de chegar a locais remotos por prazer, por diversão. e não trabalho propriamente dito, embora nada impedisse que fosse usado para isso.
De lá para cá o nome SUV passou a ser usado para definir veículos maiores, especialmente mais altos, e todos, sem exceção, com porta traseira de carga — o que traz outra confusão por ser chamada de hatch, nome genérico de uma tampa que normalmente abre para cima.
Entre nós é hábito denominar um carro de ‘hatchback’ justamente por ter porta de carga, uma vez que por porta subentende-se ser para passagem de gente. Os franceses definem as as carrocerias dos sedãs (berlines) pelo número de portas: duas e quatro, sedã; três e cinco, hatchback, que chamam de hayon.
O Fiat 127 de 1971, do qual derivou o 147, nasceu duas-portas, ganhando a terceira porta (de carga) no ano seguinte.
A suve outro nome se junta, crossover, palavra que em genética significa cruzamento de raças, no caso um suve de construção monobloco em vez de separada, de carroceria aparafusada no chassi. No fim, fora esse pormenor é tudo igual. Por esse motivo deixamos de usa o termo crossover, ficando só suve.
A atribuição do nome suve ou mesmo crossover nem sempre se refere à altura. O VW Nivus, por exemplo, tem 1.493 mm de altura, enquanto o VW up! tem 1.504 mm — 11 mm mais. Outra forma de definir suve é pela distância mínima do solo. Pelo Inmetro, se for de, no mínimo, 180 mm, é suve, caso do Renault Kwid, que a Renault, com todo direito, o anuncia como “O SUV dos compactos”. Mas no AE, pelo seu comprimento de apenas 3.680 mm, o consideramos um hatchback.
Vale lembrar que o nome Jeep passou a denominar utilitários todo-terreno e a palavra acabou sendo aportuguesada como jipe. Ficou um nome tão forte que a Vemag foi obrigada a tirar o nome jipe do seu utilitário, rebatizando-o Candango DKW-Vemag.
Para se ter uma ideia da força desse aportuguesamento, no segundo governo Vargas foi criada a Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI), subordinada ao Ministério da Fazenda, com várias subcomissões, uma delas a de Jipes, Tratores, Caminhões e Automóveis.
Seria perfeitamente cabível o Senatran criar a definição de veículo ‘suve’, acabando com a sigla de duas pronúncias e que representa três palavras em inglês.
A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
BS