A Nissan apresentou ontem (29), no Rio de Janeiro de 38 ºC, o Nissan March 1-L com o novo motor de três cilindros, de marca Nissan, encerrando a utilização até agora do motor Renault D4D de quatro cilindros, O novo também é produzido no Brasil, só que no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ).
De 999 cm³ (78 x 69,7 mm), flex, o motor HR10 desenvolve 77 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 10 m·kgf a 4.000 rpm. É um duplo-comando com acionamento por corrente e variador de fase na admissão. A atuação de válvulas — 4 por cilindro — é direta, por tuchos tipo copo, com compensação hidráulica. O coletor de admissão só tem um roteiro, mas é bem longo para privilegiar o enchimento dos cilindros em baixa.
Para comparação, o motor Renault D4D desenvolve 74 cv a 5.850 rpm e o mesmo torque a 4.350 rpm. A taxa de compressão era 10:1, agora é 11,2:1. Tanto n D4D quanto no HR10 os números de potência e torque são iguais com qualquer dos combustíveis.
Para partida a frio com álcool no tanque foi adotado o sistema Flex Start da Bosch, de lanças aquecedoras na galeria.
O motor HR10 é HR12, de 1,2 litro, usado pela Nissan mundialmente. As velas de ignição do novo 3-clindros são do tipo com eletrodos de platina, com duração de 100.000 km.
As vendas do March com o novo motor começam em março e os preços são: 1,0 Comforto, R$ 35.990; 1,0 S, R$ 37.990; e 1,0 SV, 40.990. Em qualquer nível de acabamento são de série ar-condicionado e direção com assistência elétrica.
A Nissan aproveitou para anunciar que o sistema de partida a frio Flex Start Bosch estende-se ao motor HR16, de 1,6 litro, do March.
O consumo de combustível oficial segundo o Inmetro/Conpet: cidade 8,8 e 12,9 km/l álcool/gasolina; estrada, 10,3 e 15,1 km/l, idem. Com o outro motor, 8,7 e 10,7 km/l e 12,5 e 14,8 km/l, mesmas ordens.
A única mudança na transmissão com a mudança de motor foi o alongamento da quinta, que passou de 0,821:1 para 0,795:1, + 3,1%.
O peso do New March com o motor de 3 cilindros é de 950 a 964 kg. O de motor 1-L 4-cilindros, 956 a 970 kg.
Como anda
Esta manhã dirigi o March com este motor e apreciei a sonoridade, típica dos 3-cilindros, mas muito suave. Diria até (por muito pouco) melhor que o up! e Ka nesse aspecto, mas é preciso salientar que os carros estavam todos com gasolina. Além disso, é preciso considerar que a potência é algo menor que a dos concorrentes. Temos o up! com 82 cv e o Ka, com 85 cv. Esses têm também mais torque, 10,4 e 10,7 m·kgf, respectivamente. Isso pode infuenciar.
De qualquer maneira, o novo motor Nissan é muito agradável, também tem uma baixa excelente (parece um motor 1,3 ou mesmo 1,4-litro) e tem uma característica que aprecio muito: quando o ponteiro do conta-giros chega a 3.500 rpm, coice não dá, mas dá um senhora estilingada, coisa que autoentusiasta adora.
A Nissan informou aceleração 0-100 km/h em 15 segundos (com álcool), mas não a velocidade máxima.
Agora é esperar pelo nosso tradicional ‘no uso’ , que não vai demorar, quem garante é a assessoria de imprensa da Nissan.
BS