O Gol e o Voyage 2017, ainda em sua 5ªgeração e que completa oito anos em julho — a 6ª só deve chegar em 2018 — acabam de receber modificações importantes, anunciadas ontem pela VW. As versões de 1 litro ganham o motor de 3 cilindros EA-211, representando fim de carreira para o 4-cilindros EA-111 na linha Gol, e foram aportadas algumas modificações na carroceria, principalmente internas. Estas estão no painel de instrumentos completamente redesenhado, em sintonia com os tempos atuais, uma mudança oportuna e sobretudo necessária para os olhares voltarem ao ex-rei do mercado brasileiro, reinado que durou 27 anos (1987-2013).
O visual externo recebeu retoques, deixaram as linhas mais agradáveis que prontamente identificam o ano-modelo.
O Gol teve mudanças externas maiores que o Voyage, especialmente o desenho da porta de carga, que passou a ter a base do vidro reta, como era no primeiro Gol de 1980.
O Gol e o Voyage juntos vistos de traseira:
Mas a grande mudança foi no interior, internamente o Gol e o Voyage são outros carros. Comparando o novo e o antigo percebe-se a enorme diferença:
Na foto do novo aparece no centro do painel aparece o suporte para telefone móvel, uma ótima solução que é disponível com um dos dois pacotes de infotenimento.
O três-cilindros
No caso das versões 1-litro do Gol e do Voyage, Trendline e Comfortline, houve nítida adição de valor com a aplicação do EA-211 tricilíndrico, um motor incomparavelmente mais moderno que o anterior. A potência é maior, passou de 72/76 cv (sempre gasolina antes, “norma” do AE) a 5.250 rpm para 75/82 cv a 6.250 rpm. Com gasolina o torque ficou igual, mas a rotação de pico baixou de 3.850 para 3.000 rpm e segue num platô até àquela rotação superior. Mas com álcool o torque caiu de 10,6 para 10,4 m·kgf, com o mesmo comportamento de rotações de com gasolina. Ou seja, houve aumento de potência à custa de rotação e aumentou a elasticidade devido ao torque máximo ocorrer em rotação mais baixa agora, havendo mais potência em giro baixo.
Dirigindo-os percebe-se melhora nítida em acelerações e retomadas, apesar de ter havido alongamento de todas as marchas mantendo a mesma relação de diferencial. Veja na tabela abaixo, considerando a maior medida dos pneus, 175/70R14, raio dinâmico 292 mm (as medidas 185/65R14 e 195/55R15 têm raio dinâmico de 289 mm, 1% menor):
EA-111 4-cilindros | EA-211 3-cilindros | ||||||
Marcha | Diferencial | v/1000 | Marcha | Diferencial | v/1000 | Dif. + % | |
1ª | 4,167 | 4,929 | 5,360 | 3,769 | 4,929 | 5,926 | 10,6 |
2ª | 2,300 | 4,929 | 9,710 | 2,095 | 4,929 | 10,660 | 9,8 |
3ª | 1,433 | 4,929 | 15,585 | 1,281 | 4,929 | 17,434 | 11,9 |
4ª | 0,975 | 4,929 | 22,906 | 0,927 | 4,929 | 24,092 | 5,2 |
5ª | 0,776 | 4,929 | 28,780 | 0,740 | 4,929 | 30,180 | 4,9 |
Veja o gráfico “dente de serra” dos dois câmbios:
Obs: Como os dois motores têm rotações de potência máxima diferentes, foi tomada a do 3-cilindros, 6.250 rpm (4-cil, 5.250 rpm)
A aceleração 0-100 km/h era feita em 14,4/14,1 segundos e agora é em 12,6/12,3 segundos, um ganho apreciável. Melhorou também a velocidade máxima, que passou de 158/160 km/h para 168/170 km/h (álcool), outro ótimo ganho. A diferença de área frontal corrigida entre o antigo é o novo é pequena, era 0,702 m², é 0,693 m² agora, informa a fábrica, diferença de 1,3% (os Cx são iguais, a diferença é na área frontal, 2,01 m² ante 2,03 m²). É pouco mas sempre ajuda, como também contribuem os pneus de baixo atrito de rolamento.
Com o alongamento das marchas, o motor, quando o carro está na sua velocidade máxima, agora fica aquém da rotação de potência máxima em 650 rpm, a 5.600 rpm. Antes, ultrapassava-a em 300 rpm, a 5.550 rpm. Com a alteração das relações das marchas, que antes era 4.170 rpm a 120 km/h em 5ª marcha, agora é quase 4.000 rpm. Como já sentido no up!, a suavidade de funcionamento desse motor faz 4.000 rpm parecer menos. Continua a impressionar a voracidade para subir de giro, chegando ao corte limpo a 6.500 rpm bem antes do que se espera.
Dirigi o Gol e Voyage numa apresentação prévia de imprensa no dia 3 de agosto realizada na Fazenda Capuava, próximo a Indaiatube (SP). Claro, é diferente do andar nas vias normais como ruas e estradas, mas com um pouco de atenção pode-se avaliar o caráter dos dois carros com o novo motor. Claro, depois do trabalho vem a “happy hour”, que é aproveitar a ocasião para dar uma voltas em regime de competição e avaliar o lado entusiasta de andar no limite, outro lado importante de qualquer avaliação.
Há um quê de estranho, escutar “um som de up!” num Gol ou Voyage, já que é uma novidade na linha. Senti o mesmo ao dirigir o Fox BlueMotion com o 3-cilidros em 2013, o que já não ocorreu com o up! por se tratar então de um produto inédito. Estranho, mas nada ruim, pelo contrário, trata-se de real vida nova aos dois VW, como ocorreu com o Fox BlueMotion. Nos próximos dias teremos o Gol Comfortline 1,0 para um teste “no uso”.
A fábrica não informou o consumo com o novo motor, mas afirmou que estão até 11% mais econômicos e que mantêm a nota “A” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Velcular segundo a metodologia do Inmetro.
De resto, o Gol e o Voyage são como vinho, estão cada vez melhores de andar. A sensação de robustez que passam é notável, assim como precisão da direção, o funcionamento suave de todos os comandos, o rodar firme sem ser duro, tudo leva a acreditar estarem esses dois no melhor de sua forma. após esses quase oito anos.
O “estarem como vinho” reflete-se também na impressão de boa fabricação e montagem, fora a qualidade de pintura que impressiona de tão perfeita.
App-Connect, a novidade
O App-Connect é o novo sistema de infotenimento da Volkswagen, uma tecnologia global que equipa também o novo Passat. O sistema permite o espelhamento de smartphones na tela tátil com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. As telas são de alta definição em cores e de 6,33 polegadas para máxima visualização e interatividade, além da leitura de mensagens de texto (SMS, short message service) do telefone celular por meio dos alto-falantes. Além disso, é possível responder a mensagem por comando de voz, que enviada em formato SMS. Outro benefício do AppConnect é se poder parear dois celulares ao mesmo tempo, uma facilidade que traz grande benefício.
Para registrar a chegada do Gol mais conectado de sua história de 36 anos, foi criado o pacote “Gol Connect”, uma série especial exclusivamente na cor azul Lagoon, de grande jovialidade. A cor está na carroceria bem como no painel e nos exclusivos tecido dos bancos.
O Gol Connect vem com central multimídia Discovery Media, a topo de linha, que além do espelhamento traz um sistema de navegação integrado. A versão pode ser equipada com a novidade que é suporte para celular posicionado no centro do painel em posição elevada, de perfeita visibilidade, para um dirigir mais seguro e também interativo. A série inclui adesivos pertinentes a ela, um pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e exclusivas rodas de aro 15 com pneus 195/55R15 de baixa resistência de rolagem.
Preços
Os preços do novo Gol e Voyage ficaram assim:
Gol:
1-litro
Trendline: R$ 34.890
Comfortline: R$ 42.690
1,6-litro
Trendline: R$ 40.190
Comfortline: R$ 47.490 (I-Motion + R$ 3.300)
Highline: R$ 51.990 (I-Motion + R$ 3.300)
Connect
1,0 manual R$ 45.190
1,6 manual R$ 49.990 (I-Motion + R$ 3.300)
Preços do Voyage:
1-litro
Trendline :R$ 40.990
Comfortline: R$ 46.590
1-6-litro
Trendline :R$ 44.590
Comfortline: R$ 49.790 (I-Motion + R$ 3.300)
Highline: R$ 55.290 (I-Motion + R$ 3.300)
Durante a apresentação a VW explicou que na formação dos preços abriu mão da margem de modo a contê-los. Por exemplo, tomando como base o Gol Special anterior com todos os opcionais, de R$ 38.790, o preço do novo, um Trendline com mesmo nível de opcionais, subiria para R$ 39.600. Mas foi abatido R$ 1.910 desse preço, baixando-o para R$ 37.690.
Foi mostrado um interessante quadro mostrando a evolução do Gol ao longo de 37 anos:
O Gol e o Voyage partem para nova fase, com ênfase nas versões 1-litro. A importante mudança não deveria se restringir a estas, uma vez que a Volkswagen tem motor 1,6-L superior ao EA-111, o EA-211 de configuração próxima à do 3 cilindros, como duplo comando de válvulas com variador de fase no de admissão e quatro válvulas por cilindro. Inclusive, já é usado na família Gol, na Saveiro Cross. Insistir com o 1,6 EAA-111 no Gol e no Voyage tem um sabor de serviço incompleto.
BS