Depois do Peugeot 208 ano-modelo 2017 lançado no começo de abril, que trouxe a novidade do motor 3-cilindros PureTech flex de 1.197 cm³, nada mais natural que o C3, da mesma fabricante PSA, adotasse a mesma motorização, o que ocorreu ontem (20/6), no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP).
Como no 208, o 3-cilindros marca o fim da versão 4-cilindros de 1,5 litro (1,45-L, para ser mais preciso), ligeiramente mais potente (89/93 cv contra 84/90 cv no 1,2), em troca de redução de consumo de combustível, o grande apelo do novo motor. O óbvio desempenho algo pior do que com o motor 4-cilindros (os pesos da versão Tendance são iguais, 1.110 kg) é retribuído com consumo bem atraente: cidade 14,8/10,6 km/l e estrada 16,6/11,3 km/l, contra cidade 11,8/8,0 km/l e estrada 14,6/10,0 km/l (números mais altos com gasolina).
A Citroën não informou desempenho com o novo motor — até quando fabricantes no Brasil vão parar de brincar de esconde-esconde com coisa séria? — mas o do 208 Allure, que pesa 37 kg menos que o C3 Tendance, é 0-a-100 km/h em 14,3/12,8 segundos e velocidade máxima de 171/177 km/h (números mais baixos com gasolina). As aerodinâmicas finais do 208 e do C3 são exatamente as mesmas, área frontal corrigida 0,69 m², o Cx melhor do C3 (0,31, no 208 0,33) sendo contrabalançado pela maior área frontal (2,22 m² contra 2,09 m² do 208). Portanto, a marca do leão se sai melhor num eventual comparativo de aceleração e de consumo.
Pneus (195/60R15H), relações de marchas e de diferencial são as mesmas no Citroën e no Peugeot.
Versões
A de entrada é a Origine, por R$ 46.490. Vem com ar-condicionado, direção assistida elétrica, acionamento elétrico dos retrovisores externos e dos vidros dianteiros, computador de bordo, luz traseira de neblina, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro dividido 1/3-2/3, ajuste de altura e distante do volante, travamento automático das portas e pneus de baixo atrito de rolamento 195/60R15H. Deve ser lembrado que por ser motor acima de 1 litro, o modelo recolhe Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 11% e não 7%.
Há a intermediária Attraction, por R$ 3.500 mais (R$ 49.990), que acrescenta áudio (rádio AM-FM, MP3, Bluetooth, entrada USB e Aux, com comando satélite no volante, faróis de neblina, luzes de uso diurno a LED, acionamento elétrico dos vidros das quatro portas com a do motorista um-toque e antiesmagamento, carcaça dos retrovisores externos na cor da carroceria, e rodas de alumínio 15″.
A versão-topo é a Tendance, de R$ 52.690, que integra os itens da duas versões acima mais o para-brisa panorâmico Zenith com ocultador manual, alarme volumétrico e sensor de obstáculos traseiro.
Todas as versões acima trazem bolsas infláveis frontais e ABS, este com distribuição eletrônica das forças de frenagem, mas nenhuma traz engates Isofix. Estranhamente, o estepe é 185/60R15H, de diâmetro 2% menor, mas não há recomendação de 80 km/h de velocidade máxima.
Continuam as versões 1,6 VTI 120 Tendance e Exclusive, exclusivamente com câmbio automático epicíclico de quatro marchas. O motor é o EC5M flex de 115/122 cv e nenhum C3 possui mais sistema auxiliar de partida a frio por injeção de gasolina.
Como anda
É o mesmo conhecido e bom C3, mas com motor diferente, notando-se “o cilindro a menos” um pouco mais do que no 208. A saída de imobilidade é praticamente a mesma, como é a capacidade de se usar baixa rotação (1.500 rpm) sem atrapalhar o trânsito. Como no 208, o corte de rotação (sujo) é a 6.500 rpm e a v/1000 é de 31,3 km/h, para 120 km/h reais a 3.830 rpm. A velocidade máxima é atingida em quinta marcha.
O rodar é correto na conciliação de conforto e estabilidade, com bons bancos dianteiros. O espaço no banco traseiro, que tem três cintos de três pontos mas só dois apoios de cabeça, nunca foi o forte do C3.
Tudo é agradável de tocar e olhar e o “para-brisa-teto” Zenith é mesmo um show de visão externa à parte, embora os para-sóis não tenham espelho e tampouco caiba haver a faixa degradê que tanto prezo.
A DRL é correta (dirigi a Tendance, a Attraction também a tem), em que as luzes traseiras permanecem desligadas.
Na apresentação do C3 PureTech a Citroën enfatizou baixo custo de manutenção e de cesta peças com exibição de tabelas comparativas com outras marcas (até com o 208 PureTech) e anunciou custo de manutenção e combustível até 30.000 km de R$ 8.214, o mais baixo de todos entre 19 modelos (base álcool a R$ 2,59 por litro), 25,5% menos que o pior colocado.
O C3 PureTech, portanto, é mais um bravo contendor na disputa pelo comprador de carros compactos que prioriza baixo consumo de combustível.
BS
FICHA TÉCNICA CITROËN PURETECH 1,2 TENDANCE | ||||
MOTOR | ||||
Denominação | PureTech 1,2 | |||
Tipo de motor, instalação | Otto, arrefecido a líquido, transversal | |||
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | |||
Nº de cilindros e disposição | Três, em linha | |||
Diâmetro x curso | 75 x 90,34 mm | |||
Cilindrada | 1.197,3 cm³ | |||
Comprimento da biela | 145,6 mm | |||
Relação r/l | 0,31 | |||
Taxa de compressão | 12,5:1 | |||
Nº de comandos/localização | Dois, cabeçote, variador de fase admissão e escapamento | |||
Acionamento dos comandos | Correia dentada em banho de óleo | |||
Válvulas por cilindro | Quatro | |||
Potência máxima | 84 cv (G) e 90 cv (A), a 5.750 rpm | |||
Torque máximo | 12,2 m·kgf (G) e 13 m·kgf (A), a 2.750 rpm | |||
Rotação-limite | 6.500 rpm (corte “sujo”) | |||
Formação de mistura | Injeção eletrônica sequencial no duto | |||
Combustível | Gasolina e/ou álcool | |||
SISTEMA ELÉTRICO | ||||
Tensão/bateria/alternador | 12 V / 60 A·h / 120 A | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Rodas motrizes | Dianteiras | |||
Tipo | Transeixo manual de 5 marchas + ré | |||
Relações das marchas | 1ª 3,636:1; 2ª 1,950:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,975:1; 5ª 0,767:a; ré 3,330:1 | |||
Relação de diferencial | 4,692:1 | |||
Embreagem | Monodisco a seco, acionamento hidráulico | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | |||
Relação de direção | n.d. | |||
Diâmetro do volante | 375 mm | |||
Diâmetro mínimo de curva | 10,3 metros | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros | Disco não ventilado Ø 266 mm | |||
Traseiros | Tambor Ø 203 mm | |||
Operação | Servoassistência a vácuo, ABS e EBD | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Alumínio, 6Jx15 (estepe aço, 5,5Jx15) | |||
Pneus | 195/60R15H, de baixo atrito de rolamento (estepe 185/60R15H) | |||
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares; subchassi dianteiro | |||
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,31 | |||
Área frontal | 2,22 m² | |||
Área frontal corrigida | 0,69 m² | |||
DIMENSÕES EXTERNAS | ||||
Comprimento | 3.944 mm | |||
Largura | 1.708 mm | |||
Altura | 1.521 mm | |||
Distância entre eixos | 2.460 mm | |||
PESOS E CAPACIDADES | ||||
Peso em ordem de marcha | 1.110 kg | |||
Peso rebocável sem freio/com freio | 411 kg | |||
Capacidade do tanque | 55 litros | |||
Capacidade do porta-malas | 300 litros/com banco rebatido 1.000 litros | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h | n.d. | |||
Velocidade máxima | n.d. | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBE) | ||||
Cidade | 14,8 km/l (G) e 10,6 km/l (A) | |||
Estrada | 16,6 km/l (G) e 11,3 km/l (A) | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
V/1000 em 5ª | 31,3 km/h | |||
Rotação a 120 km/h em 5ª. | 3.830 rpm | |||
Alcance nas marchas (6.500 rpm) | 1ª 42,9 km/h; 2ª 80 km/h; 3ª 121 km/h; 4ª 160 km/h |