• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Do Leitor Histórias dos Leitores

UMA PICAPE CHEVROLET C-20 CARINHOSAMENTE CHAMADA DE PRINCESA – POR MAURO CORRÊA – 30/10/14

identicon por Autoentusiastas
30/10/2014
em Histórias dos Leitores

Uma picape C-20 carinhosamente chamada de Princesa

Por Mauro Corrêa

O ano de 1994 tinha começado e eu com um firme propósito de finalmente comprar uma picape, tinha que ser ao estilo americano, grande, com motor a gasolina, as únicas disponíveis no mercado nacional eram a F-1000 da Ford e a C-20 da Chevrolet.

Nessa ocasião tinha um Gol 1989 a álcool e um Tanger, pequeno jipe feito em plástico reforçado com fibra de vidro. Fui até a concessionária Chevrolet na minha cidade (Belém, PA) e achei uma C-20 vermelha 1988 em bom estado de conservação. Acertei com o vendedor que ficaria com o carro se ele me desse dois dias para vender o Gol e o Tanger, e assim foi feito.

No prazo combinado, retornei com o dinheiro em mãos para fechar o negócio e para minha surpresa e decepção a C-20 havia sido vendida. Desolado e bastante irritado com a falta de palavra do vendedor, procurei o gerente para reclamar, estava sem meus carros e sem a C-20.

O gerente, pessoa sensata, vendo a situação e querendo contemporizar, propôs me vender um outro carro, um zero-km, e já mais calmo, lhe expliquei que meu sonho era uma picape C-20 e que só dispunha o dinheiro suficiente para comprar aquela usada, e que só me restava agora procurar uma em outro lugar. Foi quando me disse: Tenho uma zero-km no estoque e vou lhe vender! Perguntei: “Como, se não tenho todo esse valor?” E ele disse: “Isso a gente dá um jeito.”

Conversa vai, conversa vem, acabei ganhando um descontão e sai de lá com a C-20 Custon S zero-km, azul Riviera. Coisa mais linda! Uma verdadeira Princesa (foto de abertura).

Usava minha picape na cidade como carro do dia-a-dia e em algumas curtas viagens, sem nenhum problema, desde que fosse no asfalto, nunca em estrada de terra. Aí a família foi aumentando, dois filhos em fase de crescimento, não cabíamos mais no único banco inteiriço, minha esposa começou a sugerir que vendêssemos a picape. Tinha que achar uma solução, foi então que em 2000 resolvi transformá-la em cabine dupla. Consultei algumas empresas especializadas nesse tipo de transformação em São Paulo e o valor cobrado, quase o preço de um carro novo mais o frete, inviabilizava a negociação.

Foi então que conversando com um amigo, dono da oficina onde sempre fiz as manutenções, expus minha intenção de fazer a transformação em Belém, e que só precisaria de uma boa oficina para levar adiante o projeto.

Meu amigo conhecia bem minha picape, ficou alguns minutos em silêncio, me olhou sério e disse: “A boa oficina eu tenho, mas não quero ser responsabilizado pela destruição do seu carro, isso é loucura.”

De louco, todos temos um pouco. Alguns dias depois cheguei à oficina com uma cabine dupla de C-20 em cima de uma plataforma, havia-a encontrado em um desmanche e estava em bom estado. Pedi-lhe que a recuperasse pintando-a na mesma cor azul Riviera. Enquanto isso, fui garimpando na internet todas as peças que precisava, portas traseiras, vidros, frisos, trincos, carpete e o mais difícil de encontrar, o banco traseiro, comprado em um desmanche em Goiás.

 

Princesa 2
A carroceria da C-20 cabine dupla já montada com as peças encontradas em desmanches e pintada de azul Riviera

Por conta e risco autorizei meu amigo a desmonta minha C-20 todinha, queria que ficasse só a parte de baixo, chassis, motor, transmissão e os dois eixos. Coloquei em uma plataforma e levei até a Randon da minha cidade. Expliquei o que queria que fosse feito, alongar o chassis do mesmo jeito que se faz para trucar um caminhão, dei as medidas, os reforços que seriam necessários e alguns dias depois estava tudo pronto.

 

Princesa 3
O chassi da C-20 cabine simples já alongado, vê-se parte da longarina inserida, mais clara

Retornei com o chassis e após a pintura começamos a montá-la. Cardã devidamente adequado à nova distância entre eixos, tubulações, fiações, cabos do freio de mão ajustados, tudo pronto para o grande momento. Havia chegado a hora de colocamos a cabine no lugar. Se eu tivesse errado nas medidas, tudo estaria perdido. Alívio, a cabine assentou perfeitamente, os suportes que anteriormente eram quatro, agora são seis, todos milimetricamente reposicionados, tinham encaixados os parafusos dos coxins, depois devidamente apertados. Depois foi montada toda a parte dianteira, os pára-lamas e capô do motor, e finalmente a caçamba, exatamente como era em seu tamanho original. Propositalmente não quis diminuí-la, poderia ter utilizado a caçamba original da cabine dupla, que é menor, mas não o fiz, e por essa razão minha Princesa é maior do que qualquer picape C-20 cabine dupla que saiu de fábrica, ficando mais harmoniosa em suas proporções e mais parecida com suas irmãs americanas.

Princesa 4
Como ficou a minha Princesa, cabine dupla com caçamba da cabine simples

Até hoje, passados vinte anos, a Princesa ainda mantém a mesma imponência, tal qual o dia em que saiu da concessionária Chevrolet. Por onde passa, sua beleza chama atenção. Que seja assim por muitos anos.

Fotos: autor

ooooo

Como ficou a minha Princesa, cabine dupla com caçamba da cabine simples

Próximo

CÂMBIO MANUAL NÃO É VERGONHA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17