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Home Mundo Ae 10 mais

DEZ CARROS MAIS LEGAIS ATÉ R$ 35 MIL

identicon por Milton Belli
07/11/2014
em 10 mais, Análises, MB




Showroom

Cada vez mais está difícil de se comprar carros novos no Brasil. Tanto pelos preços absurdos como pela falta de opções decentes a um preço acessível. Muitas vezes a opção é partir para um semi-novo ou mesmo um usado. E pensando assim, é possível encontrar carros usados bem legais.

Certamente, um carro usado mais barato já está rodado, pode ter mais de dez anos de vida, e manutenção já começa a se tornar uma preocupação constante no orçamento de gastos anuais. Mas às vezes, como opção de segundo carro, um usado em ordem é um bom negócio, se entendermos que gastos de rodagem serão um pouco maiores que de um carro novo.

Abaixo segue a minha lista de carros usados que eu compraria, de acordo com o meu gosto. Não quer dizer que são melhores ou piores que outros modelos, mas são os que me agradam por algum motivo. E para não deixar a lista abrir muito, restringi o valor máximo para R$ 35.000 no mercado local, que é próximo do valor dos carros zero-km mais baratos que temos. A seqüência é aleatória.

– Volvo 850 R Turbo

 

Volvo perua
Volvo 850 R Turbo SW (pistonheads.com)

Já falei em diversas oportunidades aqui no Ae o quanto peruas me agradam, ainda mais se forem versões esportivas. E nada mais legal do que um Volvo dos anos 1990, quadradão e sem graça, com um motor turbo 5-cilindros de 250 cv e em algumas versões até mesmo um diferencial Torsen. E claro, o fato de ter sido usado pela equipe de Tom Walkinshaw no Campeonato Inglês de Turismo (BTCC, a sigla em inglês) em 1994.

Espaçosa, segura e rápida, a perua do 850 R pode ser encontrada no mercado por valores perto dos R$ 24 mil, ano 1997. A manutenção, pelo o que já ouvi de alguns donos, não é alta. É um automóvel confiável, mas o problema é encontrar uma em boas condições. Carros turbo usados são um problema, geralmente foram usados sem os cuidados especiais que um turbo pede e uma troca de turbina pode custar caro. Problemas no ABS também não são raros nestes carros.

Se fosse para ter um, seria preto, discreto e com cara de tiozão. Ou azul e branco todo adesivado, réplica do modelo do BTCC. Por que não?

– Audi S6 perua

 

Audi-S6_Avant_1996_
Audi S6 Avant (netcarshow.com)

Mais uma perua na lista, desta vez um Audi, modelo S6, a versão esportiva da linha A6. Assim como o Volvo, em 1997, a opção esportiva da perua S6 pode ser encontrada no nosso mercado por valores próximos de R$ 33 mil. Com tração integral e motor V-8 de 290 cv, a S6 acelera forte, com 0-100 km/h na casa dos seis segundos. A caixa automática Tiptronic não é lá grande coisa, lerda e indecisa, mas dá para se divertir mesmo assim. Dificilmente encontra-se uma perua com transmissão manual, além de ser mais cara.

Também um carro que precisa ter sido bem cuidado, pois quase quinze anos de uso em um V-8 de 32 válvulas pode custar caro para se fazer uma manutenção. Não é exatamente bonita também, mas não passa desapercebida no meio do trânsito, ainda mais se for prata ou preta. Perto de um modelo atual é uma perua barata, o mesmo se comparada à lendária RS2 com motor Porsche, que passa fácil dos R$ 80 mil.

– BMW 540i

 

BMW 540i
BMW 540i (foto netcarshow.com)

Talvez o mais legal da lista, junto com o 850 R, o BMW 540i da geração E39 (1995-2003) é praticamente a versão menos nervosa do M5. Equipado com um V-8, assim como o M5, porém com “apenas” 290 cv contra os 400 cv da versão M, o 540i é discreto e confiável. Acelera até os 100 km/h em seis segundos e chega a 250 km/h tranquilamente.

As unidades dos primeiros anos, que começou a produção em 1997, têm as lanternas traseiras com piscas âmbar e sem os faróis dianteiros com iluminação circular, os famosos angel eyes (olhos de anjos). São os mais baratos, em torno de R$ 30 mil para os mais antigos e mais rodados, podendo chegar a R$ 35 mil em um modelo 2001. Há modelos com o pacote Sport Package, com kit aerodinâmico e rodas de 17″, que é bem bonito, além de um leve aumento do torque do motor.

O interior sóbrio dos BMW do começo dos anos 2000 e a aparência discreta do carro fazem dele uma opção muito boa. Vale fugir dos blindados, pois além de serem mais barulhentos em termos de acabamento, são mais pesados e o consumo de combustível e  o desempenho pioram.

– BMW 750i

 

BMW_E38
BMW 750i (Wikipedia)

Outro BMW na lista, agora um dos grandalhões da marca. O 750i (geração E 38) foi o carro-chefe da BMW de 1995 a 2001. Era o carro de chefes de Estado, presidentes, ditadores e generais mundo afora, disputando mercado com os Mercedes classe S. O 750i era o modelo mais caro, mais refinado, e equipado com o maior motor disponível, um V-12 de 5,4-litros e 325 cv. Este é o mesmo motor que equipava os Rolls-Royces da mesma época.

O 750i era extremamente moderno, já tinha sistema de navegação por GPS integrado, bancos elétricos com massageadores, controle de ar-condicionado de duas zonas, câmbio automático com a opção de troca de marchas manual. Além do mais, o 750i foi estrela do filme 007 – O Amanhã Nunca Morre, onde Bond pilotava o carro pelo celular.

Infelizmente este carro é relativamente raro, e para chegar ao valor de R$ 35 mil, apenas os modelos dos primeiros anos e blindados por empresas independentes. A manutenção é bem cara. Para se ter uma idéia, um buraco na estrada pode causar estragos de até R$ 15 mil em peças e mão de obra. É um investimento mais arriscado, mas se bem investigado na hora da compra e o carro for usado com cautela, é um preço para se pagar por um V-12 de alto nível. 

– Mitsubishi Eclipse GST Turbo

 

Mitsu eclipse
Mitsubishi Eclipse GST Turbo (wikipedia)

Os japoneses também têm opções para quem procura um usado alternativo e diferente. O Eclipse foi um sucesso nos anos 1990, com um carro com cara esportiva, carroceria de duas portas muito bem desenhada, e um bom desempenho. A segunda geração do carro, fabricada de 1995 a 1999, tinha como um dos motores um quatro cilindros em linha turbocomprimido de 215 cv. O interior é simples porém funcional, sem luxo inútil.

O complicador para a compra de um Eclipse turbo é encontrar um que nunca tenha sido modificado. Graças a geração “Velozes e Furiosos”, muitos destes Mitsubishis foram rebaixadas, tiveram motores mexidos, adaptações de carroceria etc. Um exemplar original dos primeiros anos de produção pode custar entre R$ 27 mil e R$ 30 mil. E, novamente, motores turbo usados requerem atenção especial.

– Peugeot 406 Coupé V-6

 

Peugeot-406-Coupe-
Peugeot 406 Coupé V-6 (netcarshow.com)

A Pininfarina é um dos maiores, se não o maior, estúdios de design de todos os tempos. Ponto. Praticamente tudo o que eles assinaram foi muito bem feito, independentemente de para qual fabricante. No caso da Peugeot, a Pininfarina desenhou a versão duas-portas do 406, e ficou um show. Além do desenho, a fabricação da carroceria também era feita pelo estúdio italiano. O motor V-6 de 3 litros e 210 cv não impressionam tanto, o carro é pesado e o câmbio automático que equipa  a maioria dos modelos importados também não ajuda em uma tocada esportiva.

Para um modelo 1999, o preço é de aproximadamente R$ 34 mil. Em uma breve pesquisa feita pela internet, quase todos os anunciados que encontrei se diziam 100% originais e com revisões feitas em concessionária, o que indica que o Coupé não fez muito sucesso entre os fãs do tuning, o que é muito bom. A confiabilidade deste carros é questionada no quesito suspensão, como a maioria dos carros franceses importados desta época, porém um carro bem cuidado pelos donos anteriores não deve apresentar problemas neste aspecto.

Mas ainda acima de tudo, é muito, muito bonito.

– Alfa Romeo 156 Sportwagon

 

Alfa Sport Wagon
Alfa Romeo Sportwagon (netcarshow.com)

Não poderia faltar um Alfa Romeo na lista. Aliás, em nenhuma lista pode faltar um, não importa qual seja. Pensei em colocar o 164, mas seria um pouco abaixo da faixa de preço e idade dos demais. Passei então para o 166, seu sucessor. Ambos são V-6, o mágico 3-litros multiválvulas que todos os Alfas deveriam ter, com escapamento esportivo dimensionado, claro, mas é um carro que não consigo gostar do desenho da dianteira.

Então temos a opção do 156 Sportwagon com motor 2-litros. É talvez a perua mais bonita de todos os tempos. Desenhada por pelo italiano Walter de Silva, o pai de muitos outros Alfas e do Audi TT (atualmente Walter é o chefe de estilo do Grupo Volkswagen). O Sportwagon teve opção de motor V-6, mas o custo já é maior, e mais difícil de encontrar no nosso mercado. Ainda existiu a versão GTA da perua, com o V-6 de 255 cv, que seria o supra-sumo deste carro.

Não só do exterior bonito o 156 ganha o apego dos apreciadores de Alfas. O interior, principalmente o painel, segue a clássica linha italiana, com o quadro de instrumentos ressaltado, com dois grandes mostradores, como nos antigos GTVs. Um modelo 2002 custa por volta de R$ 33 mil, na configuração quatro cilindros e câmbio manual. Como sempre, confiabilidade italiana é de se desconfiar, mas um carro bem cuidado dificilmente dá problemas.

O Sportwagon pode não ser rápido como o Volvo R, nem germanicamente confiável como o S6, mas é amolecer qualquer coração.

 

– Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9

 

Jeep Grand Cherokee Limited LX (colbertv8.blogspot.com)

 

Particularmente não gosto muito de SUVs. São grandes, desajeitados, caros demais. Entretanto, o Cherokee do fim dos anos 1990 me agrada. Ao contrário do 406 Coupé, onde a beleza do carro sobrepõe outros pontos negativos, o Cherokee passa longe no quesito beleza. A cara de Uno superdesenvolvido não atrai muito olhares mesmo. O que gosto do Cherokee é a versatilidade. O carro é confortável, bem macio ao estilo barca americana, bem espaçoso e mesmo assim não é enorme por fora, o que significa que não é trambolho para estacionar. E quando necessário, o sistema de tração 4×4 é muito eficiente e robusto, graças aos dois eixos rígidos.

A versão Limited da primeira geração que foi fabricada de 1993 a 1998 veio ao Brasil com motor V-8 5,2-litros, ou para os íntimos da família Chrysler, o 318-pol³. Graças às leis de emissões, nada mais de 220 cv eram extraídos do motor, mas o torque era impressionante. Já era um carro interessante, até que no último ano da produção, a Jeep lançou a versão LX.

Com o motor 5,9-litros (360 pol³) OHV e 250 cv, o ganho de performance não foi lá essas coisas, mas ainda assim por ser um SUV, era rápido. A própria Jeep anunciava o LX como o SUV mais rápido do mundo. E o ronco do V-8 é de impor respeito ao seu redor. Não é um carro para se fazer um trackday, mas é divertido para dar umas aceleradas. E a confiabilidade tende a ser maior que nos europeus e japoneses desta lista. Pode-se encontrar um exemplar por volta de R$ 31 mil.

– Mercedes-Benz E430 V-8

 

Mercedes-Benz-E-Class
Mercedes-Benz E430 V-8 (netcarshow.com)

Procurei alguns exemplares de Mercedes para esta lista, mas para a minha surpresa, o preço de alguns aumentou bastante, enquanto que o de outros caiu. Os classe C do começo dos anos 2000 baixaram de preço, junto com o E430 da geração W210 (1995-2002). O classe E é um marco alemão de sofisticação e confiabilidade, sendo o segundo modelo topo abaixo apenas da classe S. Por menos de R$ 35 mil, as opções de E430 são na sua grande maioria blindados, feitos por empresas independentes. Muito raro encontrar um modelo que esteja nessa faixa de preço sem blindagem. O V-8 de 4,3-litros e 280 cv faz com que o desempenho seja praticamente igual ao do E36 AMG de motor seis cilindros.

Conforto a bordo do E430 é garantido, porém este é um raro caso de carro alemão com histórico desfavorável de qualidade. Diversos problemas marcaram esta geração do classe E, como muitos casos de ferrugem e defeitos de suspensão dianteira e motor. O custo de manutenção é salgado, bem salgado, como de um MB novo. Este vejo como o pior problema do carro. Considerando que por aproximadamente R$ 30 mil é possível comprar um modelo 1998 (blindado), talvez o risco de morrer na conta da revisão valha a pena pelo carro que é.

– Chrysler 300M

 

Chrysler-300M_1999
Chrysler 300M (wikipedia)

Outro carro na categoria barca americana, o 300M trouxe de volta a lendária família 300 da Chrysler, que nasceu há décadas atrás e fez muito sucesso. O 300M, diferente de seus antecessores, tem motor V-6 e tração dianteira. Com 260 cv, não é um carro fraco, mas é bem grande e a caia automática bem americana é pouco empolgante.

Mas o legal deste carro, para mim, é o visual. Arrojado e bem aerodinâmico, este Chrysler é muito espaçoso e confortável. Não é nenhum campeão de dinâmica veicular, sua suspensão macia prioriza o conforto e não a esportividade, então não esperamos uma agilidade de Lotus Elise nele. Um modelo 2000 é encontrado no mercado por mais ou menos R$ 32 mil, sem blindagem.

A manutenção é um pouco problemática por falta de peças, mas não é um carro que apresenta muitos históricos de problemas, pelo menos ao que pude pesquisar. Como um 300C V-8 Hemi ainda está bem fora do alcance em termos de preço, o 300M cobre muito bem esta lacuna de banheira americana.

Como vemos, opções existem aos montes, estas foram as minhas. Cada um ao seu gosto, com suas listas de prioridades, desejos e requisitos. Com uma boa investigada no mercado é possível encontrar um usado legal e que agrade. Basta lembrar sempre que a manutenção vai ser algo a se pensar, pois peças e mão de obra nestes casos são caras, e são carros já bem rodados. E os blindados precisam de manutenção especial e cuidados constantes, como evitar de deixar estacionado ao sol por muito tempo, além da validade da blindagem.

Curiosamente, minha lista rodeia muito carros do fim dos anos 1990, quando a eletrônica embarcada estava crescendo bastante, então as panes elétricas e eletrônicas podem ser outro problema.

 

MB

 







Tags: 300M540i750i850RAlfa RomeoAudiBMWCherokeeChryslerEclipseJeepLimited LXMBMercedes-BenzS6Volvo
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