Esta semana a Ford convidou a imprensa para andar um pouco mais no Novo KA, dando oportunidade para quem ainda não o havia dirigido, meu caso. Experimentei o Novo KA hatch com motor 1,5-L e o KA+, que é como é chamado o sedã, com motor três-cilindros de 1 litro.
A rota de avaliação pré-escolhida contemplou trechos urbanos e trechos de estrada, totalizando aproximadamente 70 quilômetros nas regiões entre Porto Feliz e Sorocaba, no interior de São Paulo.
KAhatch 1,5 SEL
Veículo bonito porém não tão charmoso quanto o seu irmão mais velho, o New Fiesta, de quem herdou a plataforma. As rodas de liga com pneus 195/55R15 deixam o veículo bem harmônico e proporcional.
Enquanto no New Fiesta me sinto como em um cockpit de carro de corrida, no KA me sinto à vontade, com bom espaço para as pernas, ombros e cabeça, tanto no banco dianteiro quanto no traseiro. A visibilidade também me pareceu superior. Notei a falta de um terceiro apoio e cabeça no banco traseiro, o que infelizmente ainda não é obrigatório nos carros nacionais. Sem falar do cinto de segurança subabdominal para o passageiro do meio.
O porta- malas de 257 litros é pequeno, porém com um formato uniforme que facilita a utilização do espaço. Não tem fechadura aparente na tampa e para abri-lo há dois acessos remotos, na chave ou por um botão ao lado do interruptor de luzes.
O painel de instrumentos é grande demais para o tamanho do veículo. É tão grande que parece que vai despencar no colo. Em contrapartida, o cluster (quadro) dos instrumentos é pequeno e com aparência espartana. Os caracteres do conta-giros e velocímetro poderiam ser maiores para ajudar as pessoas mais velhas que têm dificuldade de enxergar de perto — a chamada presbiopia — como eu, por exemplo. O porta-luvas é bem espaçoso e quando aberto não interfere com o joelho do passageiro. O acabamento interno me pareceu bom, com os plásticos de boa qualidade e com bons ajustes de maneira geral.
Os bancos são confortáveis, com um bom apoio para as pernas em seu comprimento e também na região lombar. O tecido dos bancos é agradável ao toque e com aderência adequada, não deixando o corpo escorregar. Conta também com regulagem em altura por meio de alavanca do lado esquerdo, junto à coluna central. Os espelhos retrovisores externos não têm ajuste elétrico nem nesta versão-topo, dificultando a sua regulagem, principalmente o do lado direito.
O KA hatch visto de traseira apresenta a caixa do estepe muito visível na cor cinza claro. Creio que somente uma pintura em preto fosco resolveria este pequeno problema de aparência.
Destaque para o SYNC, dispositivo capaz de parear até 10 telefones , transferir seu celular para a central de entretenimento e ser comandado pela voz. O sistema é prático e intuitivo. Outra novidade é o assistente de emergências, que percebendo a gravidade de um acidente pelo acionamento das bolsas infláveis, liga diretamente ao 192 do Samu (Serviço de atendimento móvel de urgência), com telefone pareado.
Dirigindo o KA logo vem à tona o DNA Ford. A direção com assistência elétrica é leve na medida certa, mantendo a característica de torque build-up (a assistência vai diminuindo com o aumento da velocidade) que eu tanto aprecio. O esforço de direção cresce proporcionalmente com o ângulo de esterço, me mantendo conectado com o solo. O volante de direção, com boa empunhadura e com ajuste de altura, complementa o excelente conjunto dinâmico. As suspensões são muito bem calibradas combinando conforto de rodagem com estabilidade e segurança. O ruído de rolagem é baixo assim como o ruído de vento, parecendo um veículo de classe superior.
Durante o trajeto, me passaram despercebidos os controles de estabilidade e tração, o Advance Track, assim como o assistente de partida em rampa que evita o recuo do carro ao se tirar o pé do freio em ladeiras.
Não gostei da pequena distância entre as alavancas do pisca e limpador e o volante da direção, me deixando acioná-las às vezes sem querer durante as manobras.
Os freios são muito eficientes, passando potência e segurança, porém a modulação do pedal é um pouco abrupta no início do seu curso (freio bicudo).
Vamos ao coração do carro, o seu motor 1,5-l (o mesmo do New Fiesta, porém com calibração diferente, com potência e torque marginalmente inferiores), com 110 cv a 5.500 rpm e 14,9 m·kgf a 4.250 rpm (álcool).
Confesso que esperava mais do conjunto. Ficou claro que a Ford privilegiou o consumo de combustível em detrimento do desempenho, porém passou um pouco do ponto, na minha visão. A aceleração a partir da imobilidade simulando um 0-100 km/h é boa, me fazendo sentir os 110 cv disponíveis, porem a recuperação em 5ª marcha é lenta, obrigando a trocar para a 4ª marcha quase sempre, principalmente em pequenos aclives. Como referência, a 120 km/h em 5ª marcha o motor está a 3.400 rpm.
Evidentemente, foi escolha da Ford dar essa característica à transmissão do Ka com o motor maior, sei que os outros editores do Ae prezam esse conceito, mas não é minha preferência. Creio que um final drive em torno de 4,25:1, ante o atual 4,07:1, cairia que nem uma luva para melhorar o desempenho do Ka 1,5 e sem deteriorar significativamente o consumo de combustível. A rotação do motor a 120 km/h passaria para 3.550 rpm, ainda aceitável. Me lembro do primeiro Ka com motor 1,6 RoCam e com relações de marcha bem curtinhas e que parecia um kart e deixou saudade!
A calibração do motor 1,5 é muito bem feita, deixando o veículo bem agradável no trânsito urbano, sem apresentar trancos e/ou asperezas. Não senti buracos nas trocas de marcha e o ronco do motor em acelerações é bem refinado, não instigando o motorista a apostar corridas.
KA+ 1,0 SE (sedã)
A aparência do KA sedã também é bonita, porém a lateral traseira me pareceu um pouco desbalanceada em altura com relação ao tamanho das rodas com pneus 175/65R14. Com rodas e pneus 195/55R15 fica um pouquinho melhor. A diferença entre os raios dinâmicos de rolagem dos pneus é de 6 mm (0,282m versus 0,288 m).
O conforto interno é semelhante ao modelo hatch e no lugar do SYNC há o rádio e o My Ford dock, um dispositivo que permite encaixar o seu celular, muito interessante.
O porta-malas é de tamanho razoável, com 450 litros de capacidade e com dimensões que facilitam arrumação das malas.
A excelente sensação de desempenho do motor 1,0 3-cilindros é um caso à parte. Que motorzinho bacana !
Com 85 cv a 6.400 rpm e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (com álcool), girando quase a 7.000 rpm com lisura digna de elogios, tem um ronco com a qualidade sonora beirando a esportividade. Sua freqüência mais grave de ordem 1,5 dá vontade de acelerar o bruto. A menor inércia das massas girantes devido a ter um cilindro a menos e seus dois comandos variáveis fazem toda a diferença, deixando o carrinho ágil e divertido de dirigir. A 120 km/h o motor esta a 4.000 rpm aproximadamente, bem perto de sua rotação de torque máximo. É só dar a patada no acelerador que a força de tração máxima vem à tona, dando uma sensação muito positiva de dirigir.
Certamente as métricas de aceleração e velocidade máxima do KA 1,5 são melhores do que o KA 1,0, porém a sensação de desempenho inverte os resultados, parece que o 1-L anda mais. Como referência, o KA 1,5-L tem 17% mais força de tração no pico de torque do que o KA 1-L.
O KA 1,0 é tão gostoso dirigir que eu nem me importava em trocar de marcha de 5a para 4a para melhorar a sua retomada de velocidade. Bom trabalho de powertrain matching feito pela engenharia Ford.
CM
Fotos: imprensa Ford no local do evento
FICHA TÉCNICA NOVO KA/KA+ | ||
MOTOR | 1-L | 1,5-L |
Tipo | 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase admissão e escapamento, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio; instalação transversal | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal |
Cilindrada | 997,3 cm³ | 1.498,5 cm³ |
Diâmetro e curso | 71,9 x 81,8 mm | 79 x 76,4 mm |
Taxa de compressão | 12:1 | 11:1 |
Potência | 80 cv (G), 85 cv (A) de 6.300 a 6.500 rpm | 105 cv a 6.500 rpm (G), 110 cv a 5.500 rpm (A) |
Rotação de corte | 6.700 rpm | 6.800 rpm |
Torque | 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (G) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (A) | 14,6 m·kgf (G) e 14,9 m·kgf (A), a 4.250 rpm |
Formação de mistura | Injeção eletrônica seqüencial nos dutos | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool | |
TRANSMISSÃO | ||
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico | |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais, tração dianteira | |
Relações das marchas | 1ª 3,846:1; 2ª 2,038:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,951:1; 5ª 0,756:1; ré 3,615:1 | |
Relação do diferencial | 4,73:1 | 4,07;1 |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | |
Relação de direção | 14,3:1 | |
FREIOS | ||
Dianteiros | A disco ventilado | |
Traseiros | A tambor | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Aço, 5,5Jx14 ou aluminio 6Jx15 | |
Pneus | 175/65R14T ou 195/55R15H | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 3.886 mm (Ka+ 4.254 mm) | |
Largura sem/com espelhos | 1695/1.911 mm | |
Altura | 1525 mm | |
Distância entre eixos | 2491 mm | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Cx | 0,33 (Ka+ 0,32) | |
Área frontal (calculada) | 2.06 m² | |
Cx x área frontal | 0,679 m² (Ka+ 0,659 m²) | |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha | 1.007 kg (SEL 1.026 kg) / Ka+ 1.022 kg (SE e SEL) | 1.018 kg (SEL 1.034 kg) / Ka+ SE 1.032 kg e SEL 1.048 kg |
Porta-malas | 257 litros (KA+ 445 litros) | |
Tanque de combustível | 51,6 litros | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h | 13,9 s (A; G N.D.) | N.D. |
Velocidade máxima (est) | 165 km/h | |
CALCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 5ª | 29,8 km/h | 35,4 km/h (motor 1,5-l) |
Rotação a 120 km/h em 5ª | 4.000 rpm | 3.390 rpm |
Rotação em vel. máxima, 5ª | 5.540 rpm | 5.900 rpm (em 4ª, motor 1,5) |
GARANTIA | ||
Termo | 3 anos | |
Troca de óleo | 10.000 km ou 1 ano | |
Revisões | 10.000 km ou 1 ano |
EQUIPAMENTOS NOVO KA E KA+ | |||
SE | SE Plus | SEL | |
Abertura ele’trica do porta-malas | • | • | • |
Acabamento SEL | – | – | • |
Acionamento 1-varrida do limpador | • | • | |
AdvanceTrac (controle de establidade e tração) | – | – | • |
Ajuste de alt. do banco do motorista | – | – | • |
Ajuste de altura do volante | • | • | • |
Alarme volumétrico | – | – | • |
Antena de teto na traseira | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | • |
Assistente de partida em rampa | – | – | • |
Chave-canivete | • | • | • |
Computador de bordo | – | – | • |
Conta-giros | • | • | • |
Direção com assist. elétrica | • | • | • |
Espelhos retrovisores cor do veículo | • | • | • |
Freios com controle de curva | • | • | • |
Grade dianteira com aplique cromado | – | – | • |
Indicador de troca de marcha | • | • | • |
Lanternas traseiras escurecidas | – | – | • |
Limpador/desembaçador do vidro traseiro (Ka+ não) | • | • | • |
Maçanetas externas cor do veículo | • | • | • |
My Ford Dock | • | • | • |
MyConnectio Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth) | • | • | • |
Pacote de acabamento SE | • | – | – |
Pisca-3 | • | • | • |
Pneus “verdes” 175/65R14 | • | • | • |
Pneus “verdes” 195/55R15 | – | – | • |
Quatro alto-falantes | • | • | • |
Roda de aço 14″ com calota integral | • | • | • |
Roda de alumínio de 15″ | – | – | • |
Sync media system com Applink, Assistência de emergência, CD/MP3/USB/Bluetooth, comandos de voz em português, controles de áudio e telefone no volante | – | • | • |
Tapetes de carpete | • | • | • |
Travas elétricas c/ controle remoto | • | • | • |
Vidros elétricos dianteiros | • | • | • |
Vidros elétricos traseiros | – | • | • |