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Home Avaliações Testes

CITROËN C4 LOUNGE VIRA FLEX

identicon por Bob Sharp
10/12/2014
em Testes

Seguindo a tendência do mercado brasileiro, o Citroën C4 Lounge passou a ser flexível em combustível. As modificações no motor 1,6 THP foram pequenas, entre elas a redução da taxa de compressão de 11:1 para 10,2:1, aumento da pressão de superalimentação de 1 para 1,2 bar, pressão de injeção de 200 bar em vez de 150 bar para o motor pegar frio sem injeção de gasolina quando abastecido com álcool, e redução de atrito. É o primeiro motor de injeção direta flex do grupo PSA Peugeot Citroën.

DSC01492

O desenvolvimento começou em novembro de 2011. Como nos sistemas mais modernos, há um sensor na linha de combustível que analisa a composição do combustível por efeito de condutividade elétrica. A fábrica não informou números de consumo, mas diz ter ficado 7,5% mais econômico com gasolina.

DSC01493
Única diferença externa

Como no Exclusive e no Tendance com motor THP de 1,6 litro, o controle de estabilidade e a saída de ar-condicionado (digital bi-zona) são de série.

O motor é denominado EP6FDTM, enquanto o só a gasolina é o EP6CDTM.

DSC01474
As curvas de torque e potência antes e agora

A potência passou dos 165 cv de antes para 166 cv com gasolina e 173 cv com álcool, às mesmas 6.000 rpm.  O torque se manteve igual, 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm.  O câmbio automático Aisin 6-marchas é de 3ª geração e teve  todas as marchas alongadas em 11,4% “pelo diferencial”.

Mas ao começar a escrever esta matéria ontem e ao analisar as informações, notei que o diferencial estava mais curto em vez de mais longo.  Só notei a discrepância porque havia uma tabela com as relações de marcha e de diferencial na apresentação em PowerPoint, que sempre fotografo por motivo de essas informações nem sempre virem no pacote de informações à imprensa.

DSC01476
As relações da marchas e do diferencial escritas “à francesa”

Telefonei para o gerente de imprensa da Citroën, que me pôs em contato com o engenheiro de transmissão da fábrica de El Palomar, na Argentina, aqui para o lançamento. Foi quando ele me revelou a existência de uma relação adicional na árvore de saída do câmbio Aisin, existente até mesmo na versão anterior desse Aisin, e me passou tabela completa com todos os números — isso já podia ter sido feito antes, por que não.

Note a relações expressas “à francesa”, número de dentes da engrenagem condutora dividido pelo número de dentes da engrenagem conduzida. Para conhecer as “nossas” relações basta achar o inverso (1/x).

DSC01464
O motor do C4, agora flex

Desse modo, o alongamento de 11,4% se deu mediante combinação de diferencial (mais curto, de 3,87:1 para 4,06:1) com a relação da árvore de saída alongada, que passou de 1,06:1 para 0,94:1. Dúvida sanada.

Com isso a v/1000 passou de 42,1 km/h no câmbio anterior para 46, 9 km/h nesse agora, abaixando a rotação a 120 km/ em sexta de 2.850 para 2.550 rpm. Inclusive, aproveitei e fiz as devidas correções na matéria do Arnaldo com o C4 Lounge Tendance com o motor THP 165.

Com isso aceleração 0-100 km/h perdeu 0,4 s, sendo agora 9,2  s com gasolina mas ficando praticamente igual com álcool, 8,9 s (8,8 s antes).

As trocas de marcha automáticas ou manuais (pela alavanca somente, frente/sobe, trás/reduz) ficaram bem mais rápidas, mas não há aceleração interina. Outra mudança anunciada no câmbio foi uma redução do acoplamento hidráulico do conversor de torque para que o motor não fique tão freado com carro parado e freio acionado, aumentando o conforto pela menor vibração percebida pelos ocupantes e ajudando a economizar combustível.  O Vectra II, de 1996, tinha sistema semelhante, chamado controle de neutro.

O C4 Lounge, agora flex, tem melhores condições para ganhar posição no nosso mercado que, como se sabe, dá preferência a carros flex por desvalorizarem menos na hora da venda — mesmo que o tanque nunca veja uma gota de álcool por toda a vida do veículo.

Desde o lançamento em agosto de 2013 já foram vendidas 11.700 unidades, pois agradou e tem qualidades indiscutíveis, como pode ser visto no que o Ae já falou.

Preços: Tendance, R$ 78.790 e Exclusive, R$ 85.490.

BS

 Fotos: autor
FICHA TÉCNICA CITROËN C4 LOUNGE THP FLEX
MOTOR
Denominação, localização e posição EP6FDTM, dianteiro transversal
Combustível Gasolina
Aspiração Superalimentação por turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, 1,2 bar
Taxa de compressão 10,2:1
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Potência máxima 166 cv (G), 173 cv (A) a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm (G e A)
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° e arranjo dos cilindros/arrefecimento Quatro em linha/a líquido
Localização dos comandos de válvulas Cabeçote
Árvores de comando de válvulas/acionamento Duas, corrente
N° de válvulas por cilindro/localização/atuação Quatro/cabeçote/indireta por alavanca-dedo
Variador de fase Comando de admissão
Coletor de admissão variável Não
Formação de mistura Injeção direta
TRANSMISSÃO
Câmbio/rodas motrizes Automático epicíclico Aisin Auto6/dianteiras
Controle de tração/bloqueio de diferencial Sim/não
N° de marchas à frente/alavanca seletora Seis/assoalho
Relações das marchas 1ª 4,04:1; 2ª 2:37:1; 3ª 1,56:1; 4ª 1,16:1; 5ª 0,86:1; 6ª 0,67:1; ré 3,39:1; árvore de saída 0,94:1 influiindo em todas as marchas
Relação de diferencial 4,06:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizador integrada
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira
Relação/assistência N.D./eletroidráulica
Diâmetro mínimo de curva 11,1 m
FREIOS
Servoassistência/tipo Sim/a vácuo
Dianteiros A disco ventilado, Ø 283 mm
Traseiros A disco, Ø 249 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6Jx17
Pneus 225/45R17W
SISTEMA ELÉTRICO/GERADOR
Tensão nominal (V) 12
Tipo de gerador Alternador
CARROCERIA
Construção Monobloco, subchassi dianteiro, sedã
Número de portas/número de lugares Quatro/cinco
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.621 mm
Largura 1.789 mm
Altura 1.505 mm
Distância entre eixos 2.710 mm
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 9,2 s (G), 8,9 s (A)
Velocidade máxima 214 km/h (G e A)
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas 450 litros
Tanque de combustível 60 litros
Peso em ordem de marcha 1.394 kg (Tendance), 1.425 kg (Exclusive)
Carga útil 410 kg
GARANTIA
Termo 3 anos
MANUTENÇÃO
Revisões e troca do óleo do motor A cada 10.000 km ou 1 ano
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª 46,9 km/h
Rotação a 120 km/h, 6ª 2.550 rpm
Rotação à velocidade máxima, em 5ª 6.400
Próximo

O INSTRUTOR - POR RAFAEL AUN - 11/12/14

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