• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home PK

R.S. ENTUSIASMO, SÓ UM SOPRINHO JÁ FAZ UM FOGARÉU!

identicon por Paulo Keller
22/03/2017
em PK, Viagens






Alguém pode achar que estamos falando demais sobre o Renault Mégane R.S.. Mas tenho dois pontos com relação a isso. Primeiro, tivemos a chance de ficar um tempo mais prolongado com esse carro especial. E segundo, essa matéria acabou usando o Mégane como pretexto para falar da essência do AUTOentusiastas, o entusiasmo.

Para aqueles que estão chegando agora, essa matéria começou aqui: R.S Entusiasmo. O AUTOentusiastas tem aproximadamente 100.000 leitores, que também podemos chamar de amigos, que nos seguem com regularidade. No entanto, apenas 4% nos acompanha no Instagram, 7% no Facebook e 5% no YouTube. E agora, nessa parte final da matéria, a idéia é registrar os momentos que foram compartilhados em tempo real pelo Instagram do Ae durante a viagem de São Paulo a Joanópolis feita para recarregar o meu autoentusiasmo, de maneira começar 2015 com mais disposição para os desafios a serem enfrentados.

Durante essa viagem compartilhei alguns de nossos “segredos”  revelando lugares onde avaliamos os carros, onde costumamos nos encontrar e também falando sobre sensações que dificilmente conseguimos dividir. A idéia original não era bem fazer muitos registros em vídeo. Mas no final achei que o o material ficou legal para mostrar um pouco mais a nossa “intimidade”. E escolhemos um domingo para colocar a matéria na rede justamente para sua leitura poder ser aproveitada com tranqüilidade e assim carregar ainda mais o entusiasmo de cada leitor.

Do meu lado foi uma experiência muito gratificante, pois tive a chance de passar bons momentos com o MAO e também ter a companhia de alguns leitores que seguiram a viagem. Agora inicia-se a seqüência de fotos que foram postadas no Instagram em tempo real durante o passeio. Depois das fotos eu volto com mais alguns comentários, uma participação muito especial do amigo MAO, e finalmente os vídeos.

O mapa do prazer: São Paulo, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba, Joanópolis
O mapa do prazer: São Paulo, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba e depois Piracaia e Joanópolis
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 001
Inspiração para as imagens…
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 002
Acordar muito cedo tem suas recompensas. Ver o dia nascer, num estado de calma e tranqüilidade, com a perspectiva de um dia especial pela frente, aumenta o entusiasmo
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 004
ARAÇARIGUAMA: “Araçariguama” é um termo tupi que significa “lugar em que os araçaris bebem água”. Araçari é um tipo de ave, bem bicuda, típica de florestas tropicais. Aqui há uma avião que pode ser visto da rodovia Castello Branco no sentido interior–capital. Foi assim que eu o descobri. Originalmente ele seria um cinema. Trata-se de um Vickers Viscount, quadrimotor turboélice inglês. A Vasp teve vários e foi também o avião presidencial de Juscelino, Jânio e João Goulart. É aqui que gostamos de nos reunir para nos prepararmos para os vídeos, pois o lugar é bonito e sossegado. Para quem mora na região vale a pena uma visitinha. E quem sabe nos encontra por aqui em algum domingo bem cedo, quando costumamos aparecer.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 005
Contemplação
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 006
Guarda Alcides, que toma conta do avião de Araçariguama! Pedi para ele fazer uma cara séria, então lhe mostrei a foto e ele se orgulhou de parecer um guarda rodoviário. Gente boa! Com vida difícil.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 008
Europa? Não! O prazer está mais perto do que imaginamos. Pertinho do avião há esse outro “ponto de encontro” onde normalmente paramos para trocar de motorista e conversarmos sobre os carros. É daqui que iniciamos alguns de nossos vídeos também. Uma matéria que tem muitas fotos nesse lugar é a do Toyota GT86

Aqui vale uma pausa.

No vídeo mais abaixo falamos do GT86 em dois momentos e a comparação é inevitável. Ambos os carros são feitos para que realmente faz questão do prazer de dirigir. E o prazer de dirigir vai além de ter um carro bacana. Claro que podemos sentir prazer ao dirigir praticamente qualquer carro dependendo das condições. Mas alguns carros são desenvolvidos e projetados com o foco no prazer. O Mégane R.S. é visceral! Ele se transforma em um monstro assustador muito facilmente. Seu motor 2-litros turbo é o principal culpado disso.

E falar apenas da potência máxima de 265 cv não revela toda a verdade sobre ele. Muito mais importante do que a potência é como ela se inicia a partir do momento em que o ar é soprado para os cilindros, a gasolina é injetada nessa torrente de ar pressurizado, misturam-se, a mistura é comprimida pelos pistões, uma centelha a faz se inflamar gerando a alta expansão e pressão que empurra os pistões e estes, através das bielas, movimentam o virabrequim para gerar a  potência que chegará às as rodas motrizes dianteiras via transmissão.

Eu adoro essa vista!
Eu adoro essa vista!

E no Mégane isso acontece de um jeito extremamente sensorial. O som, o ar sendo soprado sob pressão, a resposta imediata do pedal do acelerador (zero lag), a suavidade dando lugar à aspereza, a pressão do encosto do banco nas costas, o volante ficando um pouco mais leve, o som do escapamento aumentando e a paisagem se desfazendo na visão periférica, são elementos que compõem isso que chamo de essência do prazer. O GT86 também apresenta tudo isso, e com um diferenciador importante, a tração traseira, que altera a nossa percepção de como o carro está em contato com o solo.

Não vou perder tempo tentando traduzir isso. Nós simplesmente sentimos que estamos sendo empurrados! Mas os 65 cv que separam o R.S. do GT86 fazem muita diferença. E é claro que o GT86 é um carro fantástico, é um carro esporte na essência, baixo, com uma posição de pilotagem bem mais adequada, com a alavanca do câmbio bem próxima e respostas muito rápidas também. Não é muito uma questão de falar qual dos dois é melhor. Ambos são fontes de prazer, na essência. O MAO também vai falar sobre eles em algum momento, em outra matéria.

RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 010
Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, perto de Pirapora do Bom Jesus. As cores fortes combinam
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 011
PIRAPORA DO BOM JESUS: Pirapora tem origem tupi e significa “pulo do peixe”, através da junção dos termos pirá (“peixe”) e pora (“pulo”). O nome é uma referência ao fato de, no período da desova dos peixes, eles saltarem sobre a água para vencer as corredeiras do rio e, desse modo, poderem alcançar a cabeceira, que são locais mais propícios à desova. O Rio Tietê passa no meio da cidade. Pena que é muito poluído nessa região. Foi em um morro aqui, lá ao fundo dessa paisagem, onde testei e fiz um vídeo do Fiat Freemont
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 014
Em Pirapora do Bom Jesus há duas pontes sobre o Rio Tietê. essa é uma delas
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 015
Essa é a outra ponte
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 018
Olha quem chegou! O MAO com o sua 328i Touring. Trocamos de lugar e eu pude desfrutar de todo o entusiasmo do icônico E36
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 019
ESTRADA DOS ROMEIROS: Essa estrada começa em Barueri e termina em Itu, passando por Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva. É por ela que passam diversas romarias, a maioria em direção a Pirapora do Bom Jesus onde fica o Santuário do Bom Jesus de Pirapora. É uma estrada muito bonita com várias elevações e muitas curvas que vão praticamente margeando o Rio Tietê. Porém há muitos ciclistas, motos, cavalos, carros mais lentos e romeiros. Deve-se resistir a tentação de se empolgar demais.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 020
CABREUVA: Quando surgiu dedicou-se ao cultivo de cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente, com a instalação de um engenho e essa atividade deu origem à base da economia local durante várias décadas, justificando o apelido do município: “Terra da Pinga”. O nome é originário da árvore Cabreúva, do tipo pardo, conhecida pelos indígenas da região como “Kaburé-Iwa” (Árvore da Coruja).
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 022
ESTRADA PARQUE: De Cabreúva até Itu a estrada dos Romeiros é conhecida como Estrada Parque. No final dela, próximo a Itu, há um trecho interditado com um cenário muito bacana e que permitiu fazer esta foto. O MAO ficou louco com a aceleração do R.S. de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 023
Devorador de asfalto!
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 025
235/35R19, meu maior medo durante a viagem
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 026
O estepe do R.S. é temporário e eu não queria ter que voltar para casa usando ele
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 027
ITU: Já foi a cidade mais rica do estado na época dos barões do café. É famosa pelas lembranças tamanho gigante. Meu pai sempre que passava por lá nos trazia lembranças bacanas. Lembro-me da borracha de Itu, gigante, “para apagar grandes erros”. Minha filha adora o dinheiro gigante. Um bom passeio é sair de São Paulo por volta das 9:30 da manhã, curtir a Estrada dos Romeiros e almoçar em Itu no Restaurante do Alemão, que serve um famosíssimo filé à parmegiana. Ou simplesmente tomar um sorvete na praça da Igreja Matriz e comprar uma “lembrancinha” de Itu. Não fizemos isso, pois o MAO me convidou para almoçar na casa dele!
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 028
Para chegarmos em Indaiatuba tivemos que atravessar Salto. Veja que confusão! E semáforos fora de padrão! Surreal!
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 029
INDAIATUBA: O nome “Indaiatuba” também vem da língua tupi: ini’yá (indaiá) e tyba (ajuntamento), portanto, “Indaiatuba” significa “ajuntamento de indaiás”. Indaiá é um tipo de palmeira que fazia parte da paisagem original do local. A região já era habitada por povos indígenas desde aproximadamente 12.000 a.C. e Indaiatuba, em particular, já era habitada desde o século XII por povos indígenas tupi-guaranis, que cultivavam palmeiras, batata-doce, mandioca, milho, amendoim, feijão etc. A partir da segunda metade do século XVIII, a região começou a ser ocupada por fazendas de cana-de-açúcar
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 030
Indaiatuba é especial para os autoentusiastas: é lá que fica o Campo de Provas da Cruz Alta, a “Disneylândia” da GM do Brasil, que tem todos os tipos de pistas de testes, inclusive a reta infinita, além de diversos laboratórios para desenvolvimento de veículos. Lá ao fundo, bem atrás do Mégane R.S. fica a pista circular, de 4,3 km de extensão, que simula uma reta infinita devido ao raio de 684 metros e à superelevação  da pista que chega a 56% na faixa externa. E a vontade de entrar lá com o R.S. e acelerar até à velocidade máxima de 254 km/h?
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 031
Na mesma rua que termina nos portões do Campo de Provas da GM fica a fábrica da Toyota em Indaiatuba, de onde saem os Corollas nacionais e onde também foi produzida a saudosa Fielder. Bem que a Toyota podia fabricar o GT86 aí
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 032
Proteção amarela. Uma das coisas muito comentadas no R.S. é a cor dos cintos de segurança. Toques especiais como esse demonstram o entusiasmo do fabricante e nos cativam
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 033
Na casa do MAO, em sua incrível biblioteca encontrei algo especial para mim: a primeira revista de carros que comprei, uma Motor 3 de 1981. Me lembro muito bem do dia em que saí de casa e fui até a banca procurar uma revista em quadrinhos. Voltei para a casa com essa aí. Eu tinha 11 anos. Fui atraído por um ancestral direto do Mégane R.S., o Renault 5 Turbo. O que será que mais me atraiu na época, o esquema de cores do carro, as entradas de ar na lateral, ou a palavra turbo? Ou a chamada de capa. “Uma tonelada de dinamite”? Não importa, é tudo autoentusiasmo. Há uma matéria do JJ sobre o Renault 5 no Ae,  leia-o.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 034
Conclusão da matéria do JLV sobre o Renault 5: “Se valeu a pena? Bem, digamos que estamos para automóveis como macacos estão para bananas. E o Renault 5 Turbo é um clássico em seu próprio tempo. Um carro que começou sua vida como um projeto de competição e depois foi transformando em automóvel “de passeio”, sem perder quase nada de suas características originais e ganhando de sobra uma série e outras, mais típicas dos melhores carros de passeio do mundo.” O Mégane R.S. não tem o motor central-traseiro do Renault 5, mas de alguma forma pudemos sentir a presença do 5. E adoramos bananas!
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 035
Tirando a poeira do R.S. e se preparando para zarpar para Joanópolis. A boa noticia? O MAO vai comigo. Um das melhores maneiras de se entender e observar o desenho de um carro e sua aerodinâmica é lavando-o. Ainda bem que em Indaiatuba não há falta d’água.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 036
MAO com a mão na massa. Ganhei o almoço, a hospedagem e ainda uma lavagem… amigos são para essas coisas
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 037
No plano original, depois do almoço com o MAO eu sairia para Joanópolis sozinho, continuando a minha busca interior. Mas o MAO não agüentou, mudou toda sua programação, me convidou para pousar na mansão Oliveira e foi comigo. Mas antes de pegarmos o asfalto para o destino, a quase 100 km de Indaiatuba, paramos no posto para dar uma olhada no carro por baixo. Tudo coberto e nenhuma parte íntima interessante mostrável. E a largura e a bitola do R.S nos impressionou, maior do que a do elevador.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 038
Eu querendo ir embora para Joanópolis e o MAO em um momento de contemplação à nossa máquina de entusiasmo!
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 040
Antes de Joanópolis, uma passada por Piracaia em uma ponte bacana
Por que Joanópolis? Veja o mapa
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 041
JOANÓPOLIS: Joanópolis significa cidade de João, em virtude de seu padroeiro, São João Batista. Também é conhecida como Terra do Lobisomem. Escolhi Joanópolis como destino final dessa viagem por várias razões. Quando olhei o mapa dos arredores de São Paulo procurava serras, mesmo que não muito altas, água (que está difícil hoje em dia) e estradas pavimentadas, mais adequadas ao Mégane R.S.. Geralmente as paisagens de serra e água (rios, represas, lagos etc) são muito mais bonitas. E as curvas são um convite ao prazer de dirigir, ainda mais um carro com caixa manual. Foi em Joanópolis que o Ae testou o BMW 750i, em setembro de 2011, com a minha participação, do Bob, do Arnaldo e do Felipe Bitu, que não está mais no nosso grupo. Foi um teste muito legal de fazer. Logo depois do almoço eu resolvi fazer umas umas fotos do primo AK andando forte com o BMW. A serrinha é tão danada e eu fiquei muito tempo olhando pelo visor da câmera, o que me causou um grande enjôo pela primeira vez na vida. Depois desse episódio passei a enjoar com alguma freqüência. Enjoanópolis!
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 042
Na volta de Joanópolis decidimos pegar o caminho passando por Bragança Paulista. Nem paramos. Mas nesse trecho desligamos o controle de estabilidade. Posso garantir que em vias públicas, por questão de responsabilidade não dá para encontrar o limite do R.S. mesmo no modo Sport.
RS Entusiasmo - Autoentusiastas - 043
Missão cumprida. Acabamos de chegar de Joanópolis debaixo da maior chuva. Foram 490 quilômetros de puro autoentusiasmo. Nossa conclusão é que o Mégane R.S. é viciante. Obrigado aos que nos acompanharam. Abraço do PK e do MAO! Valeu!

Antes de prosseguir faço mais uma pausa. Alguns leitores me perguntaram pelas redes sociais sobre como o R.S. se compara com o GTI. Primeiramente, acho que não fui completamente entendido na minha avaliação do GTI. Ele é um carro fantástico, feito para entusiastas. Mas é feito também para não entusiastas. O GTI é um tecno boy. O R.S. é um bad boy. A escolha depende um pouco do seu estilo.

O leitor Davi Reis tentou explicar de um jeito que eu gostei: “Acho que o GTI é precisão e o R.S. é emoção. Não que o GTI não emocione e o R.S. não seja preciso, mas a idéia é mais ou menos essa”. Apesar do GTI ter um status de mito. acho o R.S. mais verdadeiro em relação ao autoentusiasmo. Qualquer pessoa facilmente teria um GTI se possível. Mas só os autoentusiastas natos (de coração) teriam um R.S.. 

Depois de pousar na casa do MAO, acordei cedo no dia seguinte e voltei para São Paulo totalizando 690 km com o R.S.. Essa volta também foi bastante divertida e pude curtir vários momentos de entusiasmo na essência que se misturavam com lembranças de 2014 e do dia anterior. Acho que muitos sabem o tipo de sensação positiva da qual estou me referindo. É um espécie de estado de plenitude que só se alcança em poucas ocasiões. E também, nesse estado mais tranqüilo, pude fazer fotos adicionais.

Como o MAO foi um companheiro  na viagem e alguém que realmente sente o autoentusiasmo como eu, e que também achou o R.S. sensacional ao dirigi-lo, pedi para ele escrever algo sobre entusiasmo certo de que o resultado seria algo tocante. Aí está! Eu não tenho vergonha alguma de dizer que me arrepiei quando li.

 

ENTUSIASMO

Por Marco Antônio Oliveira

en.tu.si.as.mo
1 Excitação da alma quando admira excessivamente. 2 Arrebatamento. 3 Paixão viva; dedicação. 4 Alegria ruidosa. 5 Exaltação criadora que torna sublimes os poetas, os artistas e os oradores. 6 Inspiração.

Praticamente toda definição que se faz da palavra “Entusiasmo” remete a algo divino.

Trata-se de um conceito realmente difícil de se explicar em termos lógicos, uma característica realmente sobrenatural, e portanto, profundamente humana.

A vida, afinal de contas, não pode ser explicada pela lógica. A lógica apenas explica o porquê das coisas, nunca seu significado. O homem precisa acreditar que sua vida faz algum sentido, que existe para algum propósito, ou o existir se torna vazio e deprimente como uma reunião de viciados em crack. O poeta americano Oliver Wendell Holmes certa vez disse que “É apenas fé em algo, e entusiasmo em algo, que faz a vida valer a pena”.

Por isso agradeço todos os dias ao Senhor por ter me abençoado com ambos. A fé nos faz ter a certeza de que tudo acabará bem, nos conforta e nos dá a coragem para continuar. E o entusiasmo nos move para frente, nos faz melhores, mais felizes, mais sábios, mais úteis.

E não há explicação lógica para o aparecimento do entusiasmo; eu nasci com uma paixão incrível por automóveis, tenho certeza. Não é algo que aprendi, não é algo que escolhi: alguém me abençoou com um propósito na vida, um norte. Não é algo que posso escolher deixar de lado, é algo que vem de algum lugar sem possibilidade alguma de ser impedido.

E que alegria é ter nascido assim! Me deu vontade de aprender, me fez ler muito, criando um hábito saudável que fez muito para meu crescimento, e que ainda me proporciona prazer fácil, profundo, e acessível. Me fez escolher facilmente uma profissão, a de engenheiro automobilístico, e viver com minha escolha mais tranquilamente, atento a um propósito maior, que é fazer automóveis. Mesmo quando tudo parece nublado e o trabalho parece apenas produzir papel.

Me deu amigos com interesse mútuo, gente com que conversar todo dia, conversa de verdade com profundidade e detalhe, que faz a gente pensar, aprender, e de novo melhorar como pessoa. Me faz sair de casa, fazer coisas que outros não fariam, viver aventuras como comprar carros a 700 quilômetros de casa e voltar rodando, a coragem de deixar coisas acontecerem comigo, sem medo. Me dá ocupação fazendo manutenção de meus carros, com a clareza de propósito e a felicidade simples que só o trabalho manual feito com carinho pode dar. Me dá campo vasto e infindável para estudo.

E foi esse entusiasmo, essa força estranha, tão potente como a que leva Roberto a cantar, que me forçou a começar a escrever para dar vazão ao que aprendi. Comecei porque, de novo, algo me impelia a isso, sem pretensão de nada, somente porque precisava fazê-lo de alguma forma, se tornava impossível impedir. Escrevia para mim mesmo, feito maluco.

Logo, conheci mais amigos, via internet, mais variados e de mais longe, e com ajuda deles comecei a publicar o que escrevia. Quinze anos depois, ainda estou para ver um centavo de retorno por todo esse trabalho, mas sem arrependimentos: de novo, é maior que a minha vontade. É simplesmente algo que preciso fazer. Fazer isso de graça me deu uma felicidade que dinheiro nenhum pagaria.

E me levou a conhecer, ainda que virtualmente, você, leitor. Você, que com seus comentários, me mostra que há mais gente como eu, e que gosta do que faço, me dando a certeza que não sou maluco (ou pelo menos, que tenho companhia). Que acompanha, incentiva, elogia. Que me deixa feliz e com um propósito na vida.

Foi o entusiasmo que trouxe, numa manhã de dezembro sem nada especial, o Paulo Keller à minha porta, montado em seu amarelíssimo Renault, um carro feito por gente entusiasmada para gente entusiasmada. Gente iluminada, inspirada por Deus.

O seu objetivo? Reacender o entusiasmo nosso e dos leitores. PK, meu velho amigo… quem o tem, nunca perde. Nem fagulha precisa para reacender essa chama, só um soprinho já faz um fogaréu.

Vida longa Ae!

MAO

 

Obrigado, MAO!

E como é domingo, se ainda tiver com tempo, aí estão os vídeos. Os dois primeiros já estavam lá no YouTube. Quem já se inscreveu no nosso canal ou nos segue no Facebook pôde assisti-los antecipadamente. Eles mostram um bom resumo da atmosfera dessa viagem e a rigor seriam suficientes para essa matéria. No entanto recebi manifestações de alguns leitores que até solicitaram que a viagem inteira fosse filmada. Então surgiu a ideia de fazer uma versão completa que tem “apenas” 47 minutos de duração. A participação do MAO também está quase que inteira nessa versão. Duvido que alguém, além da minha mãe, a querida e entusiasmada dona Arlete, agüente tanto de falatório meu.

Bom domingo e que 2015 seja de muito entusiasmo.

Abraço, PK

Nota: todas as fotos desse post são mobgrafias, fotos feitas com aparelhos móveis, captadas com o Samsung Galaxy S5 diretamente pelo Instagram. Para saber mais sobre mobgrafias acompanhe www.mobgraphia.com.





Tags: Estrada dos RomeirosMeganeR.S.RenaultRS
Anterior

LEMBRANÇAS DOS MEUS TESTES DE 2014

Próximo

DEZ MELHORES CARROS QUE QUERO COMPRAR EM 2015

identicon

Paulo Keller

Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

Próximo

DEZ MELHORES CARROS QUE QUERO COMPRAR EM 2015

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In