• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

POR QUE TEM QUE SER ASSIM?

identicon por Bob Sharp
20/08/2015
em Análises
Provavelmente alguém mostrou essa foto para Fernando Haddad e ele achou boa idéia... (foto pioneiro.clicrbs.com.br)

Provavelmente alguém mostrou essa foto para Fernando Haddad e ele achou boa idéia... (foto pioneiro.clicrbs.com.br)

Árvores no meio

Ontem publicamos esta foto, para horror de quantos têm um mínimo de discernimento e conhecimento das questões de trânsito, e pergunto: por que tem que ser assim? Por que, como cidadãos, não podemos ter o assunto trânsito tratado com competência e seriedade? O que será que está nos faltando?

Essa medida tomada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, por sua vez controladora da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), fere o mais elementar princípio de segurança viária, e no entanto, está aí, alardeada por toda a imprensa e, pasme, teve gente que gostou da esdrúxula idéia.

Alguém já viu postes de iluminação pública separando pistas ou faixas de rolamento? Eu nunca vi, aqui no nosso país ou em outros que tenho visitado. Árvores são como postes nessa aplicação, se um carro bate numa, é um acidente sério. Por isso é que se usam defensas metálicas (guard-rails) para essa finalidade, para manter o carro na pista sem que isso implique em colisão frontal.

 

Provavelmente alguém mostrou essa foto para Fernando Haddad e ele achou boa idéia… (foto pioneiro.clicrbs.com.br)

É como se estivéssemos num estado de demência coletiva, que não sabemos como resolver as mais elementares questões do dia a dia.

O dirigir hoje no Brasil, todos ou a maioria sabe, virou uma atividade de alto risco, seja por acidentes de toda ordem, seja por uma implacável perseguição aos motoristas — leia-se população — por meio de medidas absolutamente imorais, caso da famosa armadilha no acesso à Ponte das Bandeiras, em São Paulo, já bastante comentada e discutida aqui.

Temos um rodízio pelo final da placa absolutamente ilegal e ele está aí há 18 anos, sem que o Ministério Público Estadual dê a menor atenção a esse abuso da Prefeitura. Imagine o leitor, tirar (teoricamente) de circulação 20% da frota quando ela era de pouco mais de 3 milhões de veículos e manter o mesmo porcentual quando hoje são perto de 5,5 milhões, coisa de 80% mais. Está mais do que evidente que a medida é inócua há muito tempo — menos para os cofres da Prefeitura, dado o que se multa “por trafegar em via e horário não permitido – Operação Horário de Pico”.

A sem-vergonhice do rodízio é tamanha que a proibição acima não é sinalizada, como deveria obrigatoriamente ser, daí resultando que quem é de fora e não conhece a medida — não tem obrigação de saber — e vem a São Paulo, nem que seja de passagem, é multado sem dó, e ainda tem pontos anotados no prontuário da CNH. É a mais completa insanidade ou então roubalheira no sentido estrito.

Engenharia de tráfego no país é apenas um nome, pois ela, de fato, não existe. O controle dos semáforos com emprego da toda a tecnologia de informação do nosso tempo simplesmente é desprezada. Tal tecnologia só existe para captar imagens que são mostradas nos “centros de controle” — para multar, claro.

Outro dia assisti pela tevê como as autoridades de trânsito de Londres fazem para assegurar a fluidez do tráfego. Quando detectam que uma rua está acumulando carros demais, interferem nos tempos dos semáforos do entorno para atenuar o congestionamento. Veja o leitor o sentimento de dever, a preocupação com o cidadão, dos ingleses. Acontecer o mesmo aqui, nem em sonho. Especialmente quando à menor chuvinha semáforos ficam inoperantes — mas não os detectores de velocidade, vulgo “pardais”.

E o que dizer da “Grande Amsterdã” que o incompetente e  inconseqüente (“nós pega o peixe”) prefeito Fernando Haddad que fazer de São Paulo? Quatrocentos quilômetros de pistas para bicicletas! Ruas e mais ruas em que não pode mais parar o carro na porta de casa nem mesmo para um simples embarque/desembarque devido a faixas para bicicletas parcamente utilizadas!

E o que dizer de duas faixas para bicicletas, uma em cada lado da rua?

 

Duas ciclotaixas
Loucura completa (foto de Almir Orem)

O pior é que este “vírus” está se espalhando endemicamente pelo país inteiro, nas capitais e cidades grandes  e médias. O que será que se passa na cabeça desses prefeitos?

Das lombadas, creio ser desnecessário martelar o assunto. Somos a “Pátria da Lombada”, parafraseando o burro mote da presidente da República, certamente criação de um marqueteiro mais burro ainda. Pátria não educa, quem educa é o país, são as instituições de ensino.

Enquanto isso, o automóvel vai sendo cada vez mais demonizado, e isso seguramente é uma das componentes da queda de vendas que vem se registrando no s últimos meses, mostrou o último relatório da Anfavea.  “É, acho que não vou comprar carro não”, muitos devem pensar.

Como estamos num regime capitalista, menos vendas, menos produção, menos empregos. É isso o que queremos? Claro que não. Mas tem gente que parece querer. Soa a orquestração.

Quanto à pergunta-título, será que aquilo que costumo dizer, brincando, que somos um país amaldiçoado, é fato? Estou cada vez mais certo disso.

BS





Anterior

2.335 cv

Próximo

COLUNISTA DO AUTOENTUSIASTAS PREMIADO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

COLUNISTA DO AUTOENTUSIASTAS PREMIADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In