• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

AME-O OU NÃO O COMPRE

identicon por Bob Sharp
27/05/2015
em Análises

Etios AK

Depois do teste ‘no uso’ do Etios Platinum ontem, pelo Arnaldo, fiquei impressionado com o número de comentários (106, enquanto escrevo esta matéria) e, principalmente, com o nível de rejeição do modelo baseado em dois aspectos, estilo e localização dos instrumentos. Estes, concordo  pela leitura, mas não pela localização. Já respondi a alguns leitores falando sobre o Renault Twingo, um carro lançado em 1992, com instrumentos no centro do painel, mas que por serem digitais não apresentavam a menor dificuldade de leitura; o mesmo com o Citroën C4 Picasso. 

 

twingo-carplace.virgula.uol_
Quadro de instrumentos central do Renault Twingo (carplace.com.br)

Para lê-lo nem é preciso movimento de cabeça, basta o de olhos, pois num relance se sabe qual a velocidade quando o velocímetro é digital.  Já num quadro de instrumentos de leitura através do volante é preciso ligeiro movimento de cabeça. Nesse caso é questão de altura e foi isso o que levou a PSA a introduzir no Peugeot 208, e recentemente no 2008, o quadro de instrumentos elevado, de leitura por cima do volante, para consulta com movimento de olhos apenas.

 

Quadro 208
Solução da PSA no Peugeot 208/2008: quadro de instrumentos visível por cima do volante

 

Se a Toyota resolvesse trocar o velocímetro e o conta-giros analógicos por digitais o problema ficaria resolvido, uma vez que a vantagem do quadro de instrumentos central é ficar no mesmo nível dos olhos.

Mas mais controverso ainda, alvo das maiores críticas, é o estilo. Olhando friamente, não vejo nada errado nele, tampouco ” linhas de carro do ano 2000″, como escreveu um leitor. São linhas típicas de um hatchback, sem excesso de vincos, limpas, desenho da dianteira e de traseira com tudo onde deve estar, sem rebuscados, e que não cansam.

Faço nisso um paralelo com o primeiro Corsa que tivemos, um desenho que considero obra-prima do japonês Hideo Kodama, da Opel, moderno porém nada revolucionário e que por isso mesmo não cansa. Até hoje, quando vejo um desses Corsa, admiro-me por passados 20 anos  o carro não ter cara de “velho”.

 

Corsa Wind
Corsa Wind 20 anos depois não ficou velho (quatrorodas.abril.com.br)

Certos desenhos hoje trazem a cintura muito alta, com área envidraçada menor, que realmente não me atraem (mas que não me impediria de comprar um). No Etios o interior é arejado, boa visibilidade em qualquer direção, além do ótimo espaço interno num carro que não chega a 3,8 metros de comprimento.

 

Há também, e isso é visível em vários comentários, a questão do preconceito.  Saber que o Etios foi projetado para “mercados emergentes”, para a Índia no caso, parece incomodar, como se ter um signifique rebaixamento de classe social. Talvez por isso se fale tanto “ah, a Toyota devia fabricar o Yaris”, que na cabeça de muitos é carro de mercados de Primeiro Mundo e aí, tudo bem.

 

Toyota_Yaris_LE_--_NHTSA
Se fosse o Yaris em vez do Etios não haveria problema… (en.wikipedia.org)

O próprio Hyundai HB20, um sucesso de vendas, carro que caiu no gosto dos brasileiros, só tem aqui, foi projetado especialmente para um país emergente chamado Brasil. A Hyundai tem uma linha de produtos excelente e o HB20 não é exceção. Como o  Etios também não é.

 

Etios AK 1
Feito para a Índia, o problema (foto AK)

Esse preconceito também existe, embora bem menos hoje, em relação a carros do Leste europeu, caso dos Dacia “reemblemados” Renault, mesmo que a fabricante romena pertença à Renault desde 1998, sendo que fabricava veículos sob licença desta desde 1968.

O mercado brasileiro, de um modo geral, desconhece o fato de o Volkswagen up! alemão não ser fabricado lá, mas em Bratislava, na Eslováquia, e de o Porsche Cayenne ser produzido em Leipzig, ex-Alemanha Oriental, e não em Zuffenhausen/Stuttgart, e nem por isso são modelo rejeitados por questão de seu “berço”.

 

DSC02195
Renault Duster aos poucos vai perdendo a pecha de “romeno” (foto BS)

É claro que há muito de emocional na compra de um carro zero-quilômetro, principalmente ser for o primeiro, mas ao pôr de lado o racional muitas vezes se deixa de fazer a melhor compra. Tenho dito e repito: não existe mais carro ruim, todos chegaram a um nível tal que é muito difícil apontar um defeito ou erro de projeto. O leitor do Ae certamente já notou isso nossos testes,  em que não ficamos buscando detalhes como “rebarbas” em algum item de plástico.

É por isso escolher um carro fica cada vez mais difícil, acho que todos têm ciência disso. Vale muito na hora da escolha analisar o “entorno”, tudo aquilo que o proprietário vivenciará após sair com o carro novo da concessionária, em especial manutenção e reparos.

BS





Anterior

As estatísticas e os fatos

Próximo

Assim não dá

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

Assim não dá

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In