• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

UMA NO CRAVO, OUTRA NO SOMBRERO

identicon por Wagner Gonzalez
28/11/2015
em Colunas, Conversa de Pista

 

O GP do México não foi tão disputado quanto o dos Estados Unidos, mas a festa que envolveu a corrida compensou tudo. Na pista, Nico Rosberg voltou a vencer e os finlandeses mais uma vez se estranharam, desta vez com prejuízo maior para Räikkönen. Um discreto Massa terminou em sexto e a falta de freio fez Nasr parar antes do final

 

Mais de 335 mil pessoas foram ao auódromo, 135 mil no domingo (foto Mercedes)
Mais de 335 mil pessoas foram ao autódromo, 135 mil no domingo (foto Mercedes)

Verdade que desde 1992 a F-1 não se apresentava no México, mas a presença de 335.850 espectadores nos três dias do evento — 135 mil delas no domingo — não deixa de impressionar. Diria que impressionou tanto quanto o reformado autódromo Hermanos Rodriguez: perdeu-se a Peraltada, a diabólica curva com superelevação que dava acesso à reta de chegada, mas ganhou-se um belo teatro com o público próximo à pista — chegava a lembrar Mônaco e Canadá — e bons pontos de ultrapassagem. Assunto que não deve ser cogitado perto de Kimi Räikkönen nos próximos dias…

 

Toma lá, dá cá. Telecatch entre Räikkönen e Bottas teve segundo assalto (foto Williams/LAT)
Toma lá, dá cá: mais um assalto do telecatch de finlandeses (foto Williams/LAT)

Tal como aconteceu na Rússia, os dois patrícios da terra do Papai Noel andaram trocando tinta dos seus trenós. Aluno aplicado e com mais sede de mostrar serviço, Valtteri Bottas devolveu sem juros, mas com polpuda correção monetária a seu favor, o prejuízo de Sochi. Enquanto o homem de gelo derretia junto às barreiras de proteção as suas esperanças de pontuar, o moleque atrevido manteve seu carro intacto e subiu ao pódio. Como diriam alguns, comeu pelas beiradas e ainda que o prato estivesse frio, houve quem sentisse um cheiro de fritura em Maranello.

 

Terceiro título no bolso, Hamilton estava mais relaxado no México (foto Mercedes)
Terceiro título no bolso, Hamilton estava mais relaxado no México (foto Mercedes)

No Planeta Mercedes houve uma inversão de valores na casa e, talvez por causa da altitude local, o desempenho de Lewis Hamilton nas voltas finais do GP do México deixou no ar a dúvida se ele optou por se aquietar no segundo lugar — afinal, o título já está garantido — e com isso serenar os ânimos. A temporada atual ainda tem duas corridas (Brasil, dia 15, e Abu Dhabi, 29) e sem dúvida não se viu ainda o fim dessa tertúlia anglo-teutônica.

 

Mallya, aqui ao lado de Emerson, pode deixar a F-1 (foto Sahara Force India)
Mallya, aqui ao lado de Emerson, pode deixar a F-1 (foto Sahara Force India)

Quem deve ter sido visto pela última vez, no caso o México, é Vijay Mallya, pelo menos na condição de dono de equipe de F-1. Não é de hoje que o seu nome é relacionado a negociatas de gênero discutível — sua empresa aérea, a Kingfisher, tem inúmeros problemas com as autoridades indianas — e desta vez há indícios de que a Diageo, holding que explora marcas com a vodca Smirnoff e o uísque Johnny Walker, estaria considerando assumira equipe baseada em Silverstone como forma de recuperar uns tantos milhões de dólares. O curioso é que a vodca já aparece nos carros de Sérgio Pérez e Nico Hulkenberg e o uísque nos monopostos de Fernando Alonso e Jenson Button. A Rádio Paddock tem propagado que o acordo com a McLaren já está nos últimos e aguados  goles e que a compra da equipe do indiano pela Diageo estaria vinculada com uma possível participação da Aston Martin, que assumiria a titularidade da equipe.

 

Festa colorida no México, como há muito não se via na F1 (foto Sahara Force India)
Festa colorida no México, como há muito não se via na F-1 (foto Sahara Force India)

Mais, o já veterano, mas ainda eficientíssimo RP junto à imprensa britânica, Jenson Button, já estaria se alinhando para assumir um lugar na reformulada operação. O campeão mundial de 2009, aliás, está sempre com seu nome nas manchetes. Ora por causa de um assalto em sua casa na Riviera Francesa, ora por que vai abandonar a F-1 ou porque a McLaren não sente firmeza na permanência de Fernando Alonso.

Firmeza, certeza, tranqüilidade, este tipo de segurança, são itens em falta nos arredores da equipe Manor. O alto escalão do time está abandonando o navio em alto-mar ou, na melhor das hipóteses, quando a temporada chegar no porto de Abu Dhabi, situação que gera uma questão clara: a quem interessa que a pequena equipe acabe depois de tudo que foi feito para mantê-la ativa neste campeonato?

O capital da Manor/Marussia é o crédito que tem para receber pelo resultado do ano passado, o contrato de motor com a Ferrari e um punhado de engenheiros e técnicos com conhecimento do negócio F-1. O crédito do ano passado, quase certamente, já estaria comprometido para financiar a atual temporada, portanto, pode muito bem ser uma ilusão.

Já o contrato com a Mercedes seria de interesse de ninguém menos que as ainda sem-motor Red Bull ou a Toro Rosso, embora circulem rumores de que a primeira continuaria com motores Renault e a segunda voltaria a ter os Ferrari, como aconteceu no início de sua história. Quanto ao pessoal que põe a mão na massa, há possibilidade de ser contratado pela equipe Haas ou, quem sabe por quem herdar o contrato da Mercedes caso a equipe acabe.

 

Gutierrez garantiu o primeiro prêmio da ainda inédita equipe Haas (foto Ferrari)
Gutierrez garantiu o primeiro prêmio da ainda inédita equipe Haas (foto Ferrari)

Rumores, aliás, é o que mais alimenta o noticiário da Rádio Paddock, emissora virtual da categoria. Num segmento mais fiel à realidade da categoria, o mexicano Estebán Gutiérrez foi finalmente confirmado como um dos pilotos da equipe Haas para o ano que vem, notícia que garantiu o primeiro prêmio conquistado pela equipe americana: o de segredo mais mal guardado da temporada.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: BottasF-1GutierrezMallyaManor MarussiaMéxicoNicoRäikkönenRed Bull
Anterior

PEUGEOT 308 SE ATUALIZA

Próximo

CAMISETA DO NOVO AE

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

CAMISETA DO NOVO AE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In