• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

“FORTE APACHE” DA VW EM BRASÍLIA

identicon por Alexander Gromow
17/03/2018
em AG, Destaque do Editor - Falando de Fusca & Afins, Falando de Fusca & Afins

Na inauguração de Brasília, dia 21 de abril de 1960, a cidade estava semipronta, não havia acomodação em hotéis para todos os visitantes, mas os “alemães-brasileiros” da recém-inaugurada oficialmente Fábrica da Volkswagen do Brasil não se apertaram com esta limitação.

Cartão filatélico comemorativo da inauguração de Brasília autografado pelo presidente Juscelino Kubitschek (1)

Especialistas em acampamento há muito tempo, já que na Alemanha muitos já praticavam o campismo, o pessoal de São Bernardo do Campo organizou um acampamento com Kombis preparadas para várias atividades, desde dormitórios até cozinha. Umas 40 Kombis foram dispostas em círculo no terreno onde depois viria a ser construído o Itamaraty e surgiu o legendário acampamento apelidado internamente de “Forte Apache”, se bem que mais parecia uma formação de defesa de uma caravana de desbravadores do Velho Oeste americano preparados para a defesa contra um iminente ataque dos índios…

Na foto de abertura vemos este acampamento, bem como a sua posição em relação aos prédios já prontos para a inauguração. O nome oficial deste acampamento era “Núcleo Volkswagen” como indicado em faixas, se bem que também havia uma faixa que dizia: “Núcleo VW Brasília”; este detalhe poderá ser visto adiante em fotos. Também havia um logotipo VW colocado no alto sobre um tripé – ele tinha iluminação à noite.

Neste acampamento se destacaram as Kombis-Camping transformadas pela Carbruno, estas serviram de dormitórios. Como esta versão não tinha um banheiro, 12 barracas banheiro, com chuveiros, foram instaladas no perímetro externo do círculo formado pelas Kombis, separadas em dois grupos de seis. Aliás, detalhes destas Kombis-Camping da Carbruno podem ser vistas na Parte 1 da matéria “Kombis que levam as casas nas costas”.

No caminho para Brasília o longo comboio de Kombis faz uma pausa para abastecimento (2)

Mas quem acredita que a delegação levou somente Kombis para o Planalto Central se engana. Também foram “Volkswagen de Passageiros” que desempenharam funções que quebraram paradigmas de uma maneira bem ao modo de Brasília, uma capital moderna e pouco convencional. Normalmente as autoridades vão a jantares de gala vestidos de fraque em limusines, carros grandes, condizentes com a festa, mas vejam o que ocorreu há cinquenta e oito anos. Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk, o primeiro presidente da Volkswagen do Brasil, à esquerda da foto, devidamente trajado de fraque, não dá para ver, mas ele segurava sua cartola na mão esquerda, esperando para entrar num valente Fusca que o levou para o jantar de gala da inauguração de Brasília em grande estilo Volkswagen!

Pronto para a festa de Gala; Schultz-Wenk aguarda para entrar no banco de trás enquanto o motorista, de costas, puxava o banco dianteiro (2)

Deve ter sido a sensação da noite: presidente da VW do Brasil chega para a Recepção de Gala da Inauguração de Brasília num Fusca! Mas a história estava traçada e esta foi, sobretudo, uma homenagem da Volkswagen a Juscelino Kubitschek de Oliveira — que recém tinha inaugurado, em 19 de novembro de 1959, a Fábrica Anchieta; e que, além do mais, desenvolveu uma grande amizade pelo presidente da Volkswagen do Brasil. Abaixo,† uma foto feita em outra oportunidade:

Acho que o “alemão” contou uma piada daquelas… (3)

Este é o resumo da história, mas vamos dar uma olhada nos detalhes desta grande aventura que hoje já se tornou histórica. Primeiro vamos ser alguns detalhes da viagem do grande comboio de veículos que saiu da Fábrica Anchieta e percorreu os mais de 1.000 quilômetros para chegar à nova Capital Federal.

A chegada à Brasília foi registrada em grande estilo com fotos aéreas, que mostram o longo cortejo chegando por uma cidade que ainda estava em construção, mas que já ia ser inaugurada (Fonte das fotos, vide nota 2):

Chegando ao local destinado paro o mega-acampamento, as Kombis foram sendo dispostas em círculo e as demais instalações foram sendo armadas, mostrando o cuidadoso planejamento feito para esta empreitada:

As Kombis serviram para o dia a dia e também para contatos políticos mantidos ali mesmo nas mesinhas e cadeiras de camping. As fotos se concentram na Kombi do Schultz-Wenk, a de número 5 (Fonte das fotos, vide nota 2):

À noite o Forte-Apache, todo iluminado, brilhava na escuridão do planalto central:

 

Alguns prédios já eram iluminados à noite, mas as avenidas não estavam prontas e, portanto, não tinham iluminação; com isto o Forte-Apache se destacava contra o fundo escuro (2)

 

O logotipo VW elevado com sua iluminação noturna, marcando o seu espaço na inauguração de Brasília (2)

Fazia parte do programa a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que ainda voava com os gloriosos T-6 da North American Aviation. Aliás, alguns dos rasantes que foram realizados naquele dia já não são mais permitidos em eventos com público (Fonte das fotos, vide nota 2):

Outra atração foi uma corrida de automóveis numa modalidade para lá de estranha e perigosa, além de não haver proteção alguma para o público: os carros corriam indo e vindo na mesma avenida! A mistura de carros também era grande:

Encerro aqui mais um relato de um evento que marcou a história da Volkswagen no Brasil, envolvendo Fuscas, Kombis e a inauguração da Novacap. Outro capítulo que não é conhecido por muitos, mas que vale a pena contar e relembrar.

AG

 

Créditos & Notas

Crédito das fotos:

(1) – Foto: Mercado Livre
(2) – As fotos da caravana, do Forte Apache e das atividades em Brasília foram originalmente feitas por Alwin Dierkers, já falecido. Ele foi fotógrafo da Volkswagen do Brasil por muitos anos; durante os quais registrou vários eventos memoráveis, como este desta matéria e a Caravana de Integração Nacional, dentre outros. Eu recebi estas fotos num CD que o amigo Val Arraes distribuiu para várias pessoas. Ele resgatou um lote de fotos de dentro de uma lata de lixo na Fábrica Anchieta, onde ele trabalhava. Ele conta que inicialmente guardou as fotos em seu armário e as foi levando, escondidas, para casa em pequenos lotes. Daí ele as digitalizou e montou o CD. Simplesmente ter este CD não representa muito para quem não conhece os acontecimentos nelas registrados, é necessário saber interpretar o que as fotos mostram. No caso das fotos desta matéria, que estavam distribuídas sem uma ordem clara, eu fui garimpando e ordenando as fotos referentes ao episódio do “Forte Apache” para compor a matéria. Assim foi possível resgatar mais uma história do fundo do baú…
(3) – Acervo do autor.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 





Tags: Alexander GromowAlwin DierkersFalando de Fusca & AfinsVal Arraes
Anterior

RUF SCR É REEDITADO

Próximo

WEC VOLTA AO BRASIL EM 2019

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
WEC/N.Duduch

WEC VOLTA AO BRASIL EM 2019

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In