• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

OCTANAS RON: INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA AMERICANA PEDE

identicon por Bob Sharp
23/04/2018
em BS, Notícias






Baseado em reportagem da Automotive News de 17/04/18

Há alguns dias o vice-presidente global de sistemas de propulsão da General Motors, Dan Nicholson, argumentou perante o subcomitê de Meio Ambiente do comitê  de Energia e Comércio da câmara dos EUA que passando a gasolina comum para 95 octanas RON o país se alinharia com a Europa e seria a maneira mais simples de reduzir o consumo de combustível e diminuir a emissão do gás de efeito-estufa.

A GM, a Ford e a FCA estão trabalhando junto ao Conselho de Pesquisas Automobilísticas dos EUA no sentido de haver uma gasolina única no país, a 95 RON, em vez das três de octanagem diferente atuais, como pode ser visto na bomba da foto de abertura. As faixas de octanagem lá são a comum (regular) 87, a intermediária (midgrade) 89-90, e a premium, 91-94.

Os preços mostrados, convertendo para litro e reais, são R$ 1,933,  R$ 2,114 e R$ 2,387 por litro. Se a comum for 100, a intermediária é 109,3 e a premium, 123,4.

Como 91 IAD corresponde a 95 RON, os EUA praticamente já têm a gasolina única de 95 RON proposta, que seria melhorar ligeiramente a intermediária (89-90 IAD), o que não representa dificuldade maior mesmo sem recorrer à adição de álcool.

Lembremos que em 1996 a Petrobrás  lançou uma gasolina 95 RON sem álcool, visando os carros importados que chegavam em grande volume ao país.  O plano só não foi adiante porque o governo vetou. Como toda gasolina, por lei, tem de conter então 22% de álcool anidro, com a adição essa gasolina virou a premium que temos hoje, de 98 octanas RON.

Informação de gasolina recomendada no Honda Civic Si (Foto: autor)

A notícia é curiosa por dois motivos. Primeiro, porque a indústria automobilística americana propõe — finalmente! — acabar com a maneira americana de exprimir octanagem por índice antidetonante (Anti-Knock Index), que é a média aritmética de octanas MON e RON — por acaso o mesmo padrão adotado no Brasil pela Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).

A segunda curiosidade do pedido da indústria americana é só agora pensarem numa gasolina de 95 octanas RON para ser a gasolina comum, que aqui começou em 1982 com adição de 12% de álcool anidro à gasolina.

Muito engraçado foi Dan Nicholson dizer, segundo o autor da matéria Richard Pruett, que “a América merece ter uma gasolina tão boa quanto a Europa.” Como se não fosse — será mesmo que ele não sabe disso?

Mas a indústria está certa, especificar gasolina diferentemente do resto do mundo confunde o consumidor.

Na Europa ainda existe gasolina 91 RON, mas apenas em alguns países do leste. A “comum” lá, em termos práticos, é a 95 RON, chamada gasolina Super. A de maior octanagem é a Super Plus, 98 RON, mas a Aral vende uma Super Plus de 102 RON, igual às nossas Podium e, recentemente, a Octapro, da Ipiranga.

Como se vê, os nossos irmãos do norte estão causando à toa. Bastaria estabelecer a octanagem em octanas RON, tornar a 95 RON a gasolina básica melhorando ligeiramente a midgrade atual, e deixar a premium de 98 RON como está.

BS







Tags: AKIGasolinaIADìndice Antidetonante
Próximo

TORNEIO INTERLAGOS DE REGULARIDADE EM MAIO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17